sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

9 filmes da 'Sessão da Tarde' que assisti


Eu cresci vendo programação da TV aberta e a Sessão da Tarde era um dos programas que tinha o costume de assistir. Na parceria do Jornalista ≠ de hoje eu e o Arthur Claro faremos uma homenagem à esse programa que já possui 47 anos na Globo (Daqui três anos fará 50) e nunca saiu do ar.

Resolvi selecionar 9 filmes do produto com o auxílio do Arthur que me forneceu um link com uma lista de todos os filmes e dias de exibições da Sessão da Tarde ao longo da história (Veja aqui). Fiz um recorte (e acredito que o Arthur fez o mesmo) de pesquisar filmes da década dos anos 1990, ou seja, de 1991 à 1999. Claro que não fiz o recorte a partir de 1991, pois era praticamente um bebê e não lembrava de nada. Outrossim, fiz de 1994 até 1999, que minha memória estava mais fresca.

A minha lista está nostálgica, divertida e remete diretamente aos dias que não tinha aula (Estudava à tarde) e assistia aos filmes da Sessão da Tarde. Minha memória afetiva acaba de me lembrar que muitas das vezes assistia o filme, enquanto caía um pé d'água lá fora, mas estava protegido no conforto do meu edredom e no meu sofá (Não vou entregar que idade eu tinha ou que idade tenho por questão de sensatez KKKK). 

Fiz de tudo para fugir do clichê, mas talvez não tenha conseguido de fato. Muitos dos filmes da minha lista você deve conhecer, e acredito que o Arthur também. O desafio será ele não conhecer nenhum, mas como ele tem 35 anos (Desculpa, Arthur, entreguei sua idade! HAHAHAHA!) é capaz dele conhecê-los. 

Enfim, vamos a lista agora. "Ela está cheia de diversão, confusão e muita risada" (Leia com a voz da narradora atual da Sessão da Tarde).


1- Super Mario Bros

Você não leu errado! Mas tem um live action desse jogo da Nintendo que marcou gerações. De 1993, o filme deu vida aos encanadores Mario e Luigi. Foi um filme trash. Lembro que na época, assisi na Sessão da Tarde e, apesar da pouca idade, já tinha senso crítico e o achei ruim para cacete. Contudo, a essência do jogo foi mantida, assim como sua estória principal.


2- Mudança de Hábito

O que seria da Sessão da Tarde sem esse clássico, não é mesmo?! Whoopi Goldberg interpretou um dos seus melhores papeis nesse filme. O que ela faz no coral de um convento deixa qualquer um boquiaberto. O filme fez tanto sucesso e é tão memorável que tiveram outras sequências. Além disso, uma das performances do longa foi reapresentada pelo grupo jovem da igreja que faço parte. Inesquecível!


3- Edward Mãos de Tesoura

Definitivamente esse não era um filme para criança, mas me aventurei e assisti. Está certo que o achava assustador e arrepiante (Se se tratando de Tim Burton não esperava outra coisa - mas na época não tinha a mínima noção de quem era Tim e qual era seu estilo), mas ele era também amável, delicado, tocante e romântico. 


4- Popeye

Acredito que é o primeiro (Se não um dos primeiros) filme de Robin Williams que data de 1981 e foi exibido por diversas vezes na Sessão da Tarde. Pensa numa produção que foi fracasso de tudo? Escalação de atores, direção, fotografia, edição e outra gama de coisas? Não tinha nenhuma noção de técnica cinematográfica, na verdade até que achei a produção entretida, mas o mesmo os críticos não podem dizer. E detalhe: também vi o filme em fita VHS! 


5- Os trapalhões e a árvore da juventude

O que seria da Sessão da Tarde se não fosse Didi Mocó e Cia, a rainha dos baixinhos e A lagoa Azul?! (Brinks! Esse último foi total zoação KKKK!). O fato é que os filmes de Renato Aragão embalaram os anos 1980 e 1990, inclusive acho que eles poderiam continuar produzindo longas. Tenho a estória de Os trapalhões e a árvore da juventude bem fresca na minha memória. 


