quinta-feira, 14 de abril de 2022

Entre frames #59: A queda - Gloria Groove



Respeitável leitor, o JOVEM JORNALISTA apresenta a análise do clipe A queda de Gloria Groove! Lançado no dia 15 de outubro de 2021, o clipe já conta com 120.511.279 visualizações e 2,6 milhões de curtidas. Realizado pela SB Music, ele foi dirigido por Felipe Sassi; com direção criativa e roteiro de Felipe Sassi, INDIO e Gloria Groove; designer de Guilherme Moura; direção de fotografia de Daniel Belinky; produção executiva de Diana Balsini e Wanisy Roncone; direção de arte de Poliana Feulo e Nídia Aranha; coreografia de Flávia Lima; edição de Felipe Sassi; e grande elenco. É necessário salientar que todos os envolvidos foram testados para a COVID-19. 

A Queda é um clipe genial que aborda o cancelamento e o ódio coletivo que temos vivido na sociedade. Gloria quis mostrar o quanto a humanidade pode ser cruel e sádica diante de um momento de vulnerabilidade de uma pessoa pública. Para isso, ela utiliza a estética freak show, o circo dos horrores que se tornou famoso antigamente, explorando o esgoto, criaturas horripilantes, o mestre de cerimônias, marionetes e odiadores que querem destruir as pessoas à qualquer custo. Gloria trabalha a ideia de fãs que acompanham a ascensão de seus ídolos, mas que também esperam e vibram com seu declínio (a queda). 

Muito bem produzido, A Queda lembra um picadeiro circense, mas numa atmosfera mórbida e aterrorizante. A paleta é chique com tons de vermelho, preto, amarelo queimado e dourado. A todo instante é instaurado um clima de terror, ódio, manipulação e, até mesmo, canibalismo. As maquiagens utilizadas por Gloria são aterrorizantes, com pó branco mas detalhes que te deixam de cabelo em pé. Felipe usou e abusou da luz e sombra, bem como da câmera dinâmica e torta. Há até mesmo marionetes medonhas e um boneco do Sinforoso. O clipe é finalizado com uma risada maligna. De arrepiar! Assista: 


Depois desse desbunde de clipe, vamos aos meus apontamentos.


A mensagem

O cancelamento (e sua cultura) é um termo que está na moda atualmente. Parece que é diversão cancelar e menosprezar famosos. Vide o que aconteceu com a cantora Karol Conká, o grupo Kemuel, a atriz Maria, Thalles Roberto, Monark, PC Siqueira e tanta gente. Lady Gaga já havia falado sobre isso nas eras The Fame/The Fame Monster, e Gloria Groove também apresenta essa abordagem agora.

No clipe, ela aborda do ponto de vista de alguém que te convida para assistir a própria queda, porque, afinal, é isso que as pessoas buscam. Cada cena do clipe personifica um tipo de conflito relacionado ao ódio: provocação, exposição, perseguição e linchamento. No mundo das celebridades, os fãs e famosos se provocam, os famosos se expoem, até que chega o momento em que os fãs os perseguem e os licham. Gloria encarna diversos personagens que desempenham papeis importantes, como o Mestre de ceriônias no picadeiro, que representa o próprio sadismo da fama; os seres horripilantes, que são os canceladores; e a marionete, os famosos em momentos decadentes.

A Queda mostra, visualmente, o que pode acontecer com a vida ou carreira de uma pessoa. As consequências do cancelamento são terríveis e fortes, podendo acabar com a carreira de um famoso ou permitir que ele se reerga. 


Estética


Como já falado, o clipe apresenta a estética de um circo de horres, a começar pelos seus filtros e paletas de cores. Felipe Sassi e Gloria Groove tiveram várias referências visuais para criar a estética de A Queda, como as produções American Horror Story, A noiva cadáver e O beijo do vampiro e os personagens Zé do Caixão e Marilyn Manson, conhecido pelo jeito polêmico perfeito para as músicas de Halloween.

O vídeo possui elementos dos filmes de terror dos anos 2000, com essa estética de terror teatral, que faz parte da linguagem de Felipe Sassi. O intuito era o de fazer um clipe para ser lançado no Halloween, com essa pegada mais sombria. 

O Arthur Claro, colaborador do blog, chegou a comentar que o clipe possui referências à Lady Gaga (Bad Romance) e Marilyn Manson (Sweet Dreams). De fato, essa constatação do Arthur é plausível, pois o figurino, estética, coreografia e maquiagem são semelhantes entre si. 

