sábado, 19 de junho de 2021

Na música 'Vale Tudo' de Tim Maia vale tudo mesmo?


"Vale, vale tudo Vale, vale tudo Vale o que vier Vale o que quiser Só não vale dançar homem com homem Nem mulher com mulher O resto vale". Com certeza você já deve ter ouvido e dançado essa música de Tim Maia, um grande artista brasileiro que fez história. Talvez se Tim cantasse esses versos dessa forma, na íntegra e sem alterações nos dias de hoje, acarretaria vários problemas para ele. No ano de 1990, meses após lançá-la,  o próprio disse que os versos eram limitados. 

Argumentos como "Os tempos de Tim eram diferentes, assim como os costumes da época" não podem ser justificados, uma vez que a homossexualidade sempre existiu; leis contra homofobia estão sendo colocadas em pauta não é de hoje; e o casamento homoafetivo já estava sendo discutido na época em que a canção foi criada. 

Ao lermos a letra, logo inferimos que: tudo é válido, menos a viadagem e a homoafetividade. A letra, desse modo, restringe os comportamentos das pessoas, não deixando que elas tenham determinadas opiniões e liberdades. Vale tudo, desde que esteja dentro da heteronormatividade. 

A música fez enorme sucesso e ainda tem feito nos dias de hoje, mas não há como negligenciar o incômodo que ela pode gerar na comunidade LGBTQIA+ e nos politicamente corretos. Se estivesse vivo e cantasse Vale tudo nos dias atuais, não é que Tim Maia seria enquadrado em crimes de homofobia, mas ele seria criticado e talvez tivesse que mudar a letra. 

O post de hoje tem o intuito de discorrer sobre os seguintes tópicos: por trás da letra de Vale tudo; a letra vista por outro ladonova propaganda do TikTok com a trilha Vale tudo; e Tim seria punido?


Por trás da letra de Vale tudo

Interpretando à grosso modo, tudo é válido, com exceção de ser viado, gay, lésbica ou qualquer outra pessoa da comunidade LGBTQIA+ (Foi o que adiantei na intro desse post). Então, a letra e o título da música não são condizentes. Vale tudo, mas, na prática, não vale tudo tudo, não. 

Dentro desse "vale tudo", existem restrições. Mesmo que a pessoa queira e tenha vontade, ela não poderia avacalhar de forma geral. Vamos definir o que Tim quis dizer com vale o que vier e vale o que quiser agora. A pessoa pode extravasar COM O QUE VIER para ela, seja um caixa 2, agir de foma corrupta, ter duas ou mais mulheres, fazer sexo com três ou mais pessoas e por aí vai... Contanto que, se ela for homem, que não venha um gay apaixonado por ela e, se ela for mulher, que não venha uma lésbica para o seu lado. VALE O QUE QUISER significa que a pessoa pode ser o que quiser, mas dentro da heteronormatividade. Ser viado ou boiola não estão inclusos! 

Levando para o extremo, a pessoa poderia até matar alguém, mas ser gay jamais. Ela poderia cometer delitos e infrações graves, mas não poderia ser ela mesma em sua essência. Seria permitido até meter bala em um 'viadinho', porque isso vale. A homofobia seria permitida, só não vale ser a bicha da vez.

A letra e o título dessa música são hipócritas. O título diz uma coisa e a letra algo totalmente diferente. E há um perigo enorme quando a canção é tão difundida e as pessoas amam cantá-la e dançá-la. É mais que necessário entender e coadunar com as ideias das músicas, antes de cantá-las e dançá-las. Se você não souber o significado do título e da letra da música que curte, o Google e o Letras.mus tem ótimas ferramentas. 


A letra vista por outro lado

No JOVEM JORNALISTA sempre faço questão de mostrar o outro lado da moeda. O blogueiro Jefferson James do blog Fala fera criou um post em que defendia Tim Maia e mostrava um outro lado da letra. Jefferson apresenta dois argumentos: o primeiro tem a ver com o sentido literal da letra; e o segundo com versões que o Tim cantava no início e após o show.

Jefferson diz que a letra somente proíbe de dançar (Ele até coloca esse dançar em caixa alta) homem com homem e mulher com mulher, e que qualquer outra coisa valia.

Sobre o segundo argumento, Jefferson disse que haviam duas versões dessa música. No início do show Tim cantava assim: "Só não vale dançar homem com homem Nem mulher com mulher". Já no final, o cantor dizia que era permitido. Enquanto o backvocal cantava a versão original, Tim corrigia-os, dizendo: "Não, não! Agora está liberado!". Jefferson ainda complementa sua ideia, dizendo que se Tim tivesse algum problema com a comunidade LGBTQIA+ ele não cantaria essa parte da música no show. 

Eu tenho uma contrapergunta para os argumentos de Jefferson: Se Tim Maia era tão irreverente, eloquente, divertido e criativo, porque ele proibiria de homem dançar com homem? Vou deixar essa pergunta em suspenso e vou para o outro tópico desse texto.


Nova propaganda do TikTok com a trilha Vale tudo


No intervalo da final do BBB 21 fui surpreendido com a nova propaganda do TikTok que trazia a trilha sonora da música Vale tudo. Mas não a que já conhecemos e que faz sucesso, e sim uma adaptada, que não gera polêmicas e indícios homofóbicos, abraçando toda e qualquer diversidade. A letra diz o seguinte: "Vale, vale tudo Vale, vale tudo Vale o que vier Vale o que quiser TAMBÉM vale dançar homem com homem E mulher com mulher". E enquanto se canta isso, surgem casais gays e de lésbicas dançando e se divertindo. Assista:



Já pensou que "da hora" seria se essa fosse a versão original da música de Tim Maia?! Não seria preciso Tim fazer aquela cachorrada e brincadeira no final dos seus shows, porque essa, sim, seria a versão original, sem possibilidades de modificações e adaptações. 

