quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Quinta de série: O caso Evandro

Pode conter spoilers!




Quer série real e documental? Aqui no Quinta de série tem! Na edição de hoje falo da docusérie O caso Evandro da Globoplay. Criada pelo jornalista Ivan Mizanzuck, dirigida por Michelle Chevrand e Aly Muritiba e com roteiro de Angelo Defanti, Arthur Warren, Ludmila Naves e Tainá Muhringer, a produção estreou no dia 13 de maio de 2021, tendo 9 episódios, sendo um extra. O caso Evandro é baseado no podcast Projeto Humanos do jornalista Ivan (Ele dedicou uma temporada inteira somente para esse fato). A classificação indicativa da produção é de 16 anos.

A história real de Evandro Ramos Caetano, uma criança de 6 anos de idade que desapareceu em abril de 1992, no litoral do Paraná, é o foco da série. Pouco tempo depois, o garoto foi encontrado sem as mãos, olhos, cabelos e visceras e um grupo satânico confirmou que usou Evandro em um ritual macabro. Sinistro, não?! Na época, várias crianças haviam desaparecido misteriosamente e indicava que um pai de santo local era o responsável por esses sumiços. O caso ficou conhecido como As bruxas de Guaratuba e ganhou foco nos principais jornalísticos do Brasil. 



Tudo apontava para um caso de ritual satânico e logo nos primeiros episódios já existem confessos e culpados. Beatriz e Patrícia Abagge (esposa e filha do prefeito da cidade na época), além do pai de santo Osvaldo Marceneiro eram os principais. Na investigação, duas polícias antagônicas, que caminharam em lados opostos: o Grupo Tigre (elite da Polícia Civil do Paraná) e o Grupo Águia (Polícia Militar do Paraná). Além disso, o primo da vítima (Diógenes), ávido por solucionar o crime. 

Sete pessoas foram presas e confessaram o crime, concluído rapidamente, mas deixando várias dúvidas. Será que realmente elas eram culpadas no Caso Evandro?! Elas foram torturadas e o quebra-cabeça parecia que estava se encaixando, mas existiam vários revezes: a investigação não era congruente; Diógenes tinha muitos interesses pessoais e políticos com relação ao crime contra seu primo; dúvidas sobre o corpo encontrado; investigação rápida demais; sensacionalismo da mídia; e edição de fitas e materiais sob posse da polícia local. 

Esse foi um caso que teve repercussão nacional e a série mostra isso. O crime ganhou páginas e mais páginas de jornais, além de ocupar a programação televisiva. O caso na justiça durou por cerca de 30 anos e chamou a atenção do jornalista Ivan Mizanzuck que resolveu investigá-lo à fundo com um olhar apurado, bastante pesquisa e investigação que resultou na quarta temporada do seu podcast - o Projeto Humanos

Ivan realizou um trabalho primoroso no podcast, que foi transformado em áudio, vídeo e imagem com a série. A docusérie amplia o universo do podcast, dando fisionomia e aparência aos entrevistados, além de traduzir em imagens os fatos - inclusive tem simulações e encenações do crime incríveis, dignas de cinema e que lembram muito os simulacros que existiam no programa policial e jornalístico Linha Direta (Quem se lembra desse clássico dos anos 2000?!). 






O espectador mergulha na série logo no primeiro episódio e se prende na história. Não me lembro do caso pois tinha apenas três anos na época, mas a experiência da produção é imersiva. Mesmo sem conhecer, você se inteira de todos os fatos, a ponto de se abismar e entrar em pânico com tamanha crueldade com o Evandro. A fotografia, entrevistas, enredo e contrução da docusérie são impecáveis. Com certeza, uma das melhores séries desse ano, sem dúvidas. 

A série é repleta de entrevistados, como repórteres, jornalistas, culpados do caso, advogados, juízes, policiais, entre outros, o que enriquece o material por trazer vários pontos de vistas, lembranças, reconstruções e considerações sobre o caso. Ivan Mizanzuck é o narrador da produção e quem faz considerações plausíveis sobre os fatos, assim como detalha sua pesquisa de investigação que durou anos. 

A trilha sonora da série é incrível e trouxe a mesma vibe do podcast. Ivan criou músicas instrumentais em aplicativos sonoros e radiofônicos, ao trazer um ar misterioso e de suspense. Você se sente envolvido e perplexo também por conta da sonoridade, como pela história contada. Já a abertura foi muito bem produzida e montada. Assista-a:



Ivan é um incrível jornalista. O admiro por conta da sua perspicácia, olhar apurado, inteligência, avidez pela verdade e sua atitude incansável em investigar. Um dos melhores jornalistas que já vi! Confesso que não conhecia muito (Na verdade nada) do jornalista antes de assistir à série, mas depois passei à seguí-lo nas redes sociais. 



A repercussão da série foi tão grande que, após seu encerramento, um novo episódio foi produzido, trazendo revelações e reviravoltas sobre o caso e um dos depoimentos mais esperados de alguém que não havia sido entrevistado. A produção, assim, conseguiu responder seu principal mistério, mas não de forma óbvia e absoluta, pois ela não responde de fato. Os minutos finais tem muita poesia, emoção e estética, o que gostei pois foi um contraponto para uma história tão pesada. Até música autoral sobre o caso e os 7 culpados teve!



O Caso Evandro me ensinou que: não é recomendável acreditar no óbvio logo de cara; é preciso analisar todas as situações e pontos de vistas; não julgar a religião de ninguém é a atitude mais sensata a se tomar; a justiça humana é falha; é possível editar e esconder a verdade; existe o bom e o mau jornalismo; por causa de injustiças pessoas são condenadas; mães e famílias ainda choram as perdas de suas crianças, que hoje seriam adultas; a investigação apurada e profunda é a alma do jornalismo de sucesso; divergências e desunião são um perigo; e defender seus próprios interesses é uma cilada. Com tantos ensinamentos, acho que te convenci assistir essa série documental, não é?! Mas fica a advertência que a série tem muitos gatilhos, violência, atos criminosos e um conteúdo impactante. Conheça a docusérie que movimentou o país e se surpreenda. Uma das melhores que já assisti. Vale a pena ver esse trabalho de jornalismo investigativo em episódios. Até a próxima! J-J 




Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. O tema é muito interessante. Acredito que seja uma série muito comovente de ver.
    .
    Saudações natalícias
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Olá, Emerson.
    Eu confesso que não lembro dessa caso e acredito que não assistiria porque não sou muito fã de crimes reais.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Em cada 10 produções para streaming, pelo menos 8 são feitas para explorar o voyeurismo das pessoas.
    É a realidade. Temos de viver com ela

    ResponderExcluir
  4. passando para desejar felizes festas tudo de bom com muita saude bjs

    ResponderExcluir
  5. Deve ser uma série interessante por ser baseada em factos reais!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  6. sound good series....
    thank you for sharing your excellent review

    ResponderExcluir
  7. Deve ser uma serie muito boa, pois é baseada em fatos reais.
    Emerson, tenha uma boa noite.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei sabendo dessa série, mas não tive coragem de assistir.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  9. Tenho muitaaaa curiosidade de ver essa série!!
    Ainda mais por esse crime ter acontecido aqui no Paraná.
    Deve ser uma série bem pesada, ainda mais por ser real, mas também muito interessante.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gosto de séries baseadas em casos verídicos! Excelente divulgação, Emerson!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir
  11. não conhecia, mas parece boa.

    beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Esse formato de série não é meu favorito mas gosto muito de acompanhar casos reais. Na verdade, sei muito pouco sobre esse e só pela descrição dá para sentir um aperto no estômago. Vou tentar assistir.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design