A Queda ainda tem como referências visuais os clipes I write sins not tragedies do Panic! At The Disco e No place like home do Todrick Hall. 


Se prepare para a queda!


O vídeo inicia com os créditos iniciais com o fundo vermelho e um instrumental de caixinha de música. Gloria aparece vestida de mestre de cerimônias (0:00 - 0:05). Ele surge na tela, centralizado e simêtrico. Sua aparência é medonha e parece que ele é cego de um dos olhos. O batom em seus lábios está borrado (0:05 - 0:11). A ideia é deixar o clima aterrorizante. Entre 0:11 e 0:12 a câmera dá um close no rosto do apresentador e no seu dente borrado de preto.


O mestre de cerimônias caminha por uma corda bamba desenhada a partir de uma pintura 3D no chão (0:13 - 0:28). É interessante perceber o contraste do vermelho da roupa do apresentador e do fundo (0:28). No próximo frame foca-se no pé do apresantador e na corda bamba. Há uma analogia entre a corda bamba e os deslizes da vida que todos nós cometemos (0:29). Entre 0:29 e 0:31 o personagem de Gloria parece cair da corda bamba, não conseguindo se equilibrar e caindo num abismo. O recurso de câmera é interessante, com o uso dela girando rapidamente (0:38). 


Morta, no chão, mas ainda viva


Entre 0:39 e 0:40 a câmera transiciona para um novo ambiente. Gloria agora aparece sentada em uma cadeira, com outra maquiagem e figurino. Ela veste um vestido branco e vermelho, peruca branca e maquiagem branca. Ela é Lady leste, que se reergue da queda! Ela aparece com um ar fúnebre, parecendo que morreu por conta da queda. Aqui é possível perceber uma referência à animação A noiva cadáver. Ela canta o refrão com toda veemência e força (0:40 - 0:43) e é levantada da "queda" com a ajuda de personagens sombrios e caminha por um lugar tenebroso, com velas acesas (0:40 - 0:43). O ambiente com velas, objetos e mesinhas está bem alinhado, assim como as pessoas (0:43 - 0:46). 

No ambiente escuro e inóspito, Gloria se empodera (0:48 - 0:49). E aqueles personagens sombrios que a levantaram da queda, tiram parte de sua roupa. Aprendi que as mesmas pessoas que te levantam, podem te jogar no chão e te achincalhar novamente (0:50 - 0:52). Gloria, então, se assusta por estar desnuda e sem roupa (0:53). Os personagens odiadores e Gloria Groove começam a dançar um coreografia de "morto vivo robô" nos moldes do clipe de Lady Gaga - Bad Romance (0:54 - 1:03). 



A câmera dá um close na cara assustada de Gloria, que se autosufoca e parece ter uma leve queda para trás (1:03 - 1:05). Ela continua assustada e cai num abismo ainda mais profundo (1:05 - 1:08). 




Num abismo cada vez mais profundo 



Perceba que cada vez mais Gloria Groove está em um nível mais inferior. A partir da transição de câmera, vemos que Gloria cai num abismo escuro, com pontos iluminados (1:08 - 1:09). Parece que Gloria está caindo em um buraco, mas vemos que ela se encontra no túnel, aonde podemos ver sua silhueta (1:10 - 1:12). Ela está com seu terceiro look e parece fugir de criaturas estranhas. A câmera é frenética e dinâmica. 



Gloria aparece empoderada e diz que derrubou seus canceladores e odiadores "um por um" (1:15 - 1:16). Ela vira para os seres estranhos e continua sua caminhada pelo túnel (1:19 - 1:21). A câmera dá um close em sua bunda (1:22).  Após, há um close no túnel e a câmera vira em 180º (1:23). Para fugir dos canceladores e odiadores, Gloria sobe a escada do túnel, enquanto os devoradores querem pegá-la. Há uma simetria e alinhamento no frame e um filtro em sua maior parte preto (1:24 - 1:30). Gloria tropeça com seu salto alto na escada e cai novamente, em uma poça de lama, até que é devorada pelos seres (1:30 - 1:33). A câmera foca em seu rosto (1:33 - 1:34) e há efeitos de câmeras rápidos, até que corta para o mestre de cerimônias (1:35 - 1:38). 



O festival de horror começa!



O show no picadeiro finalmente é iniciado. No palco, o mestre de cerimônias faz caras e bocas ao lado de seres com cabeças de porcos. A lona circense é na cor vