sexta-feira, 8 de abril de 2022

Yes, but



Existem muitas situações que são perfeitas, mas somente se vistas por determinado ângulo. Já outras são incríveis, mas com ressalvas. A verdade é que a realidade pode ter uma, duas ou até mesmo três lados. O ilustrador russo Anton Gudim criou várias ilustrações em que retrata situações cotidianas que possuem não só um lado ou uma perspectiva, mas dois lados, ou seja, o outro lado da moeda. Essas artes são repletas de ironias, sarcamos, contrastes e contradições. O ensaio é chamado de Yes, but (Sim, mas, em português) e retrata situações verdadeiras e realísticas, mas com ressalvas e com a verdadeira verdade.

Todas as ilustrações estão em um perfil no Instagram. Elas já somam 52 publicações, contando com 293 mil seguidores. Anton Gutim é o mestre do absurdo, da ironia e do humor negro, e essas ilustrações são dotadas de todos esses ingredientes. Esses quadrinhos são sarcásticos e irônicos e mostram como a sociedade contemporânea é contraditória. O intuito dessas ilustrações é caputar o rídulo da sociedade moderna e zombar de coisas que consideramos e aceitamos como normais. 

Esse projeto apresenta ilustrações em dois painéis e abordam temas como consumismo, comportamento das pessoas, tecnologia, ecologia, moda, esportes, saúde, entre outros. Você perceberá, nas ilustrações selecionadas, que Anton utiliza, ao mesmo tempo, do humor e da ironia. 

As ilustrações que escolhi, em sua maioria, tem a ver com minha vivência de vida. Resolvi comentá-las para deixar tudo bem pessoal. Vem, comigo!


Quem não possui as pastas do seu computador ou do seu smartphone todas organizadas? Pelo menos o meu celular e o meu pc é dessa forma. Contudo, o que está ao redor dos eletrônicos nem sempre está assi,. Estou há semanas tentando arrumar meu guarda-roupa mas não consigo (Mas vou chegar lá!). 


A senha é forte, mas quanto mais forte e difícil, mais é fácil de você esquecê-la algum dia. Ainda mais se ela tiver vários caracteres, números e letras. 


Você tem coragem de tatuar cobras, o capiroto e até mesmo caveiras. Tem coragem até de sentir a dor da agulha, mas quando esses bichos e seres de outro planeta se materializam, você logo sobe na cadeira por medinho né?!


Você pode comprar um enorme Petground para o seu gatinho, mas nada substitui para ele as caixas de papelão que adora se esconder. Ele prefere ficar em cima da sua cama e travesseiro dormindo, do que brincando nesse quase parque do Beto Carrero World. Vai vendo! 

Você tem aquele mural do Mapa-Múndi em que vai preenchendo onde esteve com pins, mas as fotos que possui dos lugares é fazendo a mesma pose e no mesmo fundo. Assim não é possível, não é mesmo?! 


Você até possui uma Eco Bag, mas os produtos que coloca dentro dela não são nada sustentáveis e ecológicos. Tenho um exemplo disso. Possuía uma Eco Bag que também servia para guardar compras (Minha mãe adorava usá-la!). 



De que adianta ter um celular ultra, power, blaster SLIM (fininho), se os acessórios que utiliza (Como bateria externa) são  enormes e pesados, quase como um trambolho?! Essa ilustração não retrata bem a minha realidade, já que meu celular é fininho e minha bateria externa e recarregável cabe na palma da minha mão. É interessante porque eu posso carregar o meu celular até mesmo no bolso da minha calça e tá tudo bem. Olha ele! Todo tecnologiquinho! HAUSHUAHSAUSHAUSA


O esforço de um grupo ou de um time é vão, já que, muitas vezes, quem leva o prêmio e os méritos é o dono do time e o magnatão. Mundo injusto, não?! Deve ser horrível você se esforçar e não ser reconhecido no final! 

Se estivesse em um lugar como esse, prestigiaria a cultura e o ambiente, ao invés de dormir. Mas é totalmente comum isso acontecer: ricaços com um dinheirão compram ingressos para esses lugares para irem dormir! 



