sábado, 16 de dezembro de 2023

Retrospectiva Spotify - quando o algoritmo pira e buga resultados!


No dia 29 de novembro de 2023 o Spotify liberou para os seus usuários a Retrospectiva 2023, com as músicas, álbuns e cantores mais ouvidos durante o ano. Algo bem legal e criativo que a plataforma de música já faz algum tempo, mas esse ano foi um tanto surpreendente para mim, uma vez que o Spotify bugou os meus resultados e entregou coisas que não tiveram nada a ver com a realidade. O algoritmo simplesmente pirou, e legal!! 

Sou usuário do Spotify, mas o utilizo mais para ouvir podcasts, radionovelas e entrevistas. Não uso para ouvir música ou álbuns, já que gosto de baixar as músicas no meu celular pelo Fyzer e escutar no aplicativo de música do próprio aparelho. Pois, acredita que a plataforma me entregou um cantor que nunca tinha ouvido falar, músicas que nunca ouvi e álbuns que jamais escutei na vida? De acordo com ela, o artista que mais ouvi foi Mairee e por, não mais que 59 minutos!! Sério, quem é Mairee?! KKKK!  






Quando o Spotify me entregou as músicas que "mais ouvi" durante 2023, o resultado foi mais surpreendente ainda: músicas mais aleatórias possíveis, em diversas línguas, como espanhol e inglês. Sério?! QUE PORCARIA FOI ESSA?! HAHAHAHA!  E a música que mais ouvi - Vas a destrozarme - nunca escutei na vida... E o detalhe mais bizarro é que ainda, nessa retrospectiva, recebi um agradecimento em vídeo de Mau e Ricky, me agradecendo e tal... Sério, eles não precisavam gastar suas salivas para isso!! HAUSHAUSAHUSA









O algoritmo do aplicativo gera um resultado exclusivo para cada usuário, mas confesso que no meu caso ele falhou miseravelmente, salvo algumas exceções. Nem pude compartilhar o resultado por meio de stories no Instagram, Whatsapp e outras plataformas, já que o que me foi apresentado não condizia com a realidade. 

Apenas em dois casos, o Spotify acertou comigo, são eles: Podcasts mais ouvidos e Eu em 2023. Sabemos que o Spotify não é feito só de música. Os podcasts estão comigo, seja no ônibus, metrô, na rua ou numa caminhada! Gosto de ouvir para relaxar, passar o tempo ou me informar. Os de True crime  e de entrevistas amenas, séries e filmes, são os meus preferidos. É por isso que no meu ranking (Gerado corretamente, dessa vez), tem true crime, entrevistas amenas e reportagens investigativas. Não por acaso, em primeiro e segundo lugar estão podcasts do meu jornalista preferido da atualidade - Ivan Mizanzuck, o criador e produtor do Projeto Humanos e dos fenômenos Os meninos de Altamira e O caso Evandro (E, agora, O caso Leandro Bossi)





Eu em 2023 foi uma tela bem interessante que apresenta uma das 12 personas que melhor descreve a forma como o usuário utilizou a plataforma em 2023. Eis algumas: Mutante (seu artista favorito muda a toda hora); Alquimista (você cria suas próprias playlists, mais que todo mundo); e Raio de Sol (quando o gosto musical irradia a luz que existe na pessoa). O meu não poderia ser outro que Hipnotista - significa que sou uma pessoa hiperfocada, que ouve álbuns e podcasts do início ao fim. O mesmo ocorre com filmes, séries e novelas. O produto pode ser ruim ou péssimo, mas não abandono o barco no meio do caminho. Vou até o fim!  



A retrospectiva apresentou a persona de forma criativa, dinâmica e com bastante movimento e colorido, para que o resultado fosse exibido de forma misteriosa e surpreendente. 



O design da retrospectiva brinca com formas bastante coloridas e abstratas, com geometrias e muitas cores neons e vibrantes. Artes incríveis e bem ilustradas. Uma pena que não aproveitei bem, né?! A retrospectiva até que foi interessante, mas para quem o algoritmo funcionou de forma coerente. O Spotify até que entende os seus usuários. Pena que não me entendeu muito bem e me entregou resultados nada personalizáveis. J-J


Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Eu adorei a minha, ficou muito minha cara e adoro esse tipo de retrospectiva

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde meu querido amigo. Excelente retrospectiva.

    ResponderExcluir
  3. Venho deixar os meus votos de feliz e santo Natal e um bom Novo Ano sobretudo com saúde e paz, no Amor de Jesus, Deus-connosco.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Menino, acho que como vc não escuta músicas criaram uma retrospectiva pra você. Eu até tentei, mas nunca usei o Spotify pra valer. Boas festas e um abraço!🎄

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma teoria. Acho que o Spotify simplesmente estava tentando enfiar essas músicas e esses artista goela abaixo em você. Tipo, tentando fazer tal artista ficar famosa ou famoso, saca? Bem, essa é uma teoria bem conspiratória. No mais, achei engraçado... rsrsrs...

    Abraço,

    www.oguardiaodehistorias.com.br

    ResponderExcluir
  6. Bugs sempre acontecem legal a respectiva abraços.

    ResponderExcluir
  7. Peço desculpa mas, hoje, embora vendo, lendo, e elogiando a sua publicação, passo a fim de deixar:
    .
    Votos de um NATAL MUITO FELIZ, repleto de luz, alegria, saúde, amor, prosperidade, paz, extensivo à sua ilustre família.
    .
    Poema: “ Natal de amor e saudade “
    .

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design