quarta-feira, 22 de novembro de 2023

O JOVEM JORNALISTA em IA - especial 15 anos

Até o JOVEM JORNALISTA entrou na moda da Inteligência Artificial e da geração de caracteres da Disney/Pixar! Para comemorar os 15 anos desse espaço, fiquei curioso para saber como caracteres e assuntos do blog ficariam em Inteligência Artificial. Para encontrar algo que fosse do meu agrado, penei muito, e o resultado não foi, na maioria das vezes, como desejava, tornando-se motivos de risos, surpresas e sentimentos absurdos.

A Inteligência Artificial é algo interessante, mas nem sempre entrega o que a gente deseja. Alguns resultados foram bem mirabolantes e totalmente diferentes do que queria. Fui testando textos, prompts de comando, pesquisando ali e aqui, até que consegui algo do que me agradava. 

Pensei em inúmeras possibilidades, assuntos e símbolos relacionados ao jornalismo. Como a Inteligência Artificial trata de possibilidades, as imagens foram pensadas por mim no ramo do "e se..." e da fantasia, até porque a IA se baseia na realidade, entregando imagens que, de fato, não existem. Foi aí que pensei: "E se a raposa fosse jornalista?!". Isso porque um dos símbolos da profissão é o animal. E os resultados até que foram satisfatórios. Veja algumas imagens que foram geradas, que curti:















Perceba como as ilustrações e desenhos artificiais ficaram bons. As raposas ficaram com ar de jornalista, de terno e gravata, com instrumentos jornalísticos (microfones, filmadoras, câmeras e máquinas fotográficas), bem com um ar de William Bonner mesmo.

Tem raposa âncora de jornal, tem raposa repórter de rua (Com terno, gravata, suspensório e bermuda)... As possibilidades são inúmeras. O interessante é que nenhuma pesquisa é igual à outra, e se eu pesquisasse novamente, apareceriam novas imagens.

Após 15 anos de estrada com o blog e de uns 12 anos de formado, posso dizer que sou uma Raposa Jornalista, cheia de experiência, textos escritos, várias pessoas entrevistadas e um longo caminho percorrido. Mas lá em 2008, era uma foquinha que não sabia falar nem escrever jornalisticamente. Para quem não sabe, jornalista inexperiente é chamado de Foca. Usando a IA novamente... "E se eu fosse uma foca jornalista?" Ou... "E se eu fosse uma foca blogueira jornalista em caracteres da Disney/Pixar?" O resultado foi incrível, derrubou muitos forninhos, queimou a IA e bugou a internet! Veja abaixo algumas imagens que salvei e gostei:





Alerta de fofurinha para essas imagens, não é mesmo?! Quando ainda era uma Foca Jornalista, era exatamente assim: inocente, cheio de dúvidas, anseios e medos. A insegurança reinava e não tinha experiência alguma. Mesmo assim, ainda como uma Foca Jornalista, entrevistei pessoas famosas, o reitor da universidade aonde estudava (A ponto da professora da disciplina dizer que ganharia "uma estrelinha" por causa disso). Teve uma professora que disse que minha transformação, desenvolvimento e evolução tinham sido os mais notórios da turma e, isso, de certa forma, fez com que eu continuasse no curso. 

Lá no início do JOVEM JORNALISTA, me considerava uma foca, aonde tudo era novidade e desafiador. Como essas IA's da Disney/Pixar a seguir... Tudo era horripilante, num terreno incerto e cheio de mistérios, mas estava lá cobrindo e dando uma de jornalista! 












15 anos depois, posso dizer que sou uma Raposa Jornalista. Raposa Véia?! Talvez. KKKK! Já tinha até cogitado mudar o nome do blog, mas já sou acostumado a ser chamado assim, o nome pegou e até mesmo vocês, leitores, me chamam dessa forma! Então não tem por que mudar, não é?!

Nessas minhas viagens cheias de lombra e fumação de orégano (Exagerei um pouquinho, claro), pedi para a Inteligência Artificial reproduzir os seguintes comandos: editor-chefe do JOVEM JORNALISTA de terno e gravata com uma máquina de escrever e/ou no computador, assim como um blogueiro, escrevendo.... O mais absurdo ainda foi quando descrevi "reproduza o editor-chefe do JOVEM JORNALISTA como se fosse um personagem da Disney Pixar, com máquina de escrever e ar nerd, com terno e gravata e uma action figure de Onde Vivem os Monstros" e não é que a IA me entregou um resultado satisfatório?! HAHAHA! 









O fato é que nem no mais incrível dos metaversos me imaginaria como nessas IA... E muito menos que, depois de 15 anos de existência do JOVEM JORNALISTA, estaríamos utilizando a Inteligência Artificial, como estamos usando, até mesmo para criar pôsteres de animações e desenhos da Disney/Pixar! Essa tecnologia... J-J



Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Um blog adaptado *às novas tecnologias.
    Gostei
    :-)

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito bonito Emerson, a IA esta dominando, parabéns abraços.

    ResponderExcluir
  3. Acho interessante essas abordagens, mas ainda não me "rendi" à IA, apresar de ter flertado um pouco com o ChatGPT. Abraço!

    www.oguardiaodehistorias.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei, ainda não experimentei desenho em IA mas tenho curiosidade.
    Bom resto de semana...

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde e uma excelente quarta-feira Emerson. Confesso que nunca usei IA. Parabéns pelo especial de 15 anos.

    ResponderExcluir
  6. Muitos giros os desenhos. Também curiosidade.

    Parabéns pelos 15 anos.

    ResponderExcluir
  7. Interessante, eu ainda estou bem longe dessas novidades, talvez pela crítica que alguns fazem à IA (de que não é inteligência e não é artificial). Porém, acho que a tendência é de que a "coisa" seja melhorada e assimilada por todos nós.

    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Emerson
    Parabéns pelos 15 anos do blog, as imagens ficaram ótimas, um forte abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design