domingo, 26 de novembro de 2023

25 Blogs que tem mais de 10 anos de estrada

Desafio o leitor a encontrar blogs bons e que possuam mais de 10 anos. Pode ser que demore (ou não) à encontrá-los. O boom dos blogs foi por volta de 2007/2008  e haviam inúmeros sites que faziam sucesso na época. A grande maioria dos internautas possuíam um blog para expressar suas ideias, postar fotos ou, até mesmo, redigir um diário. Era um mundo mágico, mas que no decorrer dos tempos ficou bem enfadonho, principalmente porque não havia uma valorização das leituras de posts, blogueiros que viviam somente atrás de like e selos e só tinham a coragem de dizer "siga, que sigo de volta"

O fato é que, mesmo assim, o mundo da blogosfera foi bem atrativo, divertido, com ótimos retornos e boas surpresas. Certo que as pessoas começaram a perder o interesse por escrever por aqui, mas isso não tira a importância do espaço. Com o decorrer dos anos, os blogs perderam um pouco de importância para os vídeos do Youtube; as postagens do Twitter (Também sou que nem o Layon e o nome é TWITTER!); para as dancinhas do TikTok; stories ou reels do Instagram; e as conversas paralelas no Whatsapp. Os longos e profundos textos começaram a abrir lugar para conteúdos curtos e instantâneos. Talvez, por isso, a visibilidade dos blogs está tão prejudicada assim.

Há quem diga: "Ninguém mais lê blog hoje em dia. As pessoas não querem perder tempo lendo textos grandes e profundos. Querem ler algo mais simples e rápido!". Eu, como jornalista, blogueiro, criador e editor-chefe do JOVEM JORNALISTA digo para essas pessoas: vocês estão errados!! Ainda há quem lê e comenta os blogs (Meu espaço é a prova viva disso) e há blogueiros que escrevem tanto textos curtos, como longos interessantíssimos e de excelente valor. 

O JOVEM JORNALISTA possui mais de 10 anos. Chegou aqui aos 15 anos e está "debutando lindamente" pela blogosfera e internet. Se os Apocalípticos do Caos estivessem mesmo certos, esse espaço já estaria na memória dos leitores e o conteúdo tinha virado pó. Além disso, após 15 anos, o JJ ainda é lido, conseguiu fãs e leitores fiéis e ainda tem seus posts comentados. E o detalhe: o blog foi sendo aprimorado, com novos conteúdos e diversos tamanhos de texto! É claro que os textões ainda marcam vez aqui!!

Junto comigo, no mundo da blogosfera, ainda existem blogs queridos e acompanhados por mim que ainda estão no ar e tem 10 anos (ou mais que isso) de existência. Eles não foram levados com o decorrer do tempo, não se atemorizaram com o caos instaurado durante os anos e se mantêm firme com muito conteúdo bom e inovador. Alguns tem mais de 10 anos, seja 11, 12, 13, 14, 15, 17 ou até mesmo 20 anos!! Confira esses espaços que tem resistido aos tempos e épocas, a partir de agora!  

  

- Pimenta de açúcar - 10 anos

Juliana Ferreira está aí há uma década postando sobre lifestyle, beleza, livros, unhas, moda e mundo fitness, sendo uma blogueirinha com muito orgulho. Além disso, ela é vlogueira e alimenta um canal de moda e estilo no Youtbe. Ela conquistou uma boa quantidade de leitores e seguidores. Juliana percebeu que para ter seu blog conhecido e reconhecido, é necessário estar em diversas redes sociais. 


- Lulu on the sky - 20 anos


Ter um blog com todo esse tempo, não é para qualquer um. Ainda tenho a vontade de chegar na quantidade de tempo no ar que a Lulu chegou. Ser criadora de conteúdos desde 2003 é um grande feito. Uma pessoa com muita experiência, que passou por várias fases no mundo da blogosfera. Seu espaço é voltado para beleza com dicas e resenhas de produtos sobre cabelos, pele (skincare), maquiagens e unhas. Também escreve sobre TV, celebridades, música e cinema. 


- Algumas observações - 17 anos


A blogueira e escritora Fernanda Rodrigues já está no mundo da blogosfera há quase 20 anos. O Algumas Observações surgiu da necessidade dela se expressar, além de dar vida aos seus textos literários. Após 17 anos, o espaço está aí firme e forte com a divulgação de textos literários, cursos e mentorias e dezenas de colunas. 


- De olho nos detalhes - 13 anos


Não há como deixar de mencionar esse blog especializado em televisão e todo o universo que ela propicia. Críticas, resenhas e textos sobre os principais produtos da TV aberta e fechada, com um jeito único e inteligente de escrever de Zamenza. Com esse blog fico bem antenado das programações televisivas que perdi, que já acompanhei, sigo acompanhando ou pretendo acompanhar. Vale muito a pena! 


