quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Entre frames #56: Shoulders - For king and country




E se Deus te carregasse em Seus ombros em sua fraqueza, doença e fragilidade?! É com essa premissa que o clipe Shoulders foi criado. O fato é que sempre Ele nos carrega em Seus ombros, independente do momento que estivermos passando. Shoulders foi lançado no dia 20 de março de 2015 e sua mensagem ainda ecoa nos dias de hoje. Um dos clipes mais vistos de For King and Country, com 58.242.911 visualizações e 345 mil curtidas atualmente, Shoulders é um curta-metragem que conta várias estórias que se conectam, com a atuação, inclusive, dos irmãos Joel e Luke. O clipe possui 5 minutos e 23 segundos

Com um aspecto estético bem próprio da banda, e que pode ser percebido em outros trabalhos audivisuais dos irmãos (Com tons azulados, lilás, roxo e rosa), o clipe conta estórias dolorosas, de perdas e provações na saúde. Em cada uma dessas áreas, há a atuação divina, interpretada por um Anjo Protetor que intercede em várias situações, levando até mesmo os personagens em Seus ombros. Não há como não emocionar-se com a história do clipe, bem como seus aspectos e efeitos visuais. Assista à obra:



Que tal irmos para as minhas considerações agora?


Estética


O clipe conta basicamente com essa paleta de cores acima. Algumas cenas possuem pouca luz, mas com esses tons tão incríveis e belos. O roxo, lilás, rosa, azul claro, azul marinho, entre outros, combinam entre si. Tais filtros tem as cores do céu ao entardecer e anoitecer e são naturais. 

Logo no início (0:00 - 0:05) vemos a beleza de cores azuis, lilás, rosa e roxo. O filtro celeste é algo bonito de ver, funcionando quase como um quadro pintado em vários tons e tintas, em um tom aquarelável. É quase como se fosse aqueles efeitos de aurora boreal, sabe?

As luzes e sombras dão um contraste incrível com essa paleta de cores, deixando mais em evidência o filtro, bem como a beleza das silhuetas. Isso ocorre, por exemplo, entre 0:30 e 0:31, quando Joel sofre com o luto da sua esposa e vemos uma cena belíssima de sua silhueta e sombras com o filtro lilás, rosa e roxo.  

As cenas na igreja tem uma estética diferenciada, quando há esses filtros e paletas de cores em menor evidência, já que a luz do ambiente é que ganha destaque (3:17 - 3:25). 


Introdução



A introdução do clipe conta com cenas diversas, enquanto a parte instrumental é tocada. Isso dura, exatamente, 41 segundos. Logo nos segundos iniciais (0:00 - 0:05), surge um homem com capuz em cima de uma montanha. Acredito que se trata de uma espécie de Anjo do Senhor, um protetor. Esse personagem será um dos principais do curta-metragem. A partir de sua posição, o Anjo do Senhor vê a cidade de cima para baixo, com aquele visual incrível que já falei no tópico anterior. 

No segundo seguinte (0:06), Joel dirige pensativo um carro. Presumo que ele tenha passado por uma situação adversa e difícil, que teremos mais detalhes logo à frente. Entre 0:07 e 0:10, há um fade in para a a próxima cena, com o protetor de pé, enquanto a frase "Será que a minha força vem das montanhas?" é entoada, seguida da resposta: "Não" (0:11). A montanha está ilustrada no clipe, mas não é dela que vem nossa força e socorro, e isso será trabalhado em todo o clipe. Na cena seguinte (0:12 - 0:15) o vídeo corta para uma sala de cirurgia em que um senhor está entre a vida e a morte, muito doente. Há um fade in para a cena seguinte e Luke e Joel respondem que a força deles vem de Deus, o criador dos céus e da terra. Nesse mesmo instante, o protetor se encontra nas montanhas (0:16 - 0:18).

Em seguida, Luke aparece no corredor do mesmo hospital onde o senhor se encontra (0:19 - 0:22). Ele interpreta um pai apreensivo que aguarda pela alta de sua filha recém-nascida. Em seguida, corta para o Protetor novamente, que está desarmônico na tela, na lateral direita. Parece que ele observa tudo que ocorre na terra, a partir das montanhas (0:22 - 0:24).  

