sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Entevista com o vampiro, digo com Emerson Garcia, o 'JOVEM JORNALISTA' - Especial 15 anos


Hoje eu (Arthur Claro) fui responsável ou irresponsável para fazer uma entrevista profissional (só que não) com o Emerson Garcia, o proprietário e idealizador do blog JOVEM JORNALISTA que completa 15 anos no próximo dia 26 de novembro. Como poucos sabem, tenho boas perguntas que quase ninguém fez para ele ou talvez tenha feito em outro momento, mas decidi criar algumas menos clichês possíveis. Fiz exatamente 13 perguntas, para compartilhar com vocês o que tem dentro da mente criativa do Emerson, nestes 15 anos de existência do JJ. 


Arthur Claro: O primeiro post "EM BREVE: REVISTA INSIDE NAS BANCAS !!!!!!" me parece não ser o real primeiro post. Qual é o real primeiro post?

JOVEM JORNALISTA: E se eu te disser que realmente ele é o primeiro post, você acredita? Então, fugi do lugar comum e o primeiro post não é a apresentação do blog, mas sim um post de uma revista eletrônica que estava em plena produção na época, durante a minha faculdade de jornalismo. O blog, no início, era um espelho da faculdade. Acredito que o post de apresentação do blog pôde ter vindo depois, ou está em alguma parte do menu!


Arthur Claro: O nome do blog tem alguma referência? Qual?

JOVEM JORNALISTA: Sim, claro. A referência sou eu mesmo que era um "jovem jornalista" do alto dos meus 19 anos, por aí. Na época, esse nome veio na minha mente de repente, pesquisei na Internet para ver se tinha algo com o nome e vi o Prêmio Jovem Jornalista, mas não deu nada e até hoje ninguém me processou (Risos!) Um dos primeiros slogans foi, mais ou menos, o seguinte: "não sou um jornalista formado, mas uma foca, sou um Jovem Jornalista" (Talvez tenha sido algo parecido, mas a minha mente não é mais de um jovem jornalista, pois estou 'véio' (risos)). E não é que esse apelido pegou? As pessoas me chamam de Jovem Jornalista e JJ até os dias de hoje!


Arthur Claro: Você se arrepende de algum post? Qual?

JOVEM JORNALISTA: De nenhum! Nem daqueles que deram B.O., polêmica ou que quase me geraram um processo.


Arthur Claro: De qual post você mais se orgulha de ter feito?

JOVEM JORNALISTA: Me orgulho de todos, porque "dá trabalho pra fazer", mas gosto muito de Homens que pintam as unhas com esmalte. O que você acha?, porque foi um tema polêmico. A ideia surgiu de algumas observações que fiz e é um post que tem muita originalidade. Ele chegou até Mauro Sousa, filho de Mauricio de Sousa, que foi um dos mencionados do post. Até hoje o texto recebe comentários.


Arthur Claro: Como você enxerga o seu blog? Como jornal, revista ou um blog que tem de tudo?

JOVEM JORNALISTA: Seria legal ele ser jornal, porque seria o editor-chefe (Na verdade sou, né? Se parar para pensar). Seria interessante ser revista, mas não como a Tititi, Marie Claire, Demillus, Avon ou Caras, mas ele é blog mesmo e sou feliz por ser isso! Blog é o lugar ideal para falar de comunicação, indústria cultural e jornalismo, em um só lugar, mas a revista eletrônica Fantástico também, mas está tudo certo! Arrisco dizer, que o JOVEM JORNALISTA é diferente de tudo que já viu! (Tá, tô sendo bem prepotente (risos))


Arthur Claro: Destes 15 anos de JJ, você viu muita coisa mudar. O que mais te deixou impressionado?

JOVEM JORNALISTA: O quanto engordei, fiquei velho e com cabelos brancos! (Risos) Seria, ainda, um jovem jornalista?! Brincadeira! O que me impressiona é que o blog já dura há 15 anos... Nunca imaginei que chegaria até aqui.


Arthur Claro: Você já pensou em mudar o nome do blog?

JOVEM JORNALISTA: Já, principalmente quando terminei a faculdade e me tornei um Jovem Jornalista, de fato. O nome mudaria de acordo com a nova fase, mas deixei a ideia de lado, pois o nome já estava na boca do povão por aí!


