quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Visita ao Museu Imperial, no Rio de Janeiro

No dia 27 de outubro desse ano tive a oportunidade de visitar o Museu Imperial, localizado em Petropólis (RJ), juntamente com um grupo de excursionistas. Foi um passeio interessante, como se as páginas dos livros de História estivessem diante dos nossos olhos.  

O museu está localizado no centro histórico de Petropólis e instalado no antigo Palácio de Verão do imperador Dom Pedro II. Nos dias de calor, o imperador ia com sua família para essa região de clima mais ameno e ficava instalado no seu Palácio de Verão. 

O local é amplo, com imensa área verde e vários ambientes. A entrada é R$ 10 e somente paga via dinheiro (Estudantes, professores e maiores de 60 anos não pagam). Para entrar no palácio, temos que calçar um calçado gigante, feito de feltro, que fica escorregando, com o intuito de não arranhar o piso - ainda da época e conservado. O museu possui dois enormes andares, com mobiliário, documentos, obras de arte, roupas e objetos pessoais de integrantes da família imperial. Não é permitido tirar foto de nada. A experiência fica somente em nosso imaginário e memória. 



Logo ao chegar, o que chamou minha atenção foi a imensa área verde ao redor do palácio, com bastante árvores, vegetação e um jardim. Sou suspeito, pois amo a natureza e o verde! Esse jardim fora projetado e executado por um paisagista da época, Jean-Baptiste Binot, sob orientação do jovem imperador, ainda na década de 1850. 

Por dentro do palácio, o piso todo é feito de uma madeira de lei, resistente e conservada, tais como jacarandá, cedro, pau-cetim, pau-rosa e vinhático. Essas madeiras vinham de províncias do império. Por serem madeiras nobres, daí se explica usarmos as sapatilhas para adentrar o recinto. 

O palácio conta com salas de jantar, música, de visitas da Imperatiz, de Estado e dos quartos de dormir das majestades. Pude ver os quartos de princesa Isabel e de Dom Pedro II. Os colchões eram fininhos, pequenos e estreitos, mas isso porque as pessoas reais não tinham uma estatura muito alta. Me chamou a atenção também os berços, com um desenho bem peculiar e um quarto com um berço de ouro estonteante e deslumbrante... Me perguntei se foi daí que veio essa expressão! 

Uma enorme escada e com muitos degraus leva ao segundo andar para outros recintos cheios de história e verdade... Tem até um elevador que as pessoas de baixa mobilidade podem utilizar para subir ao outro andar. Lembro de um fato bem engraçado que foi o de eu e uma dezena de excursistas estar em frente ao elevador e um dos guardas perguntar para nós: "Vocês todos tem dificuldade de mobilidade?!" HAHAHAHA! Não, nem todos tínhamos, só umas três ou quatro senhoras de terceira idade. Daí, saímos de fininho, com a cara de tacho e com vontade de rir, escorregando em cima dos chinelos especiais e indo em direção às escadas quilomêtricas KKK! 

Várias coisas chamaram a minha atenção no museu, tais como: as vestes reais das majestades; os adornos do trono do imperador; a coroa que ele usou; a caneta em que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea; e até mesmo o vaso sanitário da época, uma espécie de cadeira de madeira, com um assento com uma almofada e um orifício no meio (O povo defecava bem, não é mesmo?! KKK!). Além disso, quadros e pinturas à óleo de valor e cheio de beleza e elegância, compõem os vários espaços. O palácio preserva quase 300 mil itens históricos e a decoração ainda mantém, em sua maior parte, a original, com pisos em pedras nobres, estuques, candelabros e mobília, que reconstituem os ambientes.

Passamos por diversos espaços e ambientes, são eles: sala de jantar, sala de música, sala de Estado, Gabinete de Dom Pedro II, Aposentos das Princesas, a Biblioteca com obras e itens raros e a Sala de visitas da Imperatriz.   







A área dos jardins é encantadora e conta com 100 espécies de árvores e flores, vindas de mais de 15 regiões do mundo, como México, Japão, Argentina, Índia, Equador, China, Austrália e Madagascar e grama francesa.  

Ainda há um anexo, espécie de pavilhão com quadros, trens, viaturas e veículos da época. Esse é o único local interno em que se pode tirar fotografias e eu aproveitei um pouco isso.








O museu ainda conta com cafeteria e uma rua de comércio. O local fica aberto de terça a sábado. Não deixe de visitar. Um lugar riquíssimo que conta um pouco do Brasil Imperial! J-J







Por: Emerson Garcia

5 comentários :

  1. Nossa, deve ser muito legal mesmo! Adoro visitar museus, principalmente referente à história
    Passando para agradecer por vc voltar ao meu blog em 2023.
    Depois de um longo hiato, retomei o meu cantinho como parte do meu tratamento para TAG e Depressão e foi muito bom poder contar com suas visitas e comentários.
    Espero continuarmos a nos falar em 2024.
    Que Deus seja presente no seu novo ano e que 2024 seja um ano de paz, saúde e conquistas para todos.

    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Emerson que maravilha o museu tenho vontade de conhecer moro no Rio de Janeiro ainda não tive a oportunidade, abraços.

    ResponderExcluir
  3. saludos :) y buen comienzo de año 2024

    ResponderExcluir
  4. Este museu imperial em Petrópolis é incrível mesmo. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Uma visita bem especial! Grata pela partilha, e pela excelente reportagem fotográfica, dos jardins, já que no interior do Museu não são possíveis registos!
    Tudo de bom! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design