- O diário de Inês - 11 anos


Sabe aquele blog de receitas que já está há 11 anos no ar, com receitas deliciosas e visitas à lugares e restaurantes?! Inês posta o passo a passo das receitas, bem como a história dos pratos e das comedorias que visita. 


- Magia de Donetzka - 10 anos


O blog de poesias, poemas e reflexões que já está há uma década no ar! Donetzka tem um astral muito pra cima, gosta de interagir e comentar. Existem poesias e reflexões lindíssimas, coma  capacidade de nos emocionar e fazer chorar.


- Na nossa estante - 10 anos


Um dos blogs mais incríveis sobre o que há de novo no mundo do cinema, livros, séries, animações, animes e doramas. Criado no fim de 2013, tem a literatura e cinema como grande paixão, assim como séries e músicas. O legal é que os colaboradores do blog participam de cabines de imprensa e coletivas, trazendo informações, críticas e resenhas em primeira mão.   


- Mariana - 12 anos


O espaço que tem a junção do primeiro nome das filhas de Maria fez 12 anos esse ano. Mariana é um blog levíssimo, para a autora ser feliz e partilhar o que os dias revelam. Nele, Maria dá atenção às pessoas, natureza, diferentes formas de expressão, patrimônio e sentimentos. Vale muito a pena visitar. Ameninades tem o seu valor! 


- Pequena jornalista - 14 anos


O PJ, esse blog que adoro, é apenas um ano mais novo que o JJ, mas inspira e traz luz para esse lugar. Carol Daixum é minha colega de profissão e amiga, apesar do espaço curto de tempo que a conheço. Pequena, jornalista e escritora, compartilha histórias dos livros que lê e do seu cotidiano. Além, de postar sobre papelaria e outros itens fofos. Enfim, ela posta sobre livros, filmes, moda, beleza, viagens e pensamentos diversos. 


- Mãe Literatura - 13 anos


Claudia é a autora desses espaço aonde posta sobre livros, com resenhas e textos, além de tags bem legais e divertidas. Alucinada por livros, é mediadora de clubes de leituras e tem feito enorme sucesso nas redes sociais. 


- Gabriela - 13 anos


Blog que surgiu em 2010, com inúmeras ideias e pensamentos. O blog é de autoria de Gabriela, gaúcha do Rio Grande do Sul, formada em design gráfico com pós em comunicação e influência digital. Escreve sobre livros, resenhas, bem-estar, maternidade e internet. 


- Cardamomo - 21 anos


Já pensou ficar 21 anos no ar, sem interrupção?! O Cardamomo foi criado em 2002, com diários, fotos, reflexões e comidas. 


- Momento Crivelli - 10 anos


Denise escreve sobre tags, resenhas, livros, filmes, séries e música. Esse universo da Indústria Cultural que amamos ver por aqui, não é mesmo?! Denise Crivelli é do Mato Grosso do Sul, formada em Publicidade e Administração, viciada em livros, doramas e séries. 


- Cinco quartos de laranja - 17 anos


Comida é algo necessário para a vida humana, assim como o blog Cinco quartos de laranja. O blog possui fotos lindíssimas de comidas e pratos, além de contar com histórias das receitas e elas propriamente ditas. 


- Louca por romances - 12 anos


No ar desde junho de 2011, o blog foi criado por Marla Almeida, amante de livros e romances de banca. Ela também gosta de filmes e não dispensa um seriado. O blog conta com resenhas, dicas de livro, filmes e séries. 


- Temperos da Iza - 12 anos


Blog de culinária de Portugal que apresenta receitas objetivas e suculentas variadas. Vale o clique! 


- Marisa's Closet - 11 anos

O seu blog de moda e art blog! Acho muito legal a forma que a Marisa produz seus posts. Não é só foto de modo ou de look, mas tem todo um contexto, reflexão e boas histórias. O quadro Looks da semana é um dos melhores que seu espaço possui! Marisa Cavaleiro escreve sobre cosmética, hairstyling, acessórios de moda, fotografia, lifestyle e decoração. Ou seja, todo o universo feminino. 


- A lua e eu - 12 anos


Bem legal o blog da Anne, que está no ar desde 2011, postando sobre suas fotos e coisinhas que gosta e tem interesse. Curte blogs e redes sociais, música, natureza, decoração, casa, jardim, animais, filmes e séries, viagens e livros. 


- Galera Fashion - 11 anos


Adriana Leandro é a idealizado desse blog sobre o universo feminino, como moda, beleza, culinária e decoração. Por meio do blog, ela compartilha momentos, sentimentos e opiniões sobre fatos ao seu redor. 


- Art and kits - 11 anos


Belíssimas fotos tiradas e excelentes reflexões - é assim que Art and kits pode ser descrito. Além de fotografia, o blog se dedica ao modelismo e a pintura. O blog é composto por dois autodidatas portugueses que tem como hobbie a pintura, fotografia e o modelismo urbano. 


