quarta-feira, 14 de abril de 2021

Post-resposta: uma playlist de presente para o Emerson


No post de hoje quero agradecer ao Arthur Claro por ter criado uma playlist de presente para mim mesmo não sendo o meu aniversário no dia 03 de junho de 2020. As músicas selecionadas foram todas brasileiras nos ritmos MPB, samba, pop e pop rock. A lista não apresenta músicas recentes, mas que fizeram história nos anos 1980 e 1990. Foram 17 músicas selecionadas, ouça-as:



(Pode ser que a playlist não abra. Não sei o que houve, mas para conferir as músicas basta entrar nesse post)


Ele me presenteou com músicas desde Legião Urbana até Raul Seixas; de Elis Regina até Tribalistas; de Lulu Santos até Zeca Baleiro; e de Cartola até Blitz.

A lista do Arthur Claro tem vários artistas que fizeram sucesso no ano de 1976 (Preciso me encontrar do Cartola), nos anos 1980 e 1990 no rock nacional, BRock (como ficou conhecido o rock'n roll cantado em português) e no surgimento de novos estilos. 






Para entender o som dos anos 1980 é necessário fazer uma reflexão sobre o período que o Brasil passava, com a transição da ditadura para a democracia. É por esse motivo que as letras eram contestatórias, liberais e imprimiam a realidade da época. Nasci em 1989 e vivi justamente nessa transição de poder, ideias e da explosão de músicos.

No Rio de Janeiro nos anos 1980 destacaram-se bandas com apelo romântico como BlitzKid AbelhaBarão VermelhoParalamas do Sucesso (com a música Lanterna dos afogados), Lobão e Lulu Santos. O interessante é que a lista de Arthur tem Blitz e Lulu Santos. 

Não posso deixar de destacar a ascensão de Tim Maia (Meu pai adorava), Elis Regina e Legião Urbana. Os três fazem parte da incrível lista do Arthur!

Os anos 1980 me traz muitas nostalgias, apesar de eu não o tê-lo vivido. Quem se lembra dos cortes de cabelo triangulares ou quadrados e dos filmes de ficção científica? Ou do estilo das roupas e das produções culturais? Os anos 1980 marcaram muito, principalmente pelas músicas - verdadeiros clássicos cantados até hoje.



A lista também tem músicas dos anos 1990, mas em menor número. Musicalmente, foi uma década rica também com muito rock nacional e MPB.

Falando em MPB, não posso deixar de citar a brasilidade da lista com Novos Mutantes, Cazuza, Raul Seixas, Alceu Valença, Zeca Baleiro, Zé Ramalho e Ney Matogrosso. 

A lista do Arthur Claro presenteada a mim é para ser ouvida com aquele ar de homenagem à música brasileira dos anos 1980 e 1990. A lista tem muito do que conhecia e até mesmo do que o Arthur me apresentou. Foi ele quem me apresentou, por exemplo, a coleção O grande encontro com os fabulosos Alceu Valença, Zé Ramalho e Elba Ramalho.




Esse foi o post de hoje. Um post-resposta. Agradeço ao Arthur por essa lista incrível! 

E você, gostou da lista que o Arthur preparou para mim? J-J


Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Muito boa as escolhas

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  2. Admiro as suas postagens,são muito interessantes.
    Tenho andado um pouco afastada desde o falecimento do meu marido, estou voltando.
    Continuação de boa semana com saúde

    ResponderExcluir
  3. Oi Emerson, bom dia!
    Que ideia mais legal do teu amigo, presente super merecido e de bom gosto. Parabéns p/os 2!
    Bjsss amigo

    ResponderExcluir
  4. Olá, Emerson.
    Que legal. Eu sou mais dos anos 90, mas gosto das duas décadas. Acho muito melhores que as atuais na verdade hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Adorei esta playlist que é também da minha geração. Ai a lanterna dos afogados dos Paralamas do Sucesso! Elis Regina! Até Tim Maia. Quanta coisa boa desse lado do Oceano.

    Obrigada! Já vou passar a manhã a ouvir.

    Beijinhos,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, quem tem um amigo assim tem tudo!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Émerson, a música dos anos 90 é muito boa. Adorei as escolhas.
    beijos
    CHris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  8. Não consegui aceder à play-list... mas tentarei noutro dia! Anos 80/90 tiveram musicas e bandas sensacionais!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design