Então é apresentado mais um cenário do clipe entre 0:24 e 0:26 - a igreja. Joel e Luke estão em um templo religioso e caminham por ela com a câmera os acompanhando. O jogo de luzes e silhuetas pode ser percebido, numa estética que já foi mencionada nesse post. Mais cenas dos personagens acontecem, como do senhor desacordado na maca e sua netinha chorando, desacreditada (0:27 - 0:29); o personagem de Luke de pé em um quarto, apreensivo com a recuperação de sua filha (0:30 - 0:31); e o personagem de Joel sofrendo com o luto de alguém, que ainda não sabemos quem é. 


O Anjo do Senhor, então, anda pelas ruas da cidade à noite, como se fosse agir nas situações mencionadas (0:32 - 0:35). Primeiro, Ele observa tudo do alto e depois parte para uma atitude efetiva. Perceba que o filtro noturno da cidade, contrasta com o branco da roupa do Anjo. A câmera o filma de frente, de costas, sempre com o centralismo e harmonia da tela. 

A câmera foca em Joel e Luke na igreja. Perceba que as luzes são mais evidentes, com algumas partes com fumaça esbranquiçada. Joel e Luke sentam-se no branco do ambiente e se preparam para a cantar a música (0:36 - 0:41). 


Desenrolar das estórias


Shoulders continua a desenrolar suas estórias. Enquanto Joel e Luke cantam, passam cenas no hospital dos familiares do senhor apreensivos com a cirurgia que estaria por vir (0:41 - 1:00). A netinha é a que mais sofre, não que os outros não sofram também. Preciso destacar o clima dramático da cena, a partir do jogo de luzes e sombras e até mesmo da escuridão do hospital.

Escuridão essa que pode ser percebida com Joel no cemitério em câmera slow motion (1:00 - 1:09). Ele segura um papel em suas mãos com a foto dele e de sua esposa (Aqui temos a resposta da pessoa pela qual ele está enlutado). Joel interpreta um esposo desolado, com medo do futuro, triste e perplexo. Será que ele seria consolado?! 

Ele sai do cemitério totalmente perdido. No frame seguinte, dirige, fica desatento e se envolve em um acidente de trânsito terrível. O carro capota em um efeito visual convincente e verdadeiro (1:15 - 1:22). O Anjo Protetor se aproxima do acidentado, a fim de salvá-lo (1:23 - 1:24). 


Assim, o Anjo Protetor passa a agir na vida das pessoas. A cirurgia do senhor começa de uma forma complicada, com o trabalho árduo dos médicos (1:29 - 1:38). Até que o Protetor interfere no centro cirúrgico, intercedendo pelo senhor e depositando uma carga poderosa nele. É interessante que o Anjo tem certa luminância, iluminando tudo ao redor de si (1:38 - 1:40). Já no local do acidente do personagem de Joel, o Protetor retira as peças do carro, impetuosamente, para salvá-lo, até que o carrega em Seus ombros (1:47 - 2:06). 

O ato de carregá-lo nos ombros, significa que há uma força divina que se preocupa com as dores, perdas e frustrações humanas, que é capaz de levar as pessoas em Seu colo, quando não conseguimos prosseguir e avançar.



Só existe uma pessoa capaz de carregar-nos em Seu colo. Só há alguém capaz de curar-nos, proteger-nos e sarar-nos. E esse alguém é Deus. Aliás, esses alguéns são Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo! A trindade oferece poder e transformação por meio dos Seus toques, aqui representado por um Anjo Protetor. Assim, mais transformações e cuidados desse anjo ocorrem nas próximas cenas.

Enquanto Joel canta "Tu conserta o quebrantado E trasforma meu choro em riso", surge a filha do personagem de Luke alegre, bocejando e saudável. Enquanto isso, o personagem de Luke surge emocionado e consolado de suas aflições (2:07 - 2:14). O Anjo Protetor segura o bebê em Seus braços, mostrando Sua misericórdia divina para aquele pequeno ser (2:18 - 2:26). 



