segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Significados de enfeites cristãos natalinos

Você sabe qual é a origem da primeira Árvore de Natal decorada do mundo? A história aponta que foi em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero, que teve o intuito de diferenciar o pinheiro utilizado por povos pagãos, com itens e enfeites que relembrassem o Natal cristão. 

Certa noite, Lutero caminhava pela floresta, com um céu estrelado, e ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. Ele, então, teve a ideia de criar a primeira árvore de Natal decorada, com velas (que relembrava as estrelas que viu), algodão e outros enfeites, como bolas natalinas. Lutero, portanto, foi o propulsor das árvores natalinas decoradas. Já no século 18 essa tradição estava enraizada por toda a Europa.    

O post de hoje tem o intuito de mostrar que as árvores natalinas decoradas não tem nada a ver com paganismo e, também, mostrar os significados de enfeites cristãos natalinos. Vem, comigo!


PINHEIRO: utilizada porque é a única árvore que inverno não perde seu verdor e mantém as folhas mesmo no frio intenso, simbolizando vida e esperança. 

LUZES: representam as estrelas de Belém.

BOLAS: símbolos dos bons frutos, de abundância.

ESTRELA DE BELÉM: representam a estrela principal, em referência ao nascimento de Jesus Cristo. Foi ela quem guiou os Reis Magos até o local do nascimento de Cristo. 

SINOS: anúncio do nascimento de Jesus, o salvador.

VELAS: simbolizam a fé, a luz de Cristo que ilumina a humanidade. 

PRESÉPIO: representa o cenário do nascimento de Jesus. 

ANJOS: são mensageiros e simbolizam o anúncio do nascimento do Salvador.


COROA DO ADVENTO: simboliza a espera e preparação para a época festiva. É uma espécie de guirlanda onde se colocam quatro velas, uma para cada semana antes do Natal. O formato circular simboliza a eternidade e as suas folhas verdes, a esperança. Essa coroa data de 1839. 

GUIRLANDA: símbolo de boas-vindas para quem nos visita nessa época. Originalmente, foi utilizada como um símbolo pagão. 

PRESENTES: memorizam as ofertas dos Reis Magos ao Menino Jesus e são colocados ao redor da Árvore de Natal. Ao presentearmos nossos familiares e pessoas queridas, devemos lembrar que presenteamos o Cristo que habita em todos nós.  

AS CORES VERDE E VERMELHO: foram ressignificadas com o Cristianismo. O verde simboliza a vida duradoura e o vermelho vem das das pequenas futas vermelhas com folhas pontiagudas, chamadas de frutas de azevinho. 

BASTÕES DOCES: coma forma do cajado do pastor, usado para trazer cordeiros perdidos de volta ao aprisco. Com as cores vermelha e branca, que significam o sangue derramado por Jesus Cristo e sua pureza, respectivamente. 

POINSÉTIA: flores vermelhas em formato de estrela também utilizadas em decorações natalinas. É chamada de Flor da Noite Santa. 

VISCO: é uma das plantas mais mágicas, misteriosas e sagradas, pendurada nas portas dos cristãos com o intuito de afastar os espíritos malignos e as bruxas. 

POMBA BRANCA: também utilizada nas decorações, remete ao presente que os pastores deram à Jesus. 


Esses são os enfeites cristãos natalinos principais e seus significados. Não há motivo para falar que o Natal e sua decoração são pagãos, depois desse post. Há fake news espalhadas por aí que dizem que as bolas de Natal significam as cabeças de criancinhas e isso ou aquilo... Mostrei, por meio de fatos históricos, que quem decorou a primeira árvore natalina foi Martinho Lutero, o líder da Reforma Protestante. Um FELIZ NATAL a todos! J-J


Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Belo post
    Obrigado pela partilha
    Feliz Natal

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Feliz Natal com muita paz e saúde. Obrigado pela matéria, meu querido amigo Emerson.

    ResponderExcluir
  3. Oi Emerson, nossa, ainda bem que nem vi essas fakes. Já sabia um pouco do significado de alguns símbolos, mas gostei de aprender sobre os que eu ainda não sabia. No próximo ano com certeza montar a árvore terá ainda mais significado.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Espero que a época natalícia esteja a ser boa para você.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Interessante .Nem imaginava . Bom saber . Abraço JJ

    ResponderExcluir
  6. Mais um post de Natal, que adorei! Gostei imenso de apurar o significado de tantos enfeites próprios da época!
    Um grande abraço, estimando que tenha passado um Natal muito, muito feliz, na companhia dos seus, Emerson! Feliz 2024! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design