sábado, 19 de outubro de 2019

Vibe humor: músicas para escrever






A música tem o poder de inspirar nas mais diversas atividades e rotinas (leia o post Músicas para trabalhar). Há quem funcione com maior produtividade se inserir em suas práticas canções. Nesse sentido, a música é a propulsora e facilitadora na realização de tarefas, sejam elas laborais ou domésticas. Uma boa música em certo momento apresenta inspiração e concentração. No Vibe humor de hoje apresento músicas para escrever

Tenho o costume de ouvir música quando escrevo, seja textos para o blog ou de forma geral. A música mantém o meu foco e concentração, além de ser aquela janelinha que quando aberta esbanja criatividade e inspiração. Há uma sincronia interessante entre o barulho dos meus dedos na tecla e o som ritmado das canções. O resultado final é uma verdadeira sinfonia de inspiração.

Há quem diga que a música atrapalha na concentração e criação de ideias para um texto, seja ele digitado ou escrito. Esses são os mesmos que preferem o silêncio como seu aliado. Já eu, raramente escrevo sem música, pois me habituei colocar um som quando vou digitar ou escrever. É como se existisse uma bolha criada pela música que impede que qualquer outro ruído interfira. Assim, fica eu, minha criatividade, a escrita e a bolha musical e mais nada. 

Para os fãs de músicas durante a escrita, fica a pergunta: que (ou quais) músicas são ideais para liberar o dom da escrita?! Bem, separei uma playlist diversa com canções calmas, com boa sonoridade e instrumentalidade e outras com batidas e ritmo que ajudam na escrita. Desse modo, tem músicas mais calmas e suaves e outras mais animadas, mas sempre visando em criar um ambiente para a escrita. 

Só à nível de curiosidade: enquanto ESCREVO esse post irei ouvir a playlist criada por mim. E aí, vamos ver minha seleção?





Começo a playlist de hoje com Tonight i feel like kafta. A música possui um compasso realizado por vários instrumentos que, com certeza, acenderá sua luzinha da criatividade. Além disso, ela possui uma calmaria que fará seu cérebro agir de forma efetiva.

Claro que nessa lista não poderia faltar a voz doce de Cícero. Velho sítio acalma o meu coração e deixa que minha criatividade com a escrita caminhe a passos largos. Além de promover inspiração, a música ainda permite uma série de reflexões. Cícero é um cantor que o conheci lá por volta de 2008 e nunca mais parei de ouvir. 

Ballet of the little cafe é ideal para escrever, pois os sons do teclado ao digitar se unem com o do piano da música. Além disso, a música produz uma série de sensações boas no nosso cérebro, ficando bem mais leve.

2+2=5 é outra música ideal para escrever, pois ela cresce à medida que é executada. Quando começamos a escrever até engrenarmos demora um pouco. Eu, por exemplo, só começo a funcionar mesmo depois do terceiro ou quarto parágrafo e com uma música dessas as ideias fluem e chego até digitar rápido, já que ela começa calma e torna-se dançante.

Mais uma música clássica nessa playlist. Soffia la notte também é uma canção que incita a digitação ou escrita, pois o piano dela é bem marcante, sincronizando com a escrita ou digitação. Além disso, é uma música belíssima, uma das mais lindas dessa playlist.

The river produz a atmosfera ideal para nosso cérebro, afim de gerar criatividade e confluência de ideias. The river é uma música sensual e envolvente.

42 é outra que produz os mesmos efeitos da anterior. O teclado e o violino ajudam muito na concentração para escritas de textos. A música tem duas partes: uma mais calma  e outra mais "batidona", mas ambas são ideias para escrita. 

A música de Sigo Rós produz as mais diferenciadas sensações, além de uma viagem de pensamentos. Com isso, ela também é ideal para quem quer expressar-se no papel ou na tela do pc, tirando verdadeiras joias da caixola. O destaque da música vai para o belíssimo vocal e seus efeitos sonoros.





The conspiracy of seeds é uma música que te tira da comodidade e da calmaria. Aparentemente, apresenta um som confuso, mas ele ordena, claramente, as ideias. É como se estivessem flutuando em nosso cérebro e, ao ouvir essa canção, elas se enfileirassem. Preciso deixar registrado os meus parabéns aos artistas ingleses Paul Wolinski, Joe Shrewsbury, Rob Jones e Simon Wright. 

Something Good apresenta um relaxamento incrível para o cérebro e para os dedos da mão. Isso é possível por conta do vocal doce de Alt-J, o ritmo leve, vocal baixo e algo mágico no teclado. Esta foi uma das descobertas mais incríveis nas minhas pesquisas para a criação desse post.

Type Endlessly apresenta um saxofone triste e melancólico que pode te ajudar na escrita.

We used to wait tem um ritmo contagiante, dançante e criativo que pode te auxiliar na hora de escrever. A guitarra e o baixo dessa canção me facinam.

Le onde é mais uma música clássica da playlist. Música clássica nunca é demais e é bem versátil, servindo para concentrar-se, escrever, estudar, trabalhar e relaxar. 

Do i wanna kow talvez seja a canção mais conhecida dessa lista. Ela traz um ânimo descomunal e, por isso, é ideal para escrever. A música possui uma instrumentalidade incrível, vocal e backvocals bem interessantes. Recomendo!

Finalizo a playlist de hoje com Great american novel. A música traz certa calmaria e é ideal para escrever e colocar as ideias no papel ou na tela do pc.


Essa foi a playlist de hoje. Vocês costumam ouvir músicas para escrever ou preferem deixar o ambiente em silêncio? Gostaram da seleção? Digam nos comentários! J-J




Por: Emerson Garcia

7 comentários :

  1. Adorei o post. Bastante criativo e instrutivo também. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bom post
    Gostei de ler
    Abraço
    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - MULHER...

    ResponderExcluir
  3. Oi Èmerson, eu já preciso de silência para escrever. A música para trabalhar também não me ajuda muito. Mas as minhas filha precisam de música o tempo todo para todas as atividades. As pessoas que trabalham comigo também estão sempre com os fones no ouvido para se concentrarem.
    Muito boa a sua dica.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu funciono mais com música, mas aqui no serviço não tem como trabalhar com fone de ouvido, pois atendo ao público. Em casa, tudo que vou fazer uso música.

      Excluir
  4. Adorei a seleção de musicas, mais quando eu escrevo eu prefiro o silencio kk

    www.estiilocarol.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design