sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Roma Brasília: tradicão gastronômica da época da inauguração

No dia 6 de janeiro de 2022 visitei o Restaurante Roma, localizado na Asa Sul, em Brasília. O Roma é o primeiro restaurante brasiliense, inaugurado em 15 de abril de 1960, tornando-se um ícone local. O prato principal é a Parmegiana, que tem marcado gerações e é servida em boas porções, num rodízio de valor bem em conta, mas o local também conta com amplo cardápio, com comidas e bebidas diferenciadas, feitas com os melhores ingredientes, pratos bem servidos, com valores acessíveis.   

O restaurante mais tradicional e antigo da W3 Sul, na 511 sul, possui 63 anos e, na época de sua inauguração era uma das poucas opções gastronômicas da cidade. Por isso, tornou-se o point de ministros, deputados e senadores. Com tradicionalismo e anos de estrada, o restaurante foi elevando sua qualidade, com excelente comida, respeito ao consumidor e fartura. Quando fui lá, saí mais que satisfeito, pois a quantidade de alimentação é bem farta, sem miséria, e os pratos são simplesmente deliciosos. 


Como bom amante de massas, pedi um rodízio de espaguete ao alho e óleo e nhoque ao molho vermelho, que acompanhava as deliciosas Parmegianas de carne, regadas com um molho vermelho bem farto. Para beber, optei por uma jarra de limonada suíça, no ponto e bem deliciosa. Gastei cerca de R$ 80. Um casal, por exemplo, gasta em média R$ 100 na refeição, pois o prato permite que duas pessoas comam e não saiam de lá com fome. 



Roma oferece culinárias belga, brasileira e italiana. Filés, parmegianas, profiterolis, massas, pizzas, nhoques... tudo da melhor qualidade. O espaguete parisiense, com molho branco, presunto, ervilha e frango desfiado é um dos pratos que o restaurante serve, que dá um quentinho no coração. A Parmegiana advém de uma receita simples, baseada na tradição italiana ainda de seu primeiro dono, mas o tempero principal é a coragem dos precursores e pioneiros que vieram para Brasília persistir um sonho. Desde sua origem, o menu passou por uma série de transformações. As clássicas massas dividiram espaço com carnes vermelhas e peixes, além de opções mais leves, como saladas, sopas e caldos. Além disso, o estabelecimento ainda oferece uma ampla carta de vinhos e bebidas e sobremesas. 


O ambiente ainda mantém características e aparências ainda de sua inauguração, em 1960. Com paredes de pedra e decoração de época, possui arcos da fachada, um bar de entrada e salões para refeições. O local é acolhedor com paredes de madeira e decorações e obras de arte ainda da década de 1960. 

O atendimento é nota 1000 e o restaurante conta com cerca de 30 funcionários que já são antigos na Casa. Os mais antigos são da década de 1970 e seguem no salão, mesmo após aposentados. O trio de garçons Sipauba, Seu Manoel e Morais guarda história e classismo. A Casa é bem movimentada e eles atendem de 4 a 5 mil clientes por mês, principalmente aos finais de semana. 

O diferencial é que os clientes se sentem bem acolhidos e atendidos. O ambiente é bem aconchegante e cada um dos clientes é tratado em sua individualidade. Não há como não comer com satisfação e não tem como não agradecer e se despedir calorosamente de lá. Eu, por exemplo, gostei tanto do atendimento que pedi para o garçom que me atendeu para que tirássemos uma selfie.  

O local já foi frequentado por pessoas de alto nível, principalmente político, como Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor, Jarbas Passarinho, Tônia Carrero, Cauby Peixoto, Ângela Maria, Moacyr Franco, Jorge Bem Jor e Waldick Soriano.

O restaurante é aberto todos os dias, durante o almoço e jantar. É um ótimo ambiente para encontros românticos e refeições entre casais! Recomendo com todas as minhas forças! J-J


MAIS INFORMAÇÕES

Instagram

Site

Cardápio Online


Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. passando para desjar um feliz 2024 com muita saude bjs

    ResponderExcluir
  2. Deve ser muito bom esse rerstaurante e em geral, nos italianos não passamos fome,rs...
    abração, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Feliz 2024 Emerson! Que o ano novo traga-lhe muita luz, saúde e prosperidade à você e sua família. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Emerson! Passando pra te desejar um excelente 2024! Obrigada por todos esses anos de postagens e comentários, gosto muito de acompanhar seu blog :)

    ResponderExcluir
  5. Só pelas fotos eu já sou fã desse restaurante! Muito sucesso para o seu blog JJ! Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  6. Deliciousss.Pena que está em Brasília e eu em Sampa .Boas festas a todos .

    ResponderExcluir
  7. Oi Emerson, o restaurante é lindo e os pratos são de dar água na boca! Fiquei com vontade de conhecer!

    Um feliz 2024 para você!
    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Um restaurante que apetece descobrir! Fantástica divulgação, Emerson!
    Um grande abraço! Bom ano, para você e todos os seus!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design