quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Entre frames #57: Vem quente que eu estou fervendo - Duda Beat (3 versões)






O Entre frames de hoje está fervendo! Isso porque ele é o último do ano de 2021 e porque na edição de hoje analiso não apenas um, mas três clipes! Aproveitando que o verão teve início na última semana, no dia 21 de dezembro, os clipes escolhidos são três versões de Vem quente que eu estou fervendo da Duda Beat. As versões são as seguintes: Esquentando (Azul, lançada em 7 de janeiro de 2020), Quente (Amarelo, lançada em 16 de janeiro de 2020) e Fervendo (Vermelho, lançada no dia 30 de dezembro de 2019). Claro que a ordem de lançamento, não será a ordem de análise aqui no blog, já que quero construir uma linha de pensamento que passe por Esquentando, Quente e Fervendo, analisando as intensidades das cores e temperaturas. 

Apesar das diferenças estéticas e sonoras, as versões possuem algo em comum: a ficha técnica. A produção musical ficou por conta de Lux & Tróia; mixagem e masterização por Pedro Garcia; direção por Bruno Ilogti; produção pela O2 Filmes; produção executiva por Rafael Fortes e Flávia Zanini; direção de fotografia por Will Etchebehere; a direção de arte por Larissa Cambauva; montagem por Bruno Ilogti e César Brandão; pós produção/finalização por O2 Filmes; e produtora de som por Loud

Agora vamos para alguns números das três versões. A Fervendo foi a que mais teve visualizações com 1.255.014; seguida da Esquentando com 275.027 e da Quente com 235.626

O objetivo das três versões de Vem quente que eu estou fervendo de Duda Beat é representar os diferentes climas do verão brasileiro, passando por temperaturas mais amenas (22º à 25º), chegando até quentes (28º à 33º), até ferver a temperatura e o chão do asfalto (34º à 42º). Desse modo, as cores possuem papel fundamental para construir essa estória: cores frias (azul), até quentes (amarelo e vermelho). Isso sem falar do ritmo, iniciando com ritmos delicinhas, até chegar ao reggaeton e à um mais caliente e frenético. Veja as três versões agora na ordem que irei trabalhar:









Vixe! A temperatura subiu e está lá no alto! Mas vou descer um pouco essa temperatura agora...


Pegada das versões



Dá para perceber claramente que as versões são gradativas, não é mesmo?! Por isso não entendo porque a versão Fervendo foi lançada primeiro, mas acredito que o objetivo foi que o verão começasse com uma temperatura lá em cima no final de 2019! Mas nesse post falarei das versões de forma linear.

O objetivo é dar às boas vindas ao verão e entrar nele, aos pouquinhos. Por isso, começa com as pessoas de boinha, curtindo uma piscininha e a matinê em suas casas. Depois, com elas preparando drinks, vestindo biquinis, sungas e se divertindo na praia com guarda-sois, arminhas de bolha de sabão e muito protetor solar. Depois, elas aparecem mais à vontade nas ruas da cidade, no asfalto, em banhos de mangueira. 

No início, as pessoas estão bem tímidas com o verão, mas depois começam a se soltar e ficarem mais calientes. Isso pode ser percebido na primeira versão que as pessoas usam roupas de banho mais comportadas, enquanto na versão amarela biquinis e sungas mais curtos. Já na versão vermelha as pessoas ficam praticamente nuas, com seus corpos suados e quentes. 

Claro que a estética e o uso de cores também interfere diretamente nisso.


Estéticas e paletas de cores











As cores tem papeis fundamentais nas três versões, e se se fala em gradação de cores, elas se encaixam perfeitamente onde estão. O azul é uma cor fria, por isso é a principal da primeira versão; seguida do amarelo, da segunda; e do vermelho, da terceira.

O interessante é que cada uma das versões teve determinada cor como principal e que ditou o figurino, ambiente, cenário e acessórios delas. Na primeira, vemos o uso exacerbado de azul, na segunda de amarelo e na terceira de vermelho. Em uma rara vez, no caso da versão Esquentando, outra cor foi utilizada - o rosa - mas em harmonia com a principal.  

O uso das cores compõe até mesmo no aspecto visual e musical das versões. Na primeira, ficamos mais calmos, até por conta do ritmo musical; já na amarela, nos sentimos aconchegados por conta do uso da cor e do ritmo reggaeton; e na vermelha, nos sentimos vidrados, excitados e inquietos pelo uso da cor e do rimo musical frenético. E isso faz total sentido, uma vez que o azul nos produz calma e o vermelho inquietação (Embora existam estudiosos que pensem o contrário).

A partir de agora, veremos essas versões pormenorizadas.


Esquentando - Versão Azul



A versão apresenta um ritmo mais calmo e parado, mas já com figurinos e elementos de verão, como tiaras, água de coco, óculos de sol, biquinis, maiôs, garrafas d'água, piscina, boias, espreguiçadeiras e guarda-sois. O clipe inicia com uma temperatura de 22º, finalizando em 25º, o que significa que o clima está ameno, gostosinho e com raios solares. Bom para pegar uma piscina dentro de casa mesmo.