Em seguida, a garotinha, neta do senhor, surge desolada e triste e o ser angelical toca em seu ombro, emanando uma luz branca de Seu corpo. Ela fica surpresa e o segue pelo hospital (2:31 - 2:39). Somente quem é tocado por Deus, sabe o efeito disso em sua vida. A pessoa fica mais confiante e cheia de fé. Imagina só, você estar aflito e ser consolado?! Imagina só você estar cansado e ser carregado nos ombros Daquele que pode fazê-lo descansar? Não há como permanecer inerte e parado. É por isso que a garotinha foi atrás do Anjo! 



Em 2:41, enquanto é cantado "Você carrega a minha fraqueza, minha doença, meu fracasso em Seus ombros", Joel coloca sua mão direita em seu ombro esquerdo em alusão à música. 


Conexão dos personagens


Após o Anjo Protetor carregá-lo, Joel surge na estrada, ainda com ferimentos e desacordado. Ele está confuso, mas muito bem física e mentalmente, enquanto o Protetor sai pela estrada no fundo da cena. Joel se levanta cantando e caminhando pela cidade (2:46 - 2:57). 

O ser celeste caminha pela rua, enquanto os personagens e estórias do clipe se encontram e se encaixam na história principal, por meio de frames rápidos e dinâmicos. Há imagens da garotinha, do Anjo Protetor de costas, dos personagens de Luke e Joe e até mesmo de Joe e Luke cantando e performando o trecho que diz "Minha ajuda vem de ti Não preciso ver para crer" (3:05 - 3:15). 

Atraídos pela trajeto do Anjo Protetor e seguindo um chamado e uma direção, os personagens se direcionam até uma igreja (3:17 - 3:25). A primeira pessoa que entra no ambiente é o Anjo Protetor, seguido dos outros (3:27 - 3:31). Há um fade in e vemos os cantores dentro do recinto (3:32 - 3:42). Os personagens abrem as portas da igreja, um clarão invade o ambiente e eles adentram (3:43 - 3:45). 



Ao entrarem, Joel e Luke percebem e viram para trás. Eles caminham e procuram sentar-se no banco. A garotinha se senta ao lado do seu avô. Acredito que ele sofreu uma Experiência Quase Morte (EQM) e por isso se encontra ao lado de sua neta (3:48 - 3:54) [O mesmo aconteceu com Meredity Grey na penúltima temporada da série, mas esse não é o foco desse post HAUSAUSAHSUAHUSA!]. O personagem de Joel continua a caminhar pela igreja, até que encontra sua esposa (3:55 - 3:58). O personagem de Luke caminha pela igreja e também se senta. 

A cena na igreja me lembrou as finais da série Lost, quando vários personagens se encontram em um templo. Eles experienciam e revivem momentos de suas vidas, se conectando uns aos outros, em um processo de redenção, transformação e elevação de alma. O mesmo ocorre nessa cena do clipe e nas próximas. É como se a igreja fosse um lugar de reencontros, curas, despedidas, redenção. Assim como na série, aqui há momentos dramáticos e emocionantes. 


A igreja no clipe é esse lugar de luz, proteção e conforto. O lugar onde vidas são transformadas, curadas e entram em novidade de vida. E é exatamente esses aspectos que são trabalhados nas próximas cenas. Entre 4:06 e 4:16 todos estão sentados nos bancos e aguardam algo acontecer. Há simetria, harmonia e alinhamento dos elementos. A câmera se aproxima e dá close nas pessoas. A câmera se movimenta pelo cenário (4:17 - 4:20), personagens cantam o refrão da música, com todo ímpeto (4:26 - 4:29). 



Os personagens se levantam dos bancos ainda cantando "Minha ajuda procede de Você"(4:29 - 4:43). A garotinha olha para o seu avó (4:43 - 4:44) e Joel olha para a parte de cima da igreja e vê o Protetor, quando a câmera sobe de baixo para cima do vídeo (4:45 - 4:47). 

