quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Quinta de série: Falas Negras

Pode conter spoilers!



Desde 2020 a Globo apresenta especiais no Dia da Consciência Negra (20 de novembro). Chamado de Falas Negras, já contou com 3 episódios. O primeiro, apresentou vários artistas e atores representando personagens negros de nossa história que, de 1600 aos dias de hoje, lutam contra a escravidão, segregação racial, racismo e intolerância. O segundo, apresentou cinco histórias reais de pessoas negras, celebrando a força, a potência e o trabalho dessa população. O terceiro (exibido no último dia 20 de novembro), intitulado de Falas Negras: Histórias (im)possíveis - Levante trouxe uma discussão ficcional, mas bem forte.

LEIA SOBRE OUTRAS FALAS


O primeiro episódio emocionou o público por conta da atuação dos famosos e atores, interpretando falas, discursos, desabafos e dramas em suas palavras e textos. Apresentar 22 personagens e discursos, no Dia da Consciência Negra foi um trabalho árduo e desafiador. Dirigido por Lázaro Ramos e idealizado por Manuela Dias, o especial contou com direção, fotografia, trilha sonora e produção de arrancar o fôlego. A interpretação de figuras históricas foi viva, forte e eficaz, como se esses personagens importantes ainda pudessem estar no nosso meio. 



Entre os discursos, alguns se destacaram, são eles: o de Taís Araújo como Marielle Franco; Sílvio Guindane, como Neilton Matos Pinto, o pai do menino João Pedro; e Tatiana Tibúrcio, como Mirtes Souza, a mãe do menino Miguel. João Pedro e Miguel morreram naquele ano, em 2020, em circunstâncias que reperticutiram por todo o país. 


   


O especial contou com Thaís Fragozo, na pesquisa, e Aline Maia, como consultora e pesquisadora. A abertura contou com a trilha sonora Cor interpretada por Junina Evolução. Ela conta com imagens dos artistas interpretando pessoas históricas e com jatos de tinta que se transformavam quadrados e retângulos com cores fortes e intensas. 

   


Um dos especiais mais importantes que a Globo já realizou. Não há como não se emocionar e ficar impactado com tudo que foi encenado e apresentado, em mais de uma hora de vídeo. 

O de 2021 trouxe as histórias de Ana Fernandes, Crystom Rodrigues, Geomar Rabelo, Fátima Oladejo e Negralinda, brasileiros negros que tem muito para nos ensinar. Houve uma exaltação da trajetória profissional desses cinco indivíduos. O especial contou com a partipação da cantora negra, Alcione. 



Com direção de Naína de Paula e Henrique Matias, o especial provocou diversas reflexões sobre o impacto histórico do racismo no mundo do trabalho, exaltando a potência da mão de obra preta. Naína fala um pouco desse projeto:

“Decidimos fazer um ‘Falas’ com um diferencial que é trazer para o primeiro plano personagens que celebrem a força do seu trabalho e de sua existência como negros. Apesar de a mão de obra negra ter construído a riqueza desse país, essa riqueza nunca foi partilhada de forma justa com o povo preto".


A ideia é fazer com que a população preta e negra possua lugar de fala, importância e que possibilite que ela seja o que quiser, sem nenhum tipo de julgamento. As histórias dos personagens são fortes e desafiadoras, além de serem inspiradoras. Quem disse que a pessoa negra só pode ter profissões de salários mais baixos e de pouco reconhecimento?! O especial mostra justamente o contrário! 

  


Ao final do programa, 10 artistas plásticos negros fizeram uma surpresa, durante a exposição Yorùbáiano, do artista visual Ayrson Heráclito, em cartaz no Museu de Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro. Nesse Museu a Negra Bombom (Alcione) performou musicalmente, ao lado do cantor e compositor carioca Caio Prado, em uma parceria inédita e exclusiva para o especial. Eles cantaram a música Não sou teu negro, composição de Caio que embalou a abertura dessa edição, marcando a trilha sonora. A canção, foi um manifesto antirracista e foi lançada no ano de 2020, justamente no Dia da Consciência Negra

Naína concluiu o seguinte ponto sobre o especial que dirigiu:

“Temos que pensar não só em pessoas pretas contando suas próprias narrativas, mas como narradoras do mundo também. Se narrar é construir mundos possíveis, universos compartilhados, só com pessoas pretas narrando, teremos uma nação dentro dessa terra.”


Em 2023 tivemos Levante que discutiu sobre os estereótipos criados para personagens negros nas mais diversas produções audiovisuais. O final é surpreendendente, fechando incrivelmente a primeira temporada de Histórias (im)possíveis (Não sei se haverá outra). 



A ideia principal de Falas Negras é colocar as pessoas negras em foco, em destaque. Os artistas, produtores e a equipe são majoritariamente formada por pessoas negras, e isso é uma maravilha, pois o preconceito, racismo e violência contra a pele negra tem crescido exponencialmente. É por isso que campanhas como Blacks Lives Matter e Vidas Negras importam tem se tornado primordiais na sociedade contemporânea. É por isso que louvo quando a prefeitura do estado de São Paulo pintou em plena Avenida Paulista a frase "Vidas Pretas Importam". O grito de socorro e de basta precisa ser dado!   





Também vibrei ao saber que o Dia da Consciência Negra será feriado nacional a partir do próximo ano, em 2024! Já era mais que na hora disso acontecer. Até 2023, a data era feriado apenas em seis estados e em mais de 1,2 mil cidades, por meio de leis municipais e estaduais, mas a partir de 2024 vale para todo o país! J-J


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Emerson, não cheguei a assistir, mas depois desse post, vou acrescentar na minha listinha. :) É triste ver que ainda há preconceito, em pleno 2023... Mas espero que um dia isso mude de verdade! E eu vi essa notícia do feriado e nada mais justo. ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  2. Eu acho muito bom que a questão negra esteja sendo mostrada e discutida, em vários canais da sociedade. Não há como resolver um problema sem que haja consciência do mesmo. Ainda não vi, mas vou ver essa série.
    Aproveito a oportunidade para te desejar um 2024 cheio de saúde, amor e alegrias!

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Uma série bem interessante! Grata por divulgar, Emerson!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Interessante. Não tenho a Globo play, acho que só deve ter lá ne?! Tema super necessário.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Emerson! Eu tinha visto o pessoal comentando no twitter, mas não cheguei a parar pra ver! A gente pode reclamar de muita coisa da Globo, mas eles sabem produzir como ninguém por aqui! E pelo tema com certeza quero conferir!

    Bjs, Mi

    https://nanossaestante.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Emerson
    Série muito interessante, obrigada por compartilhar, abraços.

    ResponderExcluir
  7. Uma sugestão com um grande conteúdo social, e forte
    Obrigado por isso.

    ResponderExcluir
  8. O seriado parece ser incrível. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Viver num mundo que ainda discute "lugar de fala" é triste. O lado bom é conhecer histórias e compartilhar sentimentos.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design