6- Esqueceram de mim

Esse é um clichezão! Saudades de quando o Macaulay Culkin (Grave um áudio pronunciando o nome dele e me mande!) era fofinho e inocente. O filme fez tanto sucesso que teve o 2, 3, 4 e 5 e o mais novo - Esqueceram de mim no lar, doce lar da Netflix- mostrando que um verdadeiro clássico não morre jamais. Não tem filme de natal que combine mais com esse (E pode me apedrejar ou xingar muito no Twitter se pensar o contrário). O Esqueceram de mim 4 (2002) tive a oportunidade de assistí-lo no cinema com minha mãe (Velhos tempos). 


7- Um lobo na família


Esse é um clássico do programa, mas que não assisti nele, mas sim em um canal da TV fechada. De 1987, é um filme com muitas reflexões sociológicas, mas também com muita comédia e drama. Essa é uma das melhores comédias que já tive a oportunidade de assistir. Tanto é boa, que já a vi por três vezes. O filme também foi tema de uma das minhas provas orais finais do curso de Espanhol que fiz. 


8- Ghost: Do outro lado da vida


Quem nunca viu esse filme nos anúncios da Sessão da Tarde não sabe realmente qual é a pegada e identidade do programa vespertino global. Todas vezes que o assisto eu choro, me emociono e fico depressivo, seja por conta da estória, da pegada espiritual, por rever Patrick Swaze ou até mesmo por conta das músicas. Um filme memorável também com a grande Woopy Goldberg. 


9- Jumanji


Olha Robbin Williams aqui no post de novo! Esse filme de 1995 é nostálgico, mágico e criativo. Quem nunca teve vontade de entrar no jogo?! Eu sempre tive vontade de entrar e nunca mais sair! Jumanji teve remakes, mas confesso que gosto mais do raiz mesmo.



Essa foi a lista com alguns dos filmes da Sessão da Tarde que assisti. Confira a lista do Arthur e divirta-se. J-J

9 comentários :

  1. Olá, Emerson.
    Sessão da tarde era a melhor hora do dia hehe. Dos citados só não assisti Um lobo na família, nem nunca ouvi falar hehe. E meus favoritos são Mudança de hábito e Esqueceram de mim.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Olá... Vejo que você revelou a minha idade, nossa que coisa horrível, além disso me desafiou, para o seu desespero aceitei e digo que o filme 'Um lobo na família' que você trapaceou colocando que não passou na 'Sessão da Tarde' é o único que não assisti. Agora vou ver um jeito de você pagar 'castigo' deste desafio. Abraços.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Emerson, Esqueceram de mim é histórico. Obrigado pela visita e carinho. Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso. Desde já desejo um feliz natal com muita paz e saúde. Obrigado pela visita e carinho. Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso. Desde já desejo um feliz natal com muita paz e saúde.

    ResponderExcluir
  4. Olá Emerson e Arthur,

    Eu lembro de assistir Jumanji no domingo a tarde na globo.
    A TV aberta era o nosso principal canal de entretenimento. Agora, eu só não sabia que Super Mario e Popeye possuíam um live action (huahuahuahuahua).
    Sabe um que passava muito na Sessão da Tarde? A Lagoa Azul (huahuahuahuahua)

    KAROLINI BARBARA (BLOG)
    @karolinibarbara_

    ResponderExcluir
  5. O que seria da Sessão da Tarde sem Ghost e Esqueceram de Mim? Hahahaha! Adorei relembrar. :)

    ResponderExcluir
  6. Mudança de hábito, esqueceram de mim🤣 quem dá os nomes dos filmes no circuito comercial no Brasil merecia um óscar
    🤣

    ResponderExcluir
  7. Assisti boa parte dessa lista, o + visto foi Esqueceram de Mim. Amei o post.

    Feliz Natal e um 2022 maravilhoso!



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
  8. Eu já assisti grande parte dos filmes listados neste artigo. Eles são sensacionais.
    Porém o filme do Popeye eu nunca assisti. Eu gostaria de assisti para poder ter a minha própria opinião sobre ele.
    Vou dar uma olhada nos outros artigos.
    Um abraço.
    arquitetoversatil.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design