terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Qual é a importância das decorações natalinas?

Shoppings, ruas, praças e casas estão decorados para o Natal nessa época do ano. Iluminações, piscas-piscas, árvores, guirlandas, enfeites, presépios, bolas de natal... Vemos de tudo nesse período. É possível transformar seu ambiente num lugar mágico, aconchegante e natalino. Mas, qual é a importância dessas decorações? 

Estudos científicos e áreas do conhecimento mostram que a atmosfera natalina tem influências no comportamento humano e de quem ocupa esses espaços. A Neuroarquitetura (junção da neurociência com a arquitetura) é uma disciplina que relaciona diversas áreas ao comportamento humano, afim de criar ambientes agradáveis e que cumpram objetivos específicos, como a promoção de relaxamento, foco, bem-estar, pertencimento, concentração. Ambientes, luzes, cores e decorações natalinas afetam o bem-estar das pessoas! 


O fato é que enfeites, luzes, aromas e músicas natalinas trazem informações importantes e significados, que tem a ver com memórias afetivas, olfativas e sonoras de cada pessoa. O cérebro tem a capacidade de armazenar diversas lembranças que, ativadas por um estímulo externo, desencadeiam reações neurológicas na memória, gerando bem-estar e saúde mental. Ao sentir um cheiro de Panetone, por exemplo, você pode remeter para sua infância, quando sua vovó fazia doces e sobremesas natalinas. Ao ouvir uma música natalina, logo sua memória sonora é acionada. Eu também tenho essa memória, pois ao ver aqueles papais noéis de brinquedo eletrônicos e sonoros, logo me recordo que ganhei um de minha avó quando tinha apenas 7, 8 anos. 

A energia, nessa época, é única. Realmente o espírito natalino influencia e abraça as pessoas, assim como decorações, enfeites e objetos. Elas ficam com o humor mais elevado, ficam mais harmônicas, felizes e amorosas. As decorações natalinas do shopping, por exemplo, deixam até os mais ansiosos e com dia a dia acelerado, mais calmos e tranquilos, pois elas significam que o final de ano está chegando e o fechamento de ciclo é eminente, provocando alívio e descanso. As pessoas, desse modo, renovam as energias e esperanças. Quer sensação mais gostosa que essa?! O fato é que as luzes e as cores podem ter efeitos poderosos no nosso humor. Ao decorar um ambiente para o Natal, você consegue criar um lugar mais feliz e relaxante. 


A decoração natalina origina, também, uma sensação de comunidade e comunhão. Ao ver um espaço bem decorado, é possível se sentir mais confortável e acolhido. Isso ajuda no senso de comunidade, fazendo que se tenha mais ligação com o espaço. Quem usa artefatos como guirlandas em suas portas podem ser mais sociáveis de quem não utiliza. Uma simples guirlanda traz a magia do Natal aos olhos de quem visita aquela residência. Além disso, quem decora sua casa valoriza os princípios da família, pois é um ótimo meio de unir a comunidade, gerando paz e alegria.    

Essa é uma época de renovação, limpezas, términos e reinícios, amor, paz, perdão, reencontros, alegria. As decorações natalinas ajudam a relembrar isso e trazem vida aos mais diversos ambientes. Enfim, a luz natalina une corações e cria memórias inesquecíveis para todos! FELIZ NATAL! J-J 


Por: Emerson Garcia

5 comentários :

  1. Um Santo Natal e um Bom Ano Novo! bjs

    ResponderExcluir
  2. São importantes principalmente para quem as vende
    :-)

    ResponderExcluir
  3. Que o natal seja mais do que uma festa com presentes! Abraço!

    www.oguardiaodehistorias.com.br

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde de quarta-feira com muita paz e saúde. Confesso que não sou muito fã, dessas decorações, mais gosto não se discute. Feliz Ano Novo meu querido amigo Emerson.

    ResponderExcluir
  5. Uma quadra que adoro sempre... mesmo até quando o ano não foi nada favorável, como já tem acontecido várias vezes...
    Adorei o post sobre o tema! Estimo que tenha passado um óptimo Natal, na companhia dos seus, Emerson! Um grande abraço! Feliz 2024!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design