Geralmente as tatuagens traduzem a vida, personalidade e vivência das pessoas, não é?! Mas não nesse caso. A pessoa tatua no seu braço "Minha vida... Minhas regras", mas sendo advogado, regido pela constituição e por outros livros e filosofias. Não é verdade esse bilhete! E a ironia está exatamente aí! RSRSRSRS



Você está em um lugar paradisíaco e com... internet e a tecnologia em suas mãos, ao seu dispor. Mas essa alegria e conforto não dura por muito tempo, já que a bateria está prestes a acabar e você não tem uma tomada ali perto porque... está na praia! Por isso, levo apenas o smartphone para a praia e o meu carregador portátil e está tudo bem! Mas se fosse levar o notebook levaria ele bem carregado ou esperaria criarem uma bateria externa (Já deve existir, mas estou totalmente por fora). 

Você é politicamente correta, ecologicamente sustentável e saudável, mas só até determinado ponto. Seu cãozinho merece aquela ração orgânica, enquanto você come aquele belo miojo industrializado. Está certinho, não é mesmo?! HAUSHAUSAHSUA



Você tem aquele corpo escutural e fitness, mas só até sentar e parar de prender a respiração. 



Os aspiradores smarts são uma mão na roda: minimizam o trabalho das pessoas e as deixam ociosas e com mais preguiça ainda, não é mesmo?! Mas a pergunta que fica é a seguinte: quem limpa os aspiradores smarts depois? Eles não são tão inteligentes assim, presumo eu. Mesmo com essa falha, ainda tenho vontade de ter um para poupar o meu trabalho de varrer a casa todos os dias. 


Você cuida da sua saúde, preenche seus lábios com botox para aumentá-los, levanta seio (E até mesmo a vagina!). É adepta da agulha, mas se te falar da vacina da COVID-19 você logo foge e diz que virará jacaré e que não é cobaia experimental. Você é uma negacionista de carteirinha, mas também uma hipócrita, preocupada somente com sua beleza


Essa é mais uma ironia escrachada, pois quantas pessoas estão bem quentinhas em suas testas (Quando há uma medição de temperatura), mas seus corações estão frios e gelados. Se o medidor de temperatura passar ali no coração é capaz dele congelar e ficar inutilizado! 


Até que certo ponto o distanciamento social vai e funciona? Fica o questionamento... O distanciamento desses mictórios não deveria ser de uma outra forma?


Você é um salvador do oceano e da natureza, mas somente até certo ponto. Você não abre mão do seu peixinho na refeição. 


Sport somente o nome do carro. O resto, não tem nada de esporte ou esportivo. 



Você sempre quis reproduzir uma receita daquele livro da vovó, mas o resultado final nunca se compara ao do livro, porque ali a foto foi tratada, editada e produzida. Mas isso não quer dizer que o sabor não se salve. 

Receitas do livro da vovó são bem fantasiosas e não mostram a pilha de louça que você terá que lavar depois. É uma realidade editada e bem bonita, por sinal. Nada parece dar trabalho e/ou produzir suor. 





Salve as árvores, mas para isso será preciso martelar um prego e pendurar uma placa avisando nas árvores. Hipocrisia, a gente vê por aqui. 


A alegria e o espírito natalino só duram entre os meses de novembro e dezembro, depois, por volta do dia 6 de janeiro é obrigatório colocar a feição feia na cara e desmontar a árvore na marra. Por mim, as árvores e decorações natalinas poderiam ficar montadas durante todo ano, pois eu acho muito lindo e economizaria trabalho! 





Você é o único careca do seu grupo de amigos e fica triste, quando nos encontros é o único sem cabelo, enquanto seus amigos são bem cabeludos, alegres e felizes. Mas, na piscina, todos ficam tristes por esconder seus cabelos com a touca e você fica extremamente alegre pois é o momento em que você pode brilhar e mostrar sua carequinha ao ar livre. A vida guarda grandes surpresas. 



As videochamadas após a pandemia foram reconfiguradas. Agora, você até mostra o seu rostinho e sua cara sexy e feliz, mas... mascarado! E aí que está o charme e a sensualidade da coisa! Vi uma notícia que as mulheres adoram rapazes mascarados! 