- Mente Hipercriativa - 13 anos


Helaina Carvalho possui esse blog há 13 anos, compartilhando experiências com seus leitores por meio das palavras. Seu espaço conta com resenhas, críticas e os livros novos de sua estante. 


- Dedais da Amélia - 13 anos


Blog dedicado à coleção de deais de Amélia, adquiridos por ela e oferecidos pelos seus amigos em viagens por Portugal e todo o mundo. Ela posta as fotos de seus dedais, conta a história deles e os locais que eles fazem parte. 


- Piteis da Dinha - 11 anos


Um blog de culinária em que as comidas dão água na boca e só de ver as receitas já dá vontade de experimentá-las. 


- Biig Thais - 12 anos


Thais Terra é a idealizadora do espaço. Ela gosta de compartilhar entretenimento, arte e um pouco do que ela vive. É estilo um diário pessoal. 


- Não me venha com desculpas - 12 anos


Escrito por Adriel Christian, é o seu blog pessoal, onde escreve há mais de 10 anos sobre assuntos variados, mas sempre envolvendo livros, cultura pop e entretenimento. Também escreve crônicas reflexivas e compartilha dores, angústicas, mágoas e traumas com seus leitores.


Esses foram os 25 blogs que tem mais de 10 anos de estrada e que acompanho. Difícil chegar até aqui, mas eles chegaram! J-J


Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Ainda leio blogs e tem mtos assuntos interessantes .

    ResponderExcluir
  2. Olá, Emerson.
    Fico muito agradecida pela lembrança do meu blog. Conheci em 2003 na antiga plataforma do Blogger Brasil e migrei pro Blogspot(Blogger.com) em 2007, desde então não sai mais.
    Infelizmente os arquivos antigos de 2003 a 2006 foram perdidos, mas , estou firme nas minhas postagens. Acredito que o blog é o único site que você pode considerar realmente seu.
    As redes sociais a gente precisa ter uma conta e fica a mercê dos criadores que podem extingui-la a qualquer momento, vide Orkut, por exemplo.
    Faço questão de registar seu post, na minha parte do blog: Clipping (Na mídia).
    Muito obrigada.
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Emerson. Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso e material. Não é fácil ter um Blogger. Acho uma forma de se aproximar das pessoas e fazer novos amigos, mesmo virtuais e de outros países. Alguns Bloggers já tive a oportunidade de fazer chamada de vídeo e nossa saudosa Diná, tive a oportunidade de conversar por celular. Infelizmente não tive oportunidade de conhecer ninguém pessoalmente. No meu caso, o meu Blogger tem 4 anos e 3 meses, um bebê comparado com os outros. Parabéns para todos os Bloggers que você trouxe. Bom início de semana.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a todos e todas que tem espaços com mais de 10 anos :)

    ResponderExcluir
  5. Obrigada JJ pela referência ao meu blog! Você sabe o trabalho que um blog dá! E mantê-lo por mais de 10 anos, é preciso muito amor à arte! Parabéns também aos outros blogs, conheço a maior parte deles! Com a facilidade e concorrência do Instagram é um grande desafio manter um blog, é preciso gostar muito do que se faz, eu digo sempre isto: eu faria o meu blog mesmo que o único leitor fosse eu! E, já agora parabéns pelo seu blog e pelos incríveis 15 anos! Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi Emerson que honra ser citada! Fico muito feliz em ver que completaram 15 anos! É um blog que se mantém resistente e que segue agregando MUITO culturalmente! Que continuem assim por muitos e muitos anos! Vida a longa ao Jovem Jornalista!

    Bjs, Mi

    ResponderExcluir
  7. Não é fácil manter um blog por muitos anos e com publicações regulares.

    Parabéns a todos eles

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderExcluir
  8. Adorei este post, Emerson, com a compilação de "velhos" blogs. Alguns conheço, outros, nem tanto, mas vou fazer questão de prestigiar. Muito trabalho envolvido quando se trata da criação de conteúdo. Sou das que ainda segue, lê e comenta. Já aprendi muito e continuo a aprender com a blogosfera. Abraço, Val.

    ResponderExcluir
  9. O POETIZANDO tem menos de dez anos,creio eu,mas minha ida e vinda no blogger é antiga.
    Excelente postagem

    ResponderExcluir
  10. Incrível kkkkk. Mas não conhecia nenhum dos que citou. Salvei pra ver melhor depois.
    Queria citar aqui um dos poucos blogs que acompanho. Que é o da escritora Aline Valek. As postagens lá são bem esporádicas mas é bem bom dar uma fuçada por lá.

    ResponderExcluir
  11. O Hospedaria de Palavras tem 14 anos!! Ficou faltando nessa lista hahahah

    Mas que lista incrível de blogs! Vou dar uma olhada neles!

    Um abraço,

    Andressa Soriano
    Hospedaria de Palavras

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design