Produções cada vez mais tem investido na interatividade com os seus diferentes públicos. Elas utilizam instrumentos e plataformas, criando interação e diversos conteúdos que vão além da telinha. Com essas ações, elas criam engajamento e promovem o sucesso.
A novela Amor sem igual (2019) soube utilizar muito bem instrumentos e plataformas para promover a produção, criando um engajamento digital no Instagram, em um fórum da RecordTV e até mesmo promovendo um programa de reabilitação da Universal, dona da empresa.
Nesse post falarei mais dos instrumentos empregados, como a interação foi realizada por meio deles e sobre a criação de conteúdos em cada um. Vem, comigo!
Bras Talentos Esportivos
Com o intuito de criar um conteúdo que fosse além da trama, foi criado um Instagram da escolinha de futebol da novela: a Bras Talentos Esportivos. O perfil foi um espelho de como a escolinha atuava e qual trabalho fazia na novela. A descrição no Insta diz o seguinte: perfil oficial da Bras Talentos Esportivos, gerenciamento esportivo, agenciamento de talentos e líder de mercado.
O conteúdo era sempre atualizado com os eventos que aconteciam na trama, por meio de fotos bem produzidas e legendas que informavam sobre a empresa. Veja o post a seguir:
Os destaques eram sempre utilizados para oferecer informações e algum tipo de interação com os seguidores e acompanhantes da novela. Por meio dos destaques apresentou-se os novos talentos do time; informações sobre um amistoso entre o Bras e o Gusmão; um guia prático do jogador; vídeos das habilidades dos jogadores em campo; e até mesmo os craques que fazem sucesso dentro e fora dos campos, com a apresentação de diversos personagens.
A ideia do perfil foi tornar a relação com o telespectador mais informativa e interativa. O interessante é que o perfil do Instagram tornou a Bras Talentos Esportivos algo mais sério, real e próximo do público. Tanto é assim que a Bras teve um jogo com um time real - o Canaã Esporte Clube (@canaasportclube) em um episódio, sem contar ainda com a participação na novela do influenciador esportivo Junior Manella (@juninhomanella), criador do Vosso Canal (@vossocanal.ofc).
O interessante é que quando tinha uma cena do Bras Talentos Esportivos, surgia o endereço do Instagram, assim como quando surgiu o Canaã Esporte Clube e Junior Manella na tela.
Vício tem cura
Para dar base ao tratamento químico do personagem Antonio Júnior, foi apresentado um projeto da Universal chamado de Vício tem cura (@viciotemcura). O personagem aceita ao tratamento e fica internado em uma casa de recuperação real da igreja Universal.
Nas cenas em questão foram apresentados o Instagram e site oficiais do Vício tem cura, mostrando seriedade com o tema. Ao acessar os endereços você tem acesso ao trabalho do projeto e o conhece mais de perto. Você conhece o que é o projeto, os tipos de tratamento e os locais de tratamento.
Apresentar esse tema social de vícios em drogas e ainda oferecer ajuda real para quem precisa foi uma atitude acertada da RecordTV.
Escola do Amor
Até mesmo o programa da RecordTV The Love Scholl - A Escola do Amor foi veiculado na novela em uma cena de mais de cinco minutos.
Na cena em questão, Cristiane Cardoso, apresentadora do programa, apareceu junto ao marido, Renato, na televisão da família de Oxente. Na história, a personagem Maria Antônia enviou um email ao programa pedindo um conselho amoroso. Os familiares da influencer percebem que o caso divulgado por Cristiane Cardoso se referia à filha de Oxente.
Essa ação foi uma tentativa de fazer uma propaganda do programa que vai ao ar aos sábados na RecordTV (Por meio também do site virtual), além de agregá-lo à trama de Cristiane Fridman.
Fórum dos apaixonados
Os produtores criaram um fórum para as dúvidas e aventuras amorosas da personagem Maria Antônia, o Fórum dos apaixonados. Por meio dessa plataforma a personagem se comunicava com os leitores do site, que a aconselhavam positiva e negativamente sobre seus questionamentos.
A comunicação virtual entre Maria Antônia e os leitores surgiam nas cenas da novela, tanto por meio de mensagens suspensas, como pela narração por meio de vozes femininas e masculinas.
A interação com o público era real. Este participava por meio de comentários e de votações.
Engajamento digital
O engajamento digital da novela Amor sem igual foi interessante e só veio agregar à trama. Os produtores e a criadora da novela souberam utilizar plataformas, redes sociais e outros programas para aumentar o conteúdo.
E você, acredita que o engajamento digital é uma realidade nas produções? Diga nos comentários. J-J
Por: Emerson Garcia
A vida na sua globalidade é composta de mudança e evolução. Umas ações para pior, outras, em maior quantidade, para melhor. Ainda bem que as novelas estão na ação melhor. Mais uma bela publicação que muito elogio.
ResponderExcluir.
Uma semana feliz. Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Uma forma inteligente de chegar a outro publico.
ResponderExcluirBoa semana
Coisas de Feltro
Não sabia dessas ações, Emerson. Acho que todas as ideias foram uma ótima forma de se reinventar. E unir o útil ao agradável, né? Tipo ajudar pessoas que precisam e promover programas da emissora também, mas sempre com algo que ajuda de fato. Eles mandaram bem e acho que podem usar outras vezes também. ♥
ResponderExcluirBeijos, Carol
www.pequenajornalista.com
Nós sempre soubemos que a TV podia ser muito mais do que uma propagadora de obras culturais, informação e etc., né? Com a - digamos - revolução tecnológica, ainda em curso, estamos a ver as mudanças que estão sendo realizadas, no sentido de ampliar a relação da TV com os espectadores e com a sociedade.
ResponderExcluirBeijão
Oi Emerson,
ResponderExcluirA ideia parece ser bem legal, mas eu não assito novelas há muito tempo. Sou viciada em séries, mas não consigo ver novelas.
Beijos
Uma novela bem actual! Adorei ficar a saber o conceito e conteúdo que a inspirou!
ResponderExcluirInfelizmente, de há algum tempo para cá, deixei de acompanhar novelas... com alguma pena minha...
Excelente abordagem da matéria, como sempre, por aqui!
Um grande abraço!
Ana