Pode conter spoilers
No Quinta de série de hoje apresento a Retrospectiva 2020 edição Globoplay, minissérie documental em cinco capítulos sobre um ano inesquecível e marcante como jamais foi visto na telinha. Lançada em 2020, a minissérie teve direção de Silvia Sayão, com roteiro de Angela Garambone, Cláudia Guimarães, Gisele Machado, Mariana Estill Sabino, Marislei Dalmaz, Paulo Sampaio e Saulo de La Rue. A produção foi criada exclusivamente para a Globoplay e foi totalmente diferenciada da retrospectiva tradicional da Globo na tv.
Retrospectiva 2020 edição Globoplay foi um retrospecto do ano histórico em que o mundo parou por conta da maior pandemia de toda a história. O ano do vírus, O ano da perplexidade, O ano da diversidade, O ano do fogo e O ano da incerteza foram os títulos de cada episódio, que focaram em determinados assuntos.
O ano do vírus tem como tema o coronavírus, a descoberta dos primeiros casos, a corrida científica pelas vacinas, a ação do vírus em todo o planeta e como cada país e governante passou a lidar com a COVID-19. O episódio é cheio de críticas ao atual governo brasileiro e aos cidadãos que não levam o vírus a sério. É um apanhado geral desde a descoberta do vírus até a corrida pelas vacinas, com dados estatísticos e números.
O ano da perplexidade destaca as crises política e econômica que abalaram o Brasil, bem como o radicalismo de discursos de personalidades políticas. O episódio teve o intuito de mostrar os efeitos da pandemia na política e na economia do Brasil. Foram focadas e apresentadas as falas polêmicas de Jair Messias Bolsonaro e outros.
O movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) é um dos destaques do próximo episódio, O ano da diversidade. O capítulo fez referências aos protestos contra a violência, racismo e todas as formas de discriminação e opressão pelas diferenças. Preconceitos contra negros, índios, pessoas LGBTQ+ e mulheres foram relembrados, por meio de casos e dados.
O ano do fogo deu destaque ao meio-ambiente, as queimadas que assolaram regiões importantes do Brasil, além das descobertas científicas e a exploração espacial. Foram apresentados dados tristíssimos de recordes de queimadas, assim como avanços científicos. Com a pandemia do coronavírus, a natureza tornou-se mais saudável e os animais passaram a viver em paz e o episódio mostra imagens incríveis de animais livres pelo meio ambiente.
O último episódio, O ano da incerteza, teve o intuito de mostrar a corrida pela presidência nos EUA, além das disputas comerciais globais e grandes conquistas. Ele também retratou as consequências da crise na política e na economia mundial.
A minissérie documental contou com a apresentação de Glória Maria e Sandra Annemberg, além dos repórteres Edney Silvestre, Isabela Assumpção e Renato Machado. Em entrevista, Glória Maria falou da minissérie:
“Vamos mostrar tudo o que aconteceu no mundo nesse ano que ninguém imaginou. Um ano de perplexidade.”
As imagens da minissérie estão espetaculares, a edição está primorosa e os temas de cada episódio são fortes e marcantes. Para Silvia Sayão, editora-chefe do programa, 2020 foi inesquecível:
“Foi o ano mais dramático deste século, com cenas inéditas na história do mundo ocidental. As grandes cidades esvaziadas e a população recolhida em confinamento são apenas algumas das imagens nunca antes registradas.”
Para Sandra Annemberg, 2020 foi marcado pela terror e perpexidade:
“Foi um ano de muito medo e de reflexão para entender o que é realmente importante. Um ano para elencar prioridades. Nosso trabalho, bastante difícil por sinal, é resumir esse ano em cinco episódios.”
Já o repórter Edney Silvestre disse o seguinte:
“Esse foi um ano muito mais sombrio e assustador em alguns aspectos, mas que nos tornou mais solidários e nos fez acreditar na esperança.”
A Retrospectiva 2020 edição Globoplay teve o intuito de mostrar que 2020 não teve apenas a pandemia como tema. É certo que ela foi o que dominou e está dominando atualmente, mas outros grandes temas pipocaram no ano histórico.
