quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Natal e dois anos de pandemia de coronavírus

Estamos nos aproximando das festividades de fim de ano. Mais um natal, mais um ano novo! Aqui cabem algumas reflexões. Já vamos para dois anos de uma pandemia por SarsCov 2, doença essa que já levou tantas pessoas que tinham famílias, sonhos e esperança de dias melhores.

Ano passado não teve reuniões familiares, crianças ficaram órfãs e o Papai Noel não compareceu para muitos. Mais um ano se passou e apesar das vacinas, o vírus continua assombrando e, pior que isso, com uma política econômica desastrosa. Nosso país voltou ao mapa da fome, miséria e total falta de perspectiva de um futuro melhor.

Com o elevado preço dos produtos alimentícios e toda sorte de materiais e bens de serviços, imagino que na mesa de Natal e Ano Novo deste ano vai faltar o peru, o chester , o salpicão e os presentes. A champagne para comemorar o novo ano que se inicia vai ser substituída por uma brasileira. Os fogos de artifício de repente sejam vistos das janelas, para evitar aglomeração, já que muitos ainda teimam em enxergar a vacina e a ciência e com isso novamente começam a contrair o Covid, contaminar e encher os hospitais novamente. 


De repente, passo a me questionar sobre o verdadeiro sentido do Natal. Uma festa comercial, com muita comilança, papais nóeis, presentes e brinquedos? Ou um olhar para o próximo, uma palavra, um gesto de carinho e amor, solidariedade? Parece que as pessoas não aprenderam muito com essa pandemia, pois ainda vemos violência, ódio, egoísmo e tantas atitudes negativas. Espero que a humanidade nesse final de ano, procure ser mais "humana" e se conscientize de seu papel no mundo, na família. Que cada pessoa procure se inspirar em Jesus como ser transformador de uma sociedade doente e carente de valores éticos, morais e espirituais. J-J  

 

Por: Rita Andrade, especialmente para o JOVEM JORNALISTA

12 comentários :

  1. Que esse natal e ano novo seja diferente, por mais que ainda estejamos em uma pandemia, que a humanidade seja mais humana do que nunca.

    https://clebereldridge91.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Amei a charge, eu estou há maior tempão aqui relendo e prestando muita atenção rs
    Achei que conseguimos muitas reflexões.
    Abraços.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Emerson. Acho que esse Natal, será um pouco diferente e melhor. No ano passado nem tínhamos vacinação.

    ResponderExcluir
  4. Uma reflexão muito oportuna, especialmente nessa altura dos acontecimentos. Não podemos dissociar o Natal da solidariedade, porque, na raiz, o Natal celebra o anúncio e o nascimento de Jesus Cristo que, segundo consta, foi como um lembrete do amor de Deus pela humanidade.

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. Seja como for, imagino ser um Natal não tão alegre como os antes de há dois anos. Existe sempre o medo que algo aconteça. Maldito sejas virus.
    .
    Cordiais cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  6. O natal deve ser visto de outra forma além de ganhar presentes e comer em demasia. Temos que celebrar a família estar reunida e o fato de estar vivo em meio uma pandemia.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  7. Lá no futuro vamos perceber que todos nós somos parte de uma grande família, sem ser aquela que nascemos quando isso acontecer veremos todos são queridos e importante, iremos festejar a vida de um cuidando do outro, o que eu faço para o outro irá se refletir em mim, aí tudo nesse Planeta mudará. Espero ver ✌beijokas www.estilopropriobysir.com

    ResponderExcluir
  8. Que esse Natal seja de paz para toda humanidade.
    Feliz Dezembro.

    Um abraço amigo, Emerson.

    ResponderExcluir
  9. É o chamado novo normal.
    Temos de nos habituar, pois acho que o nosso futuro vai ser este.

    ResponderExcluir
  10. Foi completamente diferente as últimas festividades, e esse ano seguirá da mesma forma. Temos que agradecer ´por todos que ainda estão aqui, mas muita gente só terá o vazio :(
    Espero que logo tudo melhore
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei o seu post bem reflexivo, Emerson! Segundo alguns epidemiologistas, ainda vamos a meio desta pandemia! Quero crer que até ao seu final, realmente as pessoas se tornem mais humanas e conscientes no processo! Pois até agora, parece-me que pouco interiorizaram... aqui deste lado, também creio que estas festas natalícias deixarão outra dura factura em vitimas, durante Janeiro... ainda não há imunização para este vírus... mas a grande maioria age como se nem pandemia nenhuma estivesse ocorrendo...
    Mas vamos ver, como correm as próximas semanas! Votos de um feliz Dezembro, com saúde, para si e todos os seus, Emerson!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design