Arthur Claro: Você se vê não fazendo posts?

JOVEM JORNALISTA: Nunca! Quero estar velhinho, criando posts! Já pensei em até "doutrinar" meus filhos para escrever no blog também.


Arthur Claro: O que mais te motiva a criar posts?

JOVEM JORNALISTA: A vontade de colocar minha opinião na rede, divulgar minhas ideias e pensamentos. O JOVEM JORNALISTA, no fundo, é um pouco do que eu e os outros colaboradores pensam sobre o mundo e como a comunicação, indústria cultural e jornalismo interferem na vida de cada um dos meu pimpolhos (risos).


Arthur Claro: Você acha que só falta você fazer uma coluna de culinária para que o JJ vire um "É de casa"?

JOVEM JORNALISTA: É de casa, não, mas é quase um Fantástico por ser um blog tão fantástico! (Humildade sempre na cabeça (risos)). O fato é que o blog talvez não tenha culinária, pois não sei cozinhar nada, só sei inventar sucos!


Arthur Claro: De todos os blogs que você conhece e visita com mais frequência, qual é o que te inspira?

JOVEM JORNALISTA: O blog Pequena Jornalista


Arthur Claro: Qual jornalista vivo ou morto que você gostaria de ter uma amizade?

JOVEM JORNALISTA: O jornalista e podcaster mais fantástico que conheço, Ivan Misanzuk!


Arthur Claro: Cite um post de cada colaborador que participou e participa até hoje que você mais gosta no JJ.

JOVEM JORNALISTA:


- Thalíta Moreira: Atitudes que movem o mundo

- Allan Viríssimo: A cultura do atraso

- Layon Yonaller: Nada substitui o papel 








- Kaio Miranda: Pais e família


Arthur Claro: Qual é a próxima novidade do JJ?

JOVEM JORNALISTA: Pretendo retornar com posts inéditos do Entre Frames e terminar, finalmente, com #Serieteners3, mas para isso acontecer é preciso comprar um computador novo, pois não dá para fazer Entre Frames, quadro que exige muito e é complexo, com a carroça que tenho; e também que termine de ver as séries que me comprometi a assistir.


Encerramos aqui esta entrevista de aniversário do JJ. Espero que tenham gostado e que este blog sobreviva até quando o Emerson passar para os filhos dele. J-J


Por: Arthur Claro

11 comentários :

  1. Mais uma bonita publicação. Gostei de ler
    *
    Bom fim de semana
    Abraço/beijinho.
    */*
    Poema: De costas voltadas
    */*

    ResponderExcluir
  2. Que legais as perguntas e respostas e parabéns pelos 15 anos!
    Imagino quantas situações ,quantas inspirações nesses anos todos! Que
    venham muito s mais e bem festejados sempre e pode mesmo até culinária ter,rs...abração,chica

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelos 15 anos. Bela entrevista que gostei de ler.
    .
    Feliz fim de semana.
    .
    Poema: “ A Mélica Frase. “
    .

    ResponderExcluir
  4. Olá Emerson, parabéns pelos 15 anos de um trabalho sério e feito com tanta afeição e dedicação que transparecem em cada post seu. Achei interessantes as perguntas e respostas, dá para ficar a conhecer vc um pouco mais. Fui ler o post mencionado que com certeza traz polémica! Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns.
    Que bacana essa entrevista. Interessante o post ter chegado até ele.
    Abraços!!

    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Emerson! Parabéns pelos seus 15 anos de blog! Adorei a entrevista, deu pra saber várias coisas sobre seu blog e além do mais a entrevista é bem divertida. Gostei demais da parte que vc diz que quer estar velhinho mas fazendo posts. Vida longa a este blog! 🤩😘

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Parabéns pela entrevista e pelos 15 anos, desejo muito sucesso sempre para vocês!
    beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Parabéns ao blog. Que venham muitos anos mais pela frente. Excelente entrevista. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelos 15 anos de blog, Emerson! Adorei a entrevista e que venham muito mais anos de sucesso! :D

    ResponderExcluir
  10. Parabéns . Espero mais e mais ler suas novidades .excelentes publicações .Abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  11. Muito bom. Gostei de conhecer um pouco melhor o J J.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design