quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Os colaboradores que passaram pelo JJ nesses 15 anos


Ao longo de 15 anos de existência, a história do JOVEM JORNALISTA foi escrita com seus diversos colaboradores, um total de 12 que fizeram e fazem a diferença com seus posts. Esses dias, fiquei pensando na ideia de falar sobre o trajeto de cada um deles, de como se tornaram colaboradores, como os convites foram feitos e até como os autoconvites se realizaram. 

Cada um dos 12 colaboradores possui sua própria personalidade, trazendo riqueza e diversidade ao JJ. Cada um se enveredou por temáticas ou editorias diferentes, trazendo resultados únicos e inimagináveis. Há curiosidades, segredos e coisas que talvez não saibam, sobre cada um deles. Por isso, o post de hoje é dedicado aos colaboradores que passaram por aqui!


- Stephanie Ferreira

A segunda colaboradora do sexo feminino do blog. Stephanie foi minha amiga de Ensino Médio e depois de muitos anos de amizade, ela manifestou o desejo de escrever para o blog, me perguntando: "Você não quer ter uma colaboradora mulher no seu blog, não?". Sem pensar duas vezes, a aceitei. Ela escreveu 25 posts cheios de opiniões fortes, políticas e bastante papo cabeça. Ela ficou conosco durante praticamente todo o ano de 2017. 


- Thalíta Moreira

A primeira escritora mulher do blog. Ela me contactou por minhas redes sociais, manifestando o desejo de escrever para o JJ. Logo a aceitei e percebi que ela tinha enorme talento para a escrita, já que estava estudando para ser uma jornalista. Paulista, seu primeiro texto foi sobre a profissão dos bombeiros. Gostava de escrever textos sobre ciência e astronomia. 


- Allan Viríssimo

O primeiro colaborador desse espaço. Eu que o convidei para escrever aqui. No início, foi uma tarefa árdua, pois ele não acreditava que essa colaboração daria certo, mas fui insistindo e ele foi criando posts aqui. Estudei com o Allan nos tempos de faculdade, e via nele um jornalista nato. Escreveu cerca de 10 textos em 2013 e sempre ficava em dúvidas em qual título colocaria nos seus posts. O auxiliava nesse sentido. Escreveu posts importantes sobre cultura, política e eventos. 


- Layon Yonaller

Também estudei com o Layon, na época que fazia jornalismo e sempre percebi sua paixão por televisão. Foi, e é, um colaborador especial aqui desse espaço. É autor de quadros de sucesso, como o Eu vi, Registrado e JJ Play. Layon tem um olhar muito aguçado para os detalhes da TV, bem como as programações, e é isso que chama minha atenção.  


- Pedro Blanche

Francês, naturalizado brasileiro, a passagem de Pedro por aqui foi inesquecível. Foram cerca de 100 posts políticos, polêmicos e cheios de opinião, entre 10 de junho de 2015 à 4 de abril de 2018. Pedro marcou presença por cerca de 3 anos. Seu recrutamento partiu da minha coragem após eu ver um post cheio de opinião e verdade dele no Facebook. Foi aí que criei enviei um email para ele, perguntando se poderia escrever sobre um fato polêmico daquela época, e ele aceitou de bom grado. 


- Jonas Gomes

A passagem de Jonas foi curta, mas importante e informativa. Jonas me contatou por Whatsapp, perguntando se poderia enriquecer o blog com posts de economia de temas atuais. É claro que aceitei. Ele escreveu para o JJ por cerca de 3 meses, com posts semanais sobre a operação Carne fraca, Reforma da Previdência, Cota Racial e Aborto. Sua passagem gerou muitos burburinhos e polêmicas, até mesmo com um outro escritor do blog. 


- Thiago Nascimento

O colaborador mais difícil que tive para recrutar! Mas que depois que virou o meu colaborador, não quis soltar mais! Thiago é meu amigo virtual, mas que mora sempre no meu coração, já tive muitas brigas e desentendimentos com ele, mas essa amizade jamais acabou! Thiago é carioca, enquanto eu, brasiliense. Temos muitas coisas em comum, já fizemos vários posts em parceria e criamos o quadro de sucesso Quinta de série, em conjunto. Criamos vários posts especiais juntos, e sempre que preciso de sua ajuda, ele me socorre, assim como quando preciso de ideias e sugestões de pautas também.  


