terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Aquela cena: o discurso de autoafirmação de Hen e a necessidade de sermos notados em '9-1-1'





O Aquela cena de hoje apresenta um trecho de 9-1-1 (2X09). O episódio conta a história de como Henrieta "Hen" começou a trabalhar no corpo de bombeiros. Essa temporada já apresentou também o início de Chimney na corporação. A terceira temporada mostrou como Athena tornou-se policial.

A cena em questão tem um significado muito forte para mim e eu vibrei ao assisti-la. Depois de muito preconceito por conta dos bombeiros, Hen resolve autoafirma-se e deseja ser notada com seu próprio jeito de ser. Assista:



Só quem viu a esse episódio pôde sentir na pele o preconceito que Hen sofre, tais como: não ser chamada para as operações; ter que limpar a cozinha e os veículos; não ter sua voz e opinião ouvidas. E tudo isso por que?! POR SER SIMPLESMENTE MULHER!  

O discurso - que foi incentivado por sua amiga Athena - é dotado de emoção, mas mais que isso de autoafirmação e superação. O que mais Hen queria é ser vista e notada, não como alguém que não era ela, mas como realmente era. Transcrevo o discurso logo abaixo (com grifos):

"Eu vejo vocês. Eu vi vocês no segundo que passei por aquela porta. Todos vocês me encarando. Eu vejo quando implicam comigo, não é igual aos outros novatos. Quando estamos no posto atendendo um chamado, eu observo, eu olho, eu estou vendo vocês. Quando vocês olham pra mim, o que vocês veem? Uma mulher? Uma mulher negra? Uma lésbica? Ótimo! Por que eu sou tudo isso. Não espero que vocês me amem. Não espero nem que vocês gostem de mim. Eu só peço que quando olhem pra mim que me vejam. Que me vejam do jeito que eu vejo vocês: como um membro orgulhoso desse corpo de bombeiros, um dos poucos que escolhem passar a vida a serviço daqueles que estão machucados e que precisam ser salvos. Isso. E outra coisa: se vocês tem um problema com a minha presença eu sugiro que peçam uma transferência por que eu não irei a lugar nenhum".


A pior coisa que pode existir para uma pessoa é não ser notada, de passarem ao seu lado e não te verem como alguém, de ser invisível. E cara, ser invisível é uma experiência horrível. Por mais que Hen demonstrasse seu trabalho na corporação, ela não era reconhecida por ele. Foi preciso que ela apertasse a buzina do caminhão, subisse e aumentasse sua voz para ser ouvida pelo seu chefe e os demais. O interessante é que ela consegue chamar a atenção e os ouvidos de todos.

Ao final de seu discurso, todos ficam paralisados e vidrados, porém seu chefe ainda age com ar de deboche, dando uma salva de palmas seca. E o que aprendi com isso? Mesmo que você se autoafirme, ainda existirão aqueles que debocharão, mas você não pode recuar. Tem que avançar mais e mais. 

Essa é uma cena que dá para perceber a força e o vigor da bombeira Hen e que tem muito a nos ensinar. É um discurso encorajador que mostra que devemos nos aceitar como somos e que podemos fazer de tudo para ser notados e vistos. 

E você, gostou da cena? Assiste 9-1-1? Diga nos comentários! J-J




Por: Emerson Garcia

7 comentários :

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design