segunda-feira, 19 de abril de 2021

Top 7 praias de Porto de Galinhas - PE



De 01 à 08 de fevereiro desse ano fiz uma pequena viagem para Porto de Galinhas (PE) com a minha família. Foi uma viagem sensacional e maravilhosa, em que pudemos aproveitar as belezas pernambucanas. Montamos um roteiro diário, com atividades diferentes e únicas. Preciso destacar que tomamos os cuidados e precauções, tendo em vista o tempo de pandemia que estamos vivenciando.

Visitamos 7 praias, cada uma com sua beleza, diferencial e especificidades. Tiveram praias que se tornaram nossas favoritas, tanto que as visitamos mais de uma vez. Já outras, passamos não mais de uma ou duas vezes. Existem praias para todos os gostos: com piscinas naturais, com mares, com ambos, com mar calmo, mar bravo e mar ameno, entre outros.

A partir de agora faço o meu top 7 com as praias de Porto de Galinhas que mais gostei - indo das que menos gostei, até para as que mais gostei. 


7- Praia de Maracaípe


Ocupando a última posição está a Praia de Maracaípe. É certo que ela é uma praia linda, mas não é adequada para turistas comuns. Na verdade, ela é o point dos surfistas e outros esportistas. Localizada a três quilômetros do centro de Porto de Galinhas, é uma das praias mais perigosas, tanto que foi a única que fomos que conta com salva-vidas.

Para quem curte ficar dentro d'água e curtir a praia, não é o local mais adequado dentre as praias de Pernambuco. 


6- Praia de Boa Viagem


Essa foi a primeira praia que visitamos. A Praia de Boa Viagem, mencionada em uma música do cantor pernambucano Alceu Valença, tem uma beleza estonteante por conta do azulão de sua água. Visitamos a praia só de passagem, pois tínhamos acabado de chegar em Recife.

A Praia de Boa Viagem me lembrou bastante a de Copacabana no Rio de Janeiro. A praia recifense é a praia urbana mais famosa da cidade do Recife e possui cerca de oito quilômetros de extensão. 


5- Praia do Cupe


É uma praia ideal para quem é apaixonado por mar e por quem curte um lugar mais tranquilo, com poucas pessoas. Fomos na Praia do Cupe no final da tarde, quando a maré estava alta e por isso não aproveitamos tanto a praia. Mesmo com o mar bravo em alguns períodos, é possível encontrar trechos mais calmos, ideais para banhistas.

A praia possui quatro quilômetros de extensão e fica situada entre a Praia de Muro Alto e o centro de Porto de Galinhas. 


4- Praia de Porto de Galinhas


A praia mais popular de Porto de Galinhas por estar localizada no centro de Porto de Galinhas e ter uma estrutura turística e econômica bem consolidada. Foi uma das praias que mais visitamos, embora não tenha sido nossa praia preferida. 

A Praia de Porto de Galinhas conta com lindíssimas piscinas naturais. O mar é variável, dependendo de um trecho ou outro. Na praia é possível realizar passeios incríveis de jangadas, onde é possível explorar o mar em mais diferentes pontos. 

A praia chama a atenção por conta dos corais e das pedras que formam as piscinas naturais. Além disso, também é possível encontrar conchas do mar lindíssimas e diferentes. 


3- Pontal de Maracaípe


Chegamos ao nosso top 3! O Pontal de Maracaípe faz parte da Praia de Maracaípe (Já falada), mas fica alguns quilômetros a frente. O pontal conta tanto com piscinas naturais, formadas pelas ondas, como por mar. Em determinado momento do dia, as piscinas secam e é possível caminhar sobre a areia. Em outro momento, o mar volta a encher. 

Além disso, preciso destacar um dos melhores pôr do sol que já vi em Pontal do Maracaípe. Ao final do dia, em determinado trecho é possível ver essa beleza natural, além de aproveitar o rio formado a partir da praia. 