Quem vê glamour não vê corre! Você usa aquela lingerie e conjunto de calcinha e sutiã magnífico, mas horas antes eles estavam pendurados, amassados e juntos com roupas nem tão glamourosas assim, como meias, calçolas e outros. 





Essa é pra quem entende bem o mundo da marcação de fotos do Instagram. Geralmente, se a foto for de uma pessoa só tem uma, ou no máximo, três marcações; mas se tratar de um produto ou uma peça publicitária, enche de marcações. Esse é o mundo atual da publicidade! 



Você é fitness, se exercita, mas ainda usa o elevador do seu prédio. Tem alguma coisa errada aí, não é? Está na hora de você subir e descer seus 11 lances de escada para chegar no seu apartamento do 11º andar, mocinha! 


Essas são algumas (Cerca de 30 ilustrações) dos 52 trabalhos de Anton Gudim para esse projeto. Com certeza você se identificou com uma ou mais situações, pois elas trazem muita verossemilhança com a nossa realidade. Com certeza você percebeu a ironia do artista, mesmo que ele não tenha dito nenhuma palavra (Aliás, eu pude explicar um pouco delas aqui a partir do meu entendimento). A fórmula de Gudim em seus trabalhos é a mesma: produzir reflexão por meio de suas ironias e tipo de humor. Ele é muito perspicaz e audaz nisso, a ponto de construir um estilo bem próprio de comunicação visual. Conheça mais do seu trabalho no seu Instagram autoral. J-J


Por: Emerson Garcia

15 comentários :

  1. Que legal esse trabalho do ilustrador! Adorei conhecer! abração, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Emerson, de fato muita ironia na vida quotidiana! Muito talento desse artista em exemplificar as situações só com recurso ao desenho. Cada um que vê, acaba tirando sua próprias conclusões , não havendo lugar a uma única perspetiva e sim, diversas interpretações! Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Eu adorooo tudo o que tem a ver com contrastes e contradições. Adoro essa subjetividade e confusão digamos assim haha!
    Tinha visto algumas dessas ilustrações no instagram, mas não sabia muito sobre o autor. Achei legal conhecer mais sobre ele e adorei ver esse assunto aqui no blog :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quanta ironia, eu própria consigo me rever em algumas, mas sejamos sinceros quem quer ser perfeito???
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  5. Achei genial a ideia das ilustrações. É incrível como algo tão simples despertar em nós tantas reflexões.


    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  6. Olá, Emerson.
    Só vi verdades ai e me identifiquei com várias. Adorei as ilustrações, parabéns ao artista.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Hahaha melhor post!
    Ilustrações que dizem muito mesmo! E a da senha foi a que mais me identifiquei. Quanto a pegar elevador ou ir de escada. Moro em andar alto e tenho asma, então, não rola hahaha. E gatos são muito assim mesmo! Aliás, cachorros também. A minha antigamente nem tchum para os brinquedos, mas colocava uma garrafa vazia, que ela mega se divertia hahaha. :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei! Bela dica! Vou encontrar este perfil no Instagram,
    vale a pena, faz a gente por a mão na consciência!

    Beijos nas bochechas!
    😘

    ResponderExcluir
  9. Oi, Emerson,

    Achei muito interessante o trabalho deste artista. E tendo um blog que sempre aborda a culinária, gostei mais da ilustração sobre as tais "receitas da vovó".
    Na verdade, mesmo as receitas simples muitas vezes exigem um certo cuidado e muita percepção, para resultarem como as dos livros (e blogs), rsrs.

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  10. Muito bonita as ilustrações. Parabéns ao criador. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Tudo o que está além do que se vê, é sempre o mais real.

    ResponderExcluir
  12. Oi Emerson,
    Acho muito legal ver que a MESMA coisa pode ser positiva/negativa ao mesmo tempo, tudo depende do ponto de vista.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Existe de tudo um pouco sem dúvida alguma. Belo trabalho de ilustração
    .
    Um Sábado feliz … Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  14. Os contrassensos do nosso dia a dia, aqui muito bem apanhados, nestas assertivas ilustrações! Continua a haver uma grande distância entre aquilo a que nos propomos e aquilo que efectivamente fazemos... Adorei o post! Mais uma partilha notável! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design