quinta-feira, 7 de abril de 2022

Quinta de série: Retrospectiva 2021 - edição Globoplay

Pode conter spoilers!





No Quinta de série de hoje apresento a Retrospectiva 2021 - edição Globoplay. À exemplo do que foi realizado ano passado, foi criado uma edição especial da retrospectiva exclusiva para a plataforma de streaming da Globo. O produto teve certo tom documental, jornalístico e seriado e apresentou os principais acontecimentos do ano em três episódios que mostraram que o avanço da vacinação contra a COVID-19 permitiu que a vida voltasse ao normal. O projeto foi dirigido por Mônica Barbosa; com roteiro de Marcia Monteiro, Paulo Sampaio, Saulo de La Rue, Dimitri Caldeira, Eric Romar e Lilian Cavalheiro. Cada episódio tem a duração de 30 minutos em média.  

A série documental explorou temas como política, meio ambiente, comportamento, saúde, ciência, história e jornalismo em episódios bem montados e dinâmicos. Eis os títulos dos capítulos: Esperança, Democracia e Resistência



O primeiro episódio talvez seja o mais otimista. Após um ano de muitas mortes por COVID-19 e incertezas, a esperança surgiu: 2021 foi o ano da ciência e das vacinas contra o coronavírus. Um novo normal começava a se descortinar no mundo com a realização das Olimpíadas e de outras atividade, seja na cultura e/ou esportes. Aos poucos, reencontros foram possíveis, com as famílias e amigos. Teatros, cinemas e estádios reabriram as portas ao público. Uma ponta de esperança surgia, em meio à mais de 600 mil vidas brasileiras perdidas para a doença, entre elas, os atores Paulo Gustavo, Tarcísio Meira e Nicette Bruno. 

O Brasil somou mais de 140 milhões de pessoas imunizadas ao fim de 2021. Mas a variante Ômicron começava a assustar o mundo, juntamente com o aumento massivo nos casos de gripe fora de época. Em meio à esse cenário, mesmo assim, a esperança ainda estava lá!



O segundo episódio tem como tema central a política. Democracia trata sobre os governos democráticos que enfrentaram o autoritarismo em 2021. Golpes, ameaças às instituições e afrontas à liberdade de expressão foram insuflados por mentiras online. A CPI da COVID, a volta da inflação e a tensão entre os três poderes foram tratados nesse episódio. A Globo também deixou, mais uma vez, seu posicionamento político bem claro, demonizando o presidente do Brasil e dos EUA.

Na política, a tensão entre os poderes foi grande em todo o Brasil. Foi o ano em que a democracia ficou em risco e o alerta soou a partir de terras estrangeiras. Na maior potência do mundo, os EUA, 2021 iniciou com a invasão ao Capitólio. A economia girava timidamente, mas o fantasma da inflação surgiu. 



Resistência focou no meio ambiente, na natureza e na resistência humana. Foi o ano de inúmeras queimadas, desmatamentos, garimpo ilegal, agressões ao planeta e também aos homens. Racismo, homofobia, violência contra a mulher foram pautados. Foi o ano resistência, em que a vida mostrou sua força. Também foi mostrada a maior crise hídrica do país dos últimos 90 anos.

Talvez seja um dos capítulos mais tristes, por conta dos temas tratados. É mencionada até a agressão do DJ Ivys à sua mulher. É um episódio sem filtros que mostra a realidade como ela é. Será que na luta contra a missoginia, racismo e preconceito, conseguimos avançar?!

Retrospectiva 2021 - edição Globoplay tem imagens espetaculares, uma boa trilha sonora e edição. A Globoplay trouxe um conteúdo inédito e exclusivo criado apenas para a internet. 

Na TV a retrospectiva foi apresentada pelas jornalistas Glória Maria e Sandra Annemberg, do recém-inaugurado Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, como cenário. A linguagem da TV é um pouco diferente da da internet. O diálogo das apresentadoras é mais franco com os telespectadores. Elas incitam à reflexão, expõem seus pontos de vistas e criam discursos mais encorpados. Elas tem o papel de fazer com que o público relembre dos fatos mais marcantes de 2021. O texto para a TV também é diferente do da internet. É mais rebuscado e poético. Veja o que Glória Maria falou desse momento tradicional da Globo:

"A Retrospectiva é um momento de reflexão. É fundamental analisar o que aconteceu em relação ao mundo e ao que vivemos neste ano. É a chance que temos de ver como está caminhando a humanidade.”



Sandra Annemberg complementa essa ideia ao dizer que a retrospectiva tem o intuito de fazer um retrospecto:

"A Retrospectiva tem o papel de nos fazer olhar para trás, lembrar do que passou e aprender com tudo o que vivemos para conseguir olhar para frente de novo sem repetir os erros do passado, com esperança no futuro.”


Na TV, a retrospectiva foi exibida no dia 27 de dezembro de 2021, após a novela Um lugar ao sol. Com duração de 93 minutos, a retrô foi bem produzida com um cenário incrível, com luzes verdes e o glamour das jornalistas com seus vestidos deslumbrantes. 







Durante a gravação, as normas sanitárias contra a COVID-19 foram seguidas com distanciamento social e uso de máscaras pelos câmeras e pela equipe de produção. 




A versão exclusiva foi disponível também no dia 27 e contou com a participação de repórteres que estiveram presentes nas coberturas. Retrospectiva 2021 - edição Globoplay é uma nova forma de relembrar os fatos históricos do ano. Recomendo. J-J



Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. gosto dessas retrospectivas, ainda não assisti à essa da GP

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  2. Não assisti ainda, mas adorei essa dica. Gosto muito de assistir retrospectivas.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante a abordagem para falar da Retrospectiva. Me deu até vontade de assinar a Globo Play e assistir! rs

    ResponderExcluir
  4. As retrospetivas são sempre muito interessantes de ler..
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  5. Gostei de vê essa retrospectiva!
    Todas são boas!

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Não assisti Emerson, acho que já estava saturada de 2021 e não quis ver mais nada relacionado a esse ano. Hahaha! Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Emerson. Fico imaginando como será a do final do ano de 2022.

    ResponderExcluir
  8. Resumo de 2021: Covid, vacinas, covid, vacinas, covid, vacinas....
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  9. Ainda não assisti mas, é bom ver a retrospectiva.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  10. Nem assisti, tava tão arrasada ano passado.
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  11. Muito boa a retrospectiva. Adorei. Abraco!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Este tipo de documentário é de um profundo interesse, ajudando a recordar os acontecimentos do ano e a colocá-los em perspetiva...
    Gostei de ficar sabendo! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design