O clipe inicia com uma TV de tubo de marca "Duda Beat", com a imagem da temperatura de 22º e câmera se aproximando da tela (0:00 - 0:02). A seguir, vemos a imagem de um dos grandes símbolos do verão: a água de coco! (0:02). É ou não é o ícone do verão? Ainda mais se for bem geladinha... Depois corta para Duda Beat com roupas e adereços azul, seu nome e o nome da música em caixa alta grande. A câmera se aproxima até que a tela fique cheia (0:03 - 0:05). 

Assim, a parte musical cantada inicia com Duda em cima de uma boia rosa e dançarinas também. Perceba que a tela tem chiados, relembrando uma televisão antiga. Além disso, o contraste entre azul e rosa, deixou o clipe mais belo e elegante. As mulheres estão alinhadas e na transversal, no que parece ser uma piscina. A câmera as filma devagar e em slow motion, seguindo o ritmo da música (0:06 - 0:16). 



Entre 0:17 e 0:25 a câmera dá umas tremidas, de acordo com o ritmo da música. As mulheres ficam quentes e com a temperatura elevada em seus corpos, fazendo até mesmo gestos e tocando em seus corpos, como se sentissem a temperatura subir. A câmera filma de fora para dentro, de cima para baixo e se distanciando e se aproximando (0:25 - 0:33). Até que as garotas derramam garrafas d'águas em seus corpos, para aliviar o calor, com a câmera as filmando de cima para baixo (0:33 - 0:39). 



Entre 0:42 e 0:45 mostra a tela da TV com a temperatura em 23º, seguida de Duda rodeada por garotas, com a câmera de cima, girando em 360º. Aliás, o trabalho de filmagem e câmera não só dessa, mas das outras versões, é fenomenal e conversa bem com cada ritmo e pegada. 

A seguir, mostra as garotas na tela da TV passando protetor solar (0:46 - 0:47). Afinal, toda preparação para o verão é bem vinda e cuidar da pele é fundamental! No frame seguinte, a temperatura eleva mais um grau (24º) e as garotas ficam com mais calor ainda e a música sobe, sutilmente, seu ritmo (0:47 - 0:52). A seguir, a temperatura eleva mais uma vez (25º) (0:52 - 0:53), até que Duda olha com um olhar fatal para a câmera (1:01). 


Entre 1:02 e 1:03 Duda aparece na piscina com as garotas mexendo seus membros na água e a câmera as filmando de cima para baixo. Até que Duda e as garotas formam uma estrela com seus corpos na lateral esquerda do vídeo e câmera gira e se aproxima em close, em um efeito dinâmico (1:03 - 1:05). A seguir, elas formam a figura geomêtrica de losango e quadrado na água, com a câmera filmando de cima para baixo (1:06 - 1:09). 




Seguindo com as figuras geométricas, entre 1:10 e 1:16 as garotas formam uma estrela humana na água, lembrando bastante um sol no céu, com a  câmera abrindo a imagem. Ela abre cada vez mais a imagem, até que mostra a cena de forma panorâmica e ampla, com a câmera girando em 360º (1:16 - 1:30). Se antes só vimos o espaço da piscina, agora vemos ao seu redor, com espreguiçadeiras, guarda-sois e toalhas rosas, mostrando todo o contexto da cena.



Quente - versão amarelo



Na versão Quente há um ritmo mais rápido, dancinhas e coreografias, com outros elementos do verão, como bonés, sombreiras/viseiras, óculos de sol, bronzeador (Olha ele de novo!), guarda-sois, arminhas de bolha de sabão e areia que lembra praia. O clipe inicia a temperatura em 28º, passando por 32º e 33º. Com o calor aumentando, nada do que um bom drink, seu melhor biquini e sunga, protetor solar, boné e viseiras/sombreiras. É a hora de mexer esses corpinhos ao som do amado e conhecídissimo reggaeton! 

O clipe inicia com uma TV antiga de tubo de outro modelo em relação à versão anterior, com a indicação de temperatura em 28º. Há um barulho de buzina e imagens de picolés amarelos mergulhados no leite condensado e Duda de óculos de sol e roupa amarela (0:00 - 0:02). A parte instrumental inicia com muita animação e coregrafia de Duda (0:02 - 0:06), com os créditos iniciais em letras garrafais (0:07 - 0:09). 

Em 0:10 há interferências na tela, que lembram a primeira versão. Duda e as garotas dançam e fazem coreografias de acordo com o ritmo dessa versão. Veja os figurinos na tonalidade amarelo e gestos e movimentos, com o alinhamento das meninas na transversal (0:10 - 0:28). Há filmagens e cortes dinâmicos, enquanto as garotas dançam, se divertem e passam brozeador uma nas outras (0:28 - 0:44). Há até mesmo a representatividade de uma mulher com vitiligo na tela (0:44 - 0:45). 



A seguir, a temperatura eleva ainda mais, de 30º até 33º. Um novo cenário é apresentado, com Duda em cima de um solo que lembra areia de praia, figurinistas em toalhas pretas e guardas-sois branco e amarelo, com a câmera filmando de cima para baixo (0:45 - 0:48). As meninas, então, se aproximam de Duda e fazem figuras geométricas, como um hexágono e um círculo, que lembra um sol (0:47 - 0:54). O ritmo aumenta e, de acordo com a batida, as meninas se movimentam (0:54 - 0:57). 