Quando se diz que TAMBÉM vale dançar homem com homem é como se isso não precisasse ser proibido, derrubando todo e qualquer tipo de preconceito. O TikTok soube pegar essa vibe, colocando nas pistas de danças também as monas, as bees, os viadinhos e por aí vai... A propaganda tem como mote "mostrar tudo que você mais gosta", subentendendo que os usuários também gostem de ver diversidade no espelho negro, como casais héteros e homos dançando e realizando desafios. 

A aceitação à essa propaganda foi tão grande que ela já conta com quase 2 mil curtidas. Internautas elogiaram-na e esperam que o aplicativo lance a música em versão completa. Eles foram surpreendidos positivamente pelo TikTok ter alterado algumas frases da canção original e ter aberto novas e outras possibilidades. 


Tim seria punido?

Como já falei, Tim poderia não ser enquadrado como homofóbico e nem ser punido. A Lei de Homofobia no Brasil não está sendo levada com seriedade. Além do mais, existem muitas outras músicas - Maria sapatão, Minha sogra parece sapatão, Robocop gay e Rock das "aranha" - que são cantadas sem nenhum problema, principalmente por artistas héteros brancos cis, e que não há nenhum tipo de punição. 

Com Tim punido ou não, fica aí minha reflexão sobre essa música que é um grande clássico nacional. Que possamos entender que na atualidade vale, sim, homem dançar com homem e mulher dançar com mulher. J-J


Por: Emerson Garcia

15 comentários :

  1. Bom dia Emerson. Parabéns pela matéria. Bom sábado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Emerson.
    Eu acredito que se fosse hoje ele já teria mudado a letra com certeza. Como não conheço ele não posso dizer o que ele acreditava ou não, se era só o que se dizia e fazia na época, mas mesmo se fosse algo que ele defendesse mudaria só para não se indispor ou ser acusado.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Emerson,
    Não dá para julgar uma pessoa, um fato, um livro, uma obra de arte ou o que quer que seja de uma época em outra época, pois o mundo sempre muda. Não dá para rotular o Imperador Adrianao como pedófilo por amar Antínuo, pois naquela época não existiam restrições de idade! Assim como não dá para dizer que esta música é homofóbica, pois nem existia a palavra homofobia, e se existia não tinha o peso que tem hoje, quando foi escrita.
    Se não soubermos respeitar as épocas, vamos perder muita coisa boa, pois estamos tentando enquadrar um fato passado numa forma do presente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá obrigada pelo comentário já sigo o blog.
    Há coisas que antigamente se fosse hoje tinham imensos problemas mas isso têm haver com os tempos em que vivemos
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Emerson, graças a Deus os tempos mudaram, antes cantavam músicas e soltavam piadas principalmente contra os gays e ninguém dizia nada... Era comum e "normal", sei não viu? Fico imaginando o tanto de gente que escondia a todo custo suas preferências sexuais por medo do preconceito que não tinha dó de ninguém. Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS PELA POSTAGEM!
    Sério, seu texto ficou maravilhoso! Muito interessante a abordagem que colocou.
    Quero respaldar aqui que muitas músicas, a exemplo de Maria Sapatão, são cantadas por membros da comunidade LGBTQIA+ como forma de desmitificar e acabar com essa onda de que os homossexuais são sempre alvos de chacota. Empoderando sempre!Blog Karolini Barbara |Instagram Karolini Barbara

    ResponderExcluir
  7. Uma boa reflexão. Acho que antigamente muita coisa era falada que hoje já vemos diferente. E que bom que os pensamentos vão evoluindo e percebemos que muito do que falávamos podia machucar algumas pessoas.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, garoto,

    Olha, numa grande coincidência, eu mencionei justamente o que é dito no post, em conversa que tive com meu marido, depois de ouvirmos a mencionada música. A verdade é que as pessoas - durante muito tempo - se sentiram muito à vontade para impor suas visões preconceituosas e limitadas às outras, especialmente no que se refere à comunidade LGBTQI+.


    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. um tapa na cara da sociedade esse seu post
    parabéns! perfeito!

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  10. pra mim , ele na verdade fazia uma crítica a homofobia, dizendo que valia tudo, menos homem com homem e mulher com mulher, valia o cara ter 2 esposas, o outro matar, mas ser homossexual não valia pra época, tem um lado que pode ser uma critica, ate porque tim era um cara que falava abertamente sobre tudo que não gostava, teria no minimo uma declaração dele falando sobre lgbts se ele realmente não gostasse, alem de crescer em outra época (não justifica) , e o time respeitava muito o próximo, então acho um pouco difícil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim também vejo isso como uma crítica que ele faz a sociedade, ema vez que, é evidente que pode tudo a corrupção, morte e crimes menos homem com homem e mulher com mulher, é como falar que a sociedade aceita tudo dentro da heteronormatividade, mas não pode ser gay, usei até ne uma redação pois acho essa música sensacional como uma crítica

      Excluir
  11. Muito triste nesse tempo não se aceitava homossexualy .

    ResponderExcluir
  12. Ele era hetero e não aceitava nem o povo daquele tempo.

    ResponderExcluir
  13. Se não podia dançar com pessoas do mesmo sexo? Então não fazia sentido a musica ter o nome de "VALE TUDO" ???🕺💃🏳️‍🌈

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design