quarta-feira, 16 de junho de 2021

Saiba o significado do símbolo do Flamengo


Quando fiz o post do símbolo do Flamengo, o leitor Luciano Otacino fez o seguinte comentário:

"Interessante. Poderia fazer com outros clubes, inclusive o clube de meu coração o Flamengo. Abraço!"


Como os leitores do blog JOVEM JORNALISTA tem vez, vou atender o post do Luciano. O post de hoje é sobre o significado do símbolo do Flamengo

Em toda sua história, o Flamengo já foi representado por 9 símbolos. A agremiação poliesportiva iniciou-se em 1895, focada no remo. Por isso que os primeiros símbolos apresentam âncora e remo. As cores rubro-negra - vermelho e preto - estiveram estampadas desde o início e representam excelência, destaque, raça e fibra. Foi apenas em 1911 que a associação criou a seleção de futebol de forma oficial. 

Todos os 9 símbolos apresentam a sigla CRF, que significa Clube de Regatas do Flamengo. As letras estilizadas são estampadas sempre no canto superior esquerdo. Na evolução do símbolo, é possível perceber a mudança nos formatos dos escudos e cores. Os três últimos brasões retiraram os escudos e apenas apresentaram as letras estilizadas.


Cores

O símbolo do Fla originalmente era nas cores azul e ouro. Talvez você não soubesse disso, já que foi ensinado que as cores desse time são rubro-negro. Mas era assim, contudo as cores estavam dando azar para o remo, e as cores foram substituídas pelo vermelho e preto (raça, fibra e austeridade). 

Por sua vez, o branco da sigla significa pureza. 


Redesign dos elementos permanentes



Os elementos permanentes - CRF - passaram por redesigns de formas e estilos das fontes. Perceba essa evolução a partir da imagem acima. As letras ficaram mais grossas, estilizadas e com bordas brancas. 


Evolução do símbolo

O primeiro símbolo utilizado pelo Clube de Regatas do Flamengo apresentava dois remos cruzados por cima de uma âncora nas cores vermelho e preto. 


Em 1895 o clube tinha três designs para o brasão: um com detalhes dourados, outro com detalhes brancos e o terceiro com as iniciais dos elementos permanentes. 


Em 1912, um novo brasão foi criado juntamente com a origem do time de futebol do Flamengo. O escudo era um pouco mais largo em relação aos escudos dos anos mais recentes. Ele apresenta oito faixas alternadas em preto e vermelho dispostas horizontalmente. Os elementos permanentes também tiveram modificações. 


Em 1944 e 1981 a sigla CRF passou a ficar isolada do escundo, sofrendo mínimas alterações de design no decorrer dos anos. 



Os escudos do time foram criados pela primeira vez no início da década de 2000, apresentando as estrelas correspondentes aos campeonatos vencidos. Em 2001, o símbolo apresentava uma estrela amarela que representava a vitória do campeonato mundial e quatro estrelas que representavam o tetra-tri carioca. Esse é o escudo mais utilizado até nos dias de hoje. 



Com o decorrer dos anos, o Flamengo percebeu que utilizar apenas a sigla do clube faria sucesso nas camisas. Até os dias atuais, o clube estampa em bordado a sigla, excluindo o escudo. De 2008 para cá é utilizada apenas a sigla com a estrela do mundial na parte de cima. 


Reconheça todas as alterações nos escudos do Flamengo



Em 2018 o Flamengo repaginou todos os seus escudos, seja do CRF aquático ou CRF terrestre. Essas mudanças foram observadas pelo site Coluna do Fla. Acompanhe.


CRF

As maiores mudanças estão nas pontas da tipografia, mas também há mudanças na utilização do vermelho - de mais aberto para um mais fechado; e na estrela - de amarelo para dourado. 


Escudo terrestre

O traçado do escudo ficou mais grosso, assim como a mudança do vermelho - de um mais aberto para um mais fechado.


Escudo aquático

Talvez foi o símbolo que mais sofreu alterações. As bordas ficaram mais grossas, a tipografia também foi alterada, assim como as imagens e ícones - a pá dos remos, o formato da âncora, as pontas, o anete e o cepo. Perceba que o símbolo ficou mais clean e as cores são no mesmo tom do escudo de esportes terrestres. 


Mudanças para melhor

A inovação dos símbolos e escudos do Flamengo vai além do aspecto estético, sendo importante por questões técnicas, institucionais e mercadológicas. Esta é uma tendência dos times de futebol de todo mundo: tornar os designs mais ágeis e modernos. 

A ideia foi melhorar os monogramas do CRF, que tinham problemas técnicos na tipografia e acabamento vetorial. O redesign, revisão, normatização e padronização dos elementos tornaram-se mais que necessários. Foram modificadas estruturas, tais como serifas, hastes, terminações e renovações; além de detalhes de alinhamento e desenho. Assim, os escudos ficaram mais fortes, atraentes e estreitos, agregando ao visual no que diz respeito ao aspecto esportivo. 

O designer Fábio Lopez, também responsável pela logo dos Jogos Olímpicos Rio 2016, falou da conclusão desses designs:

"O resultado de todo esse processo é uma identidade visual renovada, mas que em momento algum descaracteriza a personalidade e o patrimônio visual do Clube de Regatas do Flamengo. Afinal, nosso objetivo sempre foi modernizar sem desrespeitar as tradições".


Essa é a história e significados dos símbolos e escudos do Clube de Regatas do Flamengo. Símbolos modernos, novos e com toda a tradição rubro-negra e força por trás do escudo mais popular do mundo. 

E você, já conhecia essa história? O que acha do símbolo do Flamengo? Quer saber a história do símbolo do time do seu coração? Diga nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. É sem dúvida um símbolo muito bonito.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Flamengoooooooo!!!!!

    Que postagem bem feita , rica de detalhes e informações. Parabéns Jornalista!!

    Gostei. Vou recomendar seu espaço pra uns flamenguistas amigos.

    Beijo de uma saopaulina de coração.

    ResponderExcluir
  3. Adorei demais saber a história do símbolo do meu time

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  4. Interessante, não sabia nada disso! :) Continuação de boa semana.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Que presentão Emerson. Rapaz este escudo tem história, não é mesmo? Uma vez Flamengo, sempre Flamengo. Sua análise e pesquisa ficaram ótimas. Parabéns. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Só não concordei com o novo formato do brasão da regata. Acho o antigo mais bonito.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design