Entre 0:57 e 0:58 um guarda-sol amarelo cobre Duda Beat, que é vista de cima para baixo pela câmera. Nos segundos 0:58 e 1:00 observamos frames rápidos e intensos, e entre 1:03 e 1:05 Duda e dançarinos vistos de cima, com a câmera se aproximando e se distanciando. 


A seguir, então, Duda está com uma arminha que solta bolhas. Nos frames seguintes, a cantora e os dançarinos estão no solo com varetas e brinquedos de verão, enquanto a câmera os filma de cima e em 360º (1:06 e 1:10). 


Duda fica de pé com os dançarinos e vemos imagens diversas, com a câmera girando em 360º em alta velocidade. 




Até que a câmera se distancia, mostrando o cenário de cima em visão ampla. Parece que eles estão no jardim de uma mansão (1:10 - 1:34). 




Fervendo - versão vermelho



Fervendo tem uma elegância sensual, a ponto de ferver até se esgotar e explodir sua energia. Há muita sensualidade e erotismo nessa última versão, com muitos giros e movimentos frenéticos de câmera. Outros elementos do verão são adicionados, como óculos, sungas, maiós, mangueiras d'água... A temperatura aumenta muito, a ponto de explodir! Começa em 36º, passando por 40º, 41º e 42º! 

No início vemos outro modelo de TV retrô, com a temperatura em 34º, com imagem de um ovo fritando e a temperatura aumentando, até 36º (0:00 - 0:02). Duda surge sensual e sedutora na tela de TV, com uma pessoa de luvas pretas em seu rosto (0:02 - 0:03); A seguir, vemos imagens sensuais de Duda e de dançarinos no asfalto com pouca roupa, cadeiras de sol e mangueiras, com a câmera dinâmica e rápida (0:03 - 0:14). A música começa com Duda cantando, diversas pessoas aglomeradas umas perto das outras com "mãos bobas" (Vale lembrar que o clipe foi gravado antes da pandemia do coronavírus) e garotas passando protetor solar nas costas uma das outras, em vários tipos de alinhamentos (0:15 - 0:25). 


À cada frame, o movimento de câmera torna-se mais rápido e frenético, chegando a doer os olhos de quem assiste (0:25 - 0:40). Duda bate no bumbum de um dos dançarinos, eroticamente (0:41 - 0:44), até que morre de calor e as pessoas passam a dar banho de mangueira umas nas outras, com a elevação de temperatura para 40º (0:44 - 0:59). 


A temperatura eleva-se de 41º até 42º, com Duda e os dançarinos com cada vez mais calor.



A câmera filma os dançarinos de cima para baixo, com eles em círculos e bastante harmonia e equilíbrio de cena. Perceba que há uma simetria nos frames, trazendo Duda sempre ao centro.  



O clipe vai finalizando, com várias performances sensuais e eróticas dos dançarinos, até que eles são filmados de dentro para fora, mostrando a rua. Há a contextualização que toda a versão aconteceu no asfalto, sendo possível ver as faixas de pedestre e os prédios (0:59 - 1:34). 



Letra



A letra foi escrita por Eduardo Araújo, em 1967, e interpretada por muitos cantores famosos, como Carlos Imperial, Erasmo Carlos e Roberto Carlos. Fique agora com alguns trechos e comentários.  

"Se você quer brigar
E acha que, com isso, estou sofrendo
Se enganou, meu bem
Pode vir quente que eu estou fervendo!
Pode vir quente, quente, quente, quente"

Faíscas e fogos trocados! Eita que relação amorosa para entrar em combustão! 


"Pode tirar seu time de campo
O meu coração é do tamanho de um trem
Iguais a você, eu já peguei mais de cem
Pode vir quente que eu estou fervendo"

Com essa eu tirava meu time do campo mesmo.


Música 


O single de Duda Beat é uma releitura em bregafunk da música, tão famosa na voz de Erasmo Carlos. A música traz relações ao carnaval, fevereiro e, claro, verão! A primeira versão é mais romântica, seguida do reggaeton e de um ritmo sensual. Não tem como ficar parado e colocar todas as versões para repetir em looping infinito!


Essa foi a forma de celebrar uma das estações mais bonitas do ano - o verão - e também o último Entre frames de 2021. Até o ano que vem, com muito mais! Fique agora com uma avaliação geral das três versões. J-J











 


Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Gostei das cores do clipe, bem bonitas e vibrantes!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Passando, vendo, lendo, elogiando e
    .
    Desejando um FELIZ ANO NOVO - 2022 -, extensivo à sua família.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Desejo um excelente ano novo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá Emerson
    Passando por aqui para te desejar um feliz ano novo, cheio das bênçãos de Deus, abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi
    não acompanho muito a carreira dela, mas já escutei algumas músicas.
    A Fotografia e as cores desses vídeos estão lindas.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a artista mas a descrição valeu, como sempre

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design