Nesse ambiente espiritual que ocorreram as cenas de cura, redenção e misericórdia, finaliza com o Anjo Protetor no mezanino, com luzes ao redor. 



Cenas finais


O clipe continua com cenas diversas no hospital, como o bebê e o senhor com a saúde restabelecida e também com cenas de Joel, que agora curou-se do luto. Tudo isso ocorre após as experiências na igreja, lembra? A cena final é do Protetor na montanha, por meio de sua silhueta, sob um filtro natural com diversas cores quentes (5:16). 


Letra

Shoulders é um ótimo clipe e música. A canção foi uma das últimas composta para o primeiro álbum do grupo. Os primeiros versos foram sendo criados e a letra composta. Na letra vem a indagação de onde a força divina vem, quando se passa por lutas, medos e perseguições. Essa ajuda só pode vir de Deus. Fique agora com alguns trechos da música e meus comentários.

"I look up to the mountains
Does my strength come from the mountains?
No
My strength comes from God
Who made heaven and earth
And the mountains"
(Eu olho para as montanhas
Minha força vem das montanhas?
Não
Minha força vem do Deus
Que fez o céu e a terra
E as montanhas)

Os primeiros versos são totalmente bíblicos e mostram de onde deve vir nossa força: do criador de tudo! Até mesmo das montanhas! 


"When confusion's my companion
And despair holds me for ransom
I will feel no fear
I know that you are near
When I'm caught deep in the valley
With chaos for my company
I'll find my comfort here
‘Cause I know that you are near"
(Quando a confusão é minha companheira
E o desespero impede o meu resgate
Eu não temerei
Eu sei que Tu estás perto
Quando eu estou preso no fundo do vale
Com o caos de companhia
Eu encontrarei o meu conforto aqui
Porque eu sei que Tu estás perto)

Deus é onipresente, estando em todos os lugares, até mesmo num coração contrito e triste. Àquele que habita nos altos céus está atento ao sofrimento humano.


"My help comes from you
You're right here, pulling me through
You carry my weakness, my sickness
My brokenness all on your shoulders
Your shoulders
My help comes from you
You are my rest, my rescue
I don't have to see to believe that
You're lifting me up on your shoulders
Your shoulders"
(O meu socorro vem de Ti
Tu estás bem aqui, me ajudando
Tu carregas a minha fraqueza, a minha doença
Minha fragilidade, tudo em teus ombros
Teus ombros
O meu socorro vem de Ti
Tu és o meu descanso, meu socorro
Eu não tenho que ver para crer que
Tu estás me levantando em seus ombros
Seus ombros)

Quando as forças acabam, Deus vem e nos carrega em Seu colo, aniquilando todo cansaço e desânimo e nos dando novas perspectivas para seguir.


"You mend what once was shattered
And you turn my tears to laughter
Your forgiveness is my fortress
Oh, your mercy is relentless"
(Tu restauras o que já foi quebrado
E Tu transformas minhas lágrimas em riso
Seu perdão é a minha fortaleza
Oh, tua misericórdia é incansável)

Só o amor de Deus tem esse poder!


Música



A música tem um ritmo envolvente e emocionante, lembrando bastante as pegadas musicais de Greys Anatomy.

Esse foi o penúltimo Entre frames do ano. Até semana que vem com o último! J-J












Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Mais uma vez uma excelente descrição com pormenores de um crítico profissional

    ResponderExcluir
  2. Publicação que aplaudo e elogio. Trabalho informativo brilhante. Deixo votos de um FELIZ NATAL, extensivo a familiares e amigos/as. Muita Saúde, Paz e Amor.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Ótimo esse post

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia a música e o clipe, mas gostei muito da mensagem e da paleta de cores.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  5. desejo umas lindas e felizes festas bjs saude

    ResponderExcluir
  6. Ótima análise deste clipe. Adorei. Feliz Natal!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse clipe, mas adorei a análise. Boas análises por aqui sempre. Gostei!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada, Arthur, retribuo os votos de um Feliz Natal junto aos seus queridos.
    Um excelente 2022!
    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design