sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Etiquetas natalinas: a sua decoração/atmosfera natalina pode ser saudável e sustentável?!

Etiquetas podem ser adotadas durante o Natal? O que é permitido? O que deve ser evitado? Já ouviu falar dos termos decoração natalina saudável e sustentável? Iluminações, cheiros, aromas e sons natalinos podem ser benéficos ou não para a saúde.

Ao se criar decorações natalinas, montar ambientes, com objetos e iluminações, devemos ser assertivos, adeptos da saúde, sustentáveis e levarmos em consideração as pessoas e os animais. É possível dar asas ao lado mais lúdico, mas também levando em consideração a saúde.  

No post de hoje, quero falar dos seguintes tópicos: iluminação; sons e músicas; aromas e cheiros; e sustentabilidade natalina


Iluminação natalina


Um dos itens mais importantes de decoração natalina são as luzes, iluminação e piscas-piscas. Eles provocam impactos distintos no organismo em cada fase da vida e é necessário um cuidado em sua utilização. Bebês e crianças são mais sensíveis à iluminação, ao passo que os idosos absorvem a luz de forma oposta, já que perderam muito de sua capacidade sensitiva. 

Decorações natalinas muito iluminadas e potentes, podem gerar o que se chama de poluição luminosa, trazendo malefícios tanto aos seres humanos, como aos animais. Por exemplo, os gatos são noturnos e podem ter seus ciclos afetados por áreas e vias extremamente luminosas. 

É necessário atentar-se para os seguintes itens: temperatura da luz, se é melhor luzes frias ou quentes para certo ambiente (luzes quentes para lugares aconchegantes; frias para movimentados); tipos de lâmpada, as de LED, por exemplo, são ideiais para esses momentos pois agridem menos o lugar; e a criatividade para incrementar a iluminação, tornando os ambientes mais saudáveis e agradáveis.  

Para evitar a poluição luminosa, recomenda-se que a decoração natalina, bem como as luzes de Natal, sejam instaladas no mesmo ambiente da Árvore, isso para criar uma atmosfera especial, evitando excessos de luzes em locais de descanso e sono. Ou seja, quarto é lugar para dormir e descansar, então uma iluminação natalina nesse cômodo não faria sentido, a não ser que você a desligasse todas as noites na hora de deitar. 


Sons e músicas natalinas 


A música ambiente desencadeia memórias... A natalina, então, nem se fala! Desde crianças, somos familiarizados com sons natalinos, como do "róuróuróu" do Papai Noel, barulhos de sinos e músicas infantis dessa época. Quando crescemos, ainda temos memórias afetivas desses sons e músicas. Nos ambientes, é necessário que se tenha cuidado com o volume e o número de repetições, para que o som não se torne enjoativo, criando uma memória negativa e gerando o que se chama de poluição sonora

A poluição sonora também pode ser percebida na queima de fogos de artifício que trazem barulhos ensurdecedores para os seres humanos e animais. Os sons de fogos de artifício podem gerar estresse, medo e ansiedade, o que é um grande problema, além disso, problemas físicos, psicológicos e neurológicos.  

O que talvez não se sabe é que os fogos de artifício também produzem poluição ambiental, isso porque sua queima emite compostos poluentes para a atmosfera, prejudicando a vida dos seres vivos. 

Enfim, o cuidado com sons e músicas no natal também é uma etiqueta natalina que deve ser levada em consideração.  


Aromas e cheiros de natal


Eles possuem uma importância de deixar um quentinho no coração, nessa época. É possível uma conexão por meio do perfume dos panetones, comidas típicas, frutas da estação, ervas perfumadas ou velas aromáticas, por exemplo. 


Esses cheiros trazem memórias e sensações positivas pelo olfato. Contudo, é necessário que sejam utilizados de forma suave, sem exageros e levando em consideração se as pessoas possuem algum tipo de alergia. 


Sustentabilidade natalina


É possível comemorar o Natal de forma sustentável, ecológica, utilizando itens reciclados e reutilizáveis. Entre as dicas, estão: 


- Utilize arbustos e árvores naturais, ao invés de materiais como de plástico; 

- Consuma alimentos da estação e locais; 

- Faça seus próprios enfeites (DIY's) ou use fruts e plantas vivas;

- Crie suas próprias embalagens, de preferência recicláveis;

- Utilize bolsas ou ecobag's recicláveis durante as compras; e

- Dê presentes conscientes. 


As etiquetas natalinas estão aí e podem ser utilizadas da melhor forma para um Natal mais consciente, ecológico e saudável. Pense nisso! FELIZ NATAL! J-J



Por: Emerson Garcia

2 comentários :

  1. Amei ver aqui as etiquetas, eu gosto de ver algumas luzes de natal mas, eu não comemoro as datas.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Emerson
    Linda postagem, desejo um Feliz Natal e um 2024 repleto das bênçãos de Deus, obrigada pela presença no meu blog, um forte abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design