O formato exclusivo da Globoplay teve uma linguagem diferenciada em relação à retrospectiva no canal aberto, material exclusivo no streaming, além de ser mais amplo, com episódios de longa duração em torno de 40 minutos cada, enquanto a retrospectiva na tv foi de apenas 50 minutos.
O programa desenvolvido por antecedência pelo jornalismo da rede Globo foi realizado com a maior qualidade possível, seja de materiais, entrevistas, imagens e pesquisa, seja no âmbito técnico. Ele funcionou como se fosse uma série, em que cada episódio possuiu um tema e um enfoque, mas também como um produto documental, histórico e jornalístico.
Mesmo procurando ser a mais imparcial possível, a Rede Globo apresenta suas opiniões fortíssimas seja na política, sociedade ou economia e isso fica muito visível nos episódios, reportagens e nos enfoques dados. A apresentação de Sandra e Glória é interessante e instigante, as narrações dos vídeos foram bem escritas e colocadas e o trabalho de filmagem chega a ser cinematográfico.
2020 foi um ano memorável e a Globo fez com que jamais me esquecesse dele com essa minissérie documental em que pude relembrar as falas polêmicas, os fatos dolorosos, as cenas inesquecíveis e as imagens impressionantes.
Retrospectiva 2020 edição Globoplay pode ser assistida na maior plataforma de streaming brasileira. J-J
Por: Emerson Garcia
Emerson, lembro que quando eu era mais nova, amava assistir essa retrospectiva da Globo. :) Não sabia dessa minissérie e acho que mais para frente vou querer assistir, com certeza. Ainda mais que a Sandra traz tanta leveza, que mesmo sendo notícias tristes, sei lá, passa uma confiança, sabe? E nossa 2020 vai ficar marcado na história mesmo. Mas espero que todos possam tirar lições importantes. E que a empatia e o amor/respeito ao próximo sejam atitudes mais presentes no dia a dia. ♥ E feliz dia do jornalista atrasado!! ^^
ResponderExcluirBeijos, Carol
www.pequenajornalista.com
Muito interessante e quanto não será daqui a meio século rever este tema... Como estará tudo, o que se terá passado entretanto?
ResponderExcluirMuita saúde.
Abraço
😉
Olhar D'Ouro - bLoG
Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subscrevam
uma retrospectiva de 2020 esse ano horribilis, só se for para rever tudo aquilo que nós perdemos a começar pela nossa Liberdade!!!
ResponderExcluirxoxo
marisasclosetblog.com
Eu não tenho a globoplay, mas com certeza deve ser muito interessante assistir essa retrospectiva...
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Acredito que seja uma série fascinante de assistir.
ResponderExcluir.
Abraço poético.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
oi Emerson não vejo o dia de chegar a retrospectiva de coisas boas.
ResponderExcluirQue ano difícil, né Emerson? Acho que essa retrospectiva de 2020 é uma das primeiras que eu não faço questão de assistir, dá até medo de relembrar tanta desgraça/tristeza. :(
ResponderExcluirNem acompanhei a retrospectiva porque achei o ano tão pesado.
ResponderExcluirBig Beijos,
Lulu on the sky
Nem sei se quero assistir essa retrospectiva e lembrar de um ano que foi tão triste. Mas legal você falar dela por aqui.
ResponderExcluirhttps://www.biigthais.com/
Beijoos ;*
Não conhecia essa minisérie. Obrigada por esta partilha. :) Bom fim de semana.
ResponderExcluir--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
O ano de 2020 foi realmente muito marcante... foram tantos acontecimentos, né?
ResponderExcluirBeijos
http://coisasdediane.blogspot.com
Olá, Emerson.
ResponderExcluirEu não acho a Globo imparcial não, mas com um governo desses nem tem como hehe. E também não vi outra coisa, principalmente nos jornais deles que não fosse o vírus. Mas achei muito interessante essa retrospectiva.
Prefácio