Em Pontal de Maracaípe você pode realizar passeios de buggy e de jangada por um preço bem bacana. 


2- Praia dos Carneiros


Em segundo lugar nesse top 7 está a incrível Praia dos Carneiros, que fica no município de Tamandaré, cerca de sessenta quilômetros de Porto de Galinhas. A praia possui mar calmo, água esvedeada e paisagem de cartão postal e até mesmo de novelas globais. 

Eu e minha família tivemos a oportunidade de passear de catamarã (espécie de embarcação) e passar por vários pontos turísticos, incluindo a igrejinha ou a Igreja de São Benedito - uma pequena capela de frente para o mar que faz sucesso nas redes sociais e já foi locação para a produção global Verdades Secretas. Em certo ponto da viagem, fizemos parada em um lugar onde ficamos 10 anos mais jovem com uma espécie de argila.

A Praia dos Carneiros pode ser acessada pelo Bora Bora e pela Prainha de Carneiros. Enquanto aquele tem preços mais salgados, esse tem preços mais em conta. Acabamos por optar pela Prainha de Carneiros. 


1- Praia de Muro Alto


Em primeiríssimo lugar, sem sombras de dúvidas, está a Praia de Muro Alto, localizada a doze quilômetros do centro de Porto de Galinhas. A praia é ideal para quem curte mar no estilo piscina, ou seja, sem ondas. 

A Praia de Muro Alto possui esse nome por conta de um enorme muro de corais e recifes que faz com que as ondas quebrem antes de chegar na areia. Por isso, o mar é manso e calmo. A Praia de Muro Alto não é tão movimentada como a Praia de Porto de Galinhas e é ideal para quem quer um programa sem muita aglomeração.

Na Praia é possível andar de caiaque e explorar toda a imensidão das piscinas naturais, visitando até mesmo o muro e vendo as ondas mais de pertinho. Essa aventura pude fazer com minha família e adorei.


Esse foi meu top 7 de praias de Porto de Galinhas. Com certeza foi uma viagem inesquecível. Pretendo fazer um post mais a frente sobre o que fazer no centro da cidade e os melhores restaurantes para se visitar.

E você, já conhecia Porto de Galinhas? O que achou das praias? J-J


Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Pelas fotos partilhadas, acredito, que tenha sido um passeio majestoso.
    .
    Um dia feliz … abraço poético.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Que praias lindas, quero muito conhecer :)

    http://www.meblog.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Belíssimas praias. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oiee amigo! Essa viagem deve ter sido maravilhosa. Porto de Galinhas tem praias lindas mesmo. Quero visitar e fazer um mergulho para ver os corais.

    Beijos,
    Paloma Viricio💙💫

    ResponderExcluir
  5. Seria maravilhoso poder apreciar cada praia do nosso Brasil, conhecer cada paisagem e vivenciar vários momentos. Amei conhecer um pouquinho das praias aqui.
    Abraços.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Boa noite meu querido amigo. São lugares que eu quero conhecer. Se eu soubesse que você iria, encomendava uns chaveiros para minha coleção. Tenho um de Porto de Galinhas.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela viagem por praias maravilhosas. Quero muito ir um dia ao Forte de Tamandaré.

    ResponderExcluir
  8. Conheço só pelo nome. E sei que é um pequeno paraíso, muitos portugueses visitam.
    Abraço
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  9. OI Émerson, que viagem mais linda. Conheço algumas dessas praias. Mas sabe que eu não tive sorte em Porto de Galinhas? Já fui três vezes e em todas peguei tempo ruim e maré cheia. Preciso voltar para ver essa beleza.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  10. Adorei este seu Top... e muito especialmente a sua Praia de eleição, que eu desconhecia por completo... e que me fascinou, com essas águas calmas de azul turquesa! Adorando viajar por aqui... e descobrindo mais um pouco das maravilhas, do Brasil! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design