- Arthur Claro

Arthur ainda insiste, resiste e persiste como meu colaborador! E de pensar que essa parceria e colaboração surgiu após eu dar uma de Gato de Botas em um dos seus posts e comentar se ele queria ser meu amigo e fazer uma parceria?! Mal sabia eu que essa parceria daria certo e ainda tem dado... Arthur está comigo há mais de 7 anos e tem sido algo muito bom e de sucesso... Temos o Jornalista  e a Rádio Bagaralho, o seu quadro de enorme sucesso aqui nesse espaço. Embarco nas loucuras de Arthur e ele embarca nas minhas... Sempre estamos disponíveis quando um ou outro manda mensagem no Whatsapp... 


- Rita Andrade

Uma colaboração improvável. Deus colocou a Rita no meu caminho no ano da pandemia, em 2020, e foi uma presença acalentadora e dócil. Nós participávamos da Cantata na Quarentena e eram momentos preciosos e a Rita sempre me mostrou ser uma pessoa muito boa, alegre e amável, até que em outubro de 2021 a convidei para escrever sobre o Outubro Rosa. Ela ficou sem acreditar nesse convite e ficou bem insegura, mas dei força e ela acabou se tornando uma colaboradora improvável. Sempre que a convido para escrever, aceita de bom grado e expressa suas ideias por meio de caneta e papel e depois fotografa e me envia. Ela já escreveu 7 posts e espero que essa parceria dure por muito tempo! 


- Marilza Luciano

Outra amiga que Deus me deu durante a pandemia, em 2020. Quando a convidei para participar do blog, ela ficou enormemente feliz, ainda mais que a convidei para ela trazer algumas poesias que escrevia. De acordo com ela, ela teve repercussão e reconhecimento, quando elas foram publicadas aqui no JOVEM JORNALISTA. Marilza foi a primeira poetisa aqui desse espaço. Até os dias de hoje, após 3 anos, ela ainda permanece minha amiga. Já escreveu também posts sobre reflexões e opiniões. 


- Arnaldo Woosters

Teve uma passagem curta, mas marcante no blog, entre 15 de setembro de 2020 à 28 de junho de 2021. Escreveu uma série que considero uma das mais importantes do JOVEM JORNALISTA chamada de "Você não precisar ser... para lutar...". Essa série surgiu após ver uma sequência de posts de imagens sobre isso no Instagram de Arnaldo. Ele fez do limão, uma verdadeira limonada. 


- Kaio Miranda

Uma das colaborações mais importantes e emocionantes do blog, foi a de Kaio Miranda. Ele me contactou por email em meados de 2018, sugerindo contribuir com o espaço com reflexões e crônicas que ele mesmo escrevia naquela época. Aceitei a parceria, e Kaio sempre trazia uma reflexão por aqui, às quartas-feiras, no quadro que ele mesmo deu o nome chamado Conexões. Kaio trouxe 10 crônicas/reflexões entre 10 de setembro e 23 de novembro de 2018. Sua colaboração foi interrompida porque no dia 26 de novembro de 2018, ele veio a falecer por conta de um câncer severo. Fico emocionado e me dói o coração, porque Kaio me pediu para adiantar o seu último texto e publicá-lo numa sexta-feira (o dia do seu quadro era quarta), que era um agradecimento aos seus pais e sua família. Ali ele estava se despedindo e já sentia que iria partir.  



Muita gente boa e bacana passou aqui no JOVEM JORNALISTA. Alguns, ainda marcam presença e nos encantam com seus textos. Alguns colaboradores caíram de páraquedas por aqui, outros foram puxados por mim, outros Deus me presenteou... Mas todos, de fato, marcaram esse espaçoJ-J


Por: Emerson Garcia

5 comentários :

  1. Ameeei o tempo que fiquei com vocês!
    Quero voltar a escrever, sempre foi algo que amei!

    ResponderExcluir
  2. Que legal Muita gente já passou por aqui!
    Parabéns e sucesso para todos!
    Bjs e fk c Deus
    Nana
    https://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Uma linda historia
    muito bem contada
    e documentada.
    Parabens.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  4. Quase um portal JJ
    Como é bom unir talentos para melhorar o que já é tão delicioso de ler e de aprender,ao chegar aqui.
    Parabéns Emerson e a cada um dos seus antigos e atuais parceiros e parceiras!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design