quarta-feira, 27 de abril de 2022

Graças à tecnologia, meu sentimento nostálgico por 'Chaves' reapareceu


Recentemente fui tomado por um sentimento de nostalgia. É que um cormecial do serviço de streaming da DishLatino, lançado no dia 23 de março, trouxe o famoso personagem Chaves, garoto órfão que mora em uma vila, de volta. Talvez você já tenha muito tempo que não o vê, já que ele saiu do ar devido à questões comerciais, mas graças à tecnologia Deepfake isso foi possível. E essa tecnologia surpreendeu a todos e encheu diversos corações de felicidade e nostalgia!

O Deepfake recria ou altera digitalmente o rosto de uma pessoa, modificando características faciais mesmo durante movimentos. Essa Inteligência Artificial (IA) é usada para fazer montagem, substituindo rostos e vozes em vídeos realistas. O termo surgiu em dezembro de 2017, quando um usuário do Reddit utilizava softwares de deep learning e aplicava os rostos que queria a clipes já existentes. 



O vídeo com "El Chavo del 8" foi criado totalmente de forma virtual. Isso quer dizer que não foi utilizado nenhum material gravado anteriormente por Roberto Gómez Bolaños, até porque tem toda essa polêmica de direitos autorais rolando. Então, de certa forma, o trabalho foi mais intenso, já que não há cenários ou cenas já gravadas. Isso quer dizer que tudo foi criado do zero, em um trabalho que contabilizou mais de mil horas ao longo de 41 dias

O comercial se chama Icons e faz parte de uma campanha chamada Latino like you (Latino como você, em tradução livre). Ele foi criado para promover o orgulho e a identificação dos usuários. Além do ícone Chaves, a campanha ainda conta com a participação de Eugenio Derbez, um dos atores de comédia mexicanos de grande destaque nos tempos atuais. 

O vídeo foi filmado na Cidade do México e contou com a direção de Matias Moltrasio. Ele começa com Chaves dentro da TV, como em um episódio tradicional da série. Como de surpresa, o Chavinho sai de trás da TV e começa a conversar com Eugenio, sentado no sofá. Assista:



Chaves diz para Eugenio, parecendo sua voz real: "Eugenio, continua me assistindo como quando era um menino?". Eugenio diz: "Chaves? Claro, você tem me acompanhado por toda a vida". O diálogo continua com Eugenio explicando sobre o serviço e streaming e finalizando com o famoso: "Isso, isso, isso"

A aparência de Chaves está incrível e bem convincente. Parece, mesmo, uma imagem real do menino órfão tão amado por todos. Desde o vestuário, às expressões faciais, tudo está bem redondinho. 

Segundo a diretoria da DishLatino, reviver Chaves foi uma forma de homenagem às raízes e cultura latina. Veja o que Alfredo Rodríguez, vice presidente do Centro Latino de Excelência da Dish Network, disse:

“Na DishLatino, nos sentimos afortunados por servir como um elo entre a comunidade hispânica e os elementos culturais que são importantes para nós, como nossa língua, nosso entretenimento e nossas tradições.”



Somente a tecnologia tem essa capacidade de reviver ícones e fazer com que eles estejam juntos de outros também. Veja o que o filho de Bolaños e diretor executivo do Grupo Chespirito, Roberto Gómez, falou:

“Fico espantado como, por meio da tecnologia, dois ícones da nossa cultura podem se reencontrar. Meu pai tinha grande admiração pela coragem de Eugenio de fazer coisas novas. Eles fazem parte do longo caminho que a comunidade latina tem percorrido.”


Quem nunca riu das piadas do programa, por mais que você já soubesse o que iria acontecer? Ou das trapalhadas do Chaves e seus bordões, como "Ninguém tem paciência comigo"? Um verdadeiro sucesso não morre jamais. Esse menino órfão que ganhou nossos corações nos anos 80 e 90, ainda ganha nos dias atuais. Chaves sempre marcou gerações e sempre marcará! J-J


Por: Emerson Garcia 

8 comentários :

  1. Olá.
    Gostei de saber que o sentimento pelo Chaves reapareceu. É ótimo.
    Uma série que alegrou muito os dias.
    Abraços.



    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Emerson,
    Nossa que ideia legal, ficou muito bom! Amo o Chaves, quem não ama afinal? Fez muito parte da minha infância e adolescência. Amei a ideia e ficou demais.
    Abraço,
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Existem sentimentos que se gravam no coração e perduram para toda a vida.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. que delíiiicia de comercial, ficou muito bem feito
    não sabia dessa AI

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  5. Boa noite meu querido amigo. Chaves fez parte da infância de todos os brasileiros.

    ResponderExcluir
  6. Uma forma assustadora do uso da tecnologia

    ResponderExcluir
  7. Chaves é nostálgico pra mim. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Esse personagem não conheço não! Nunca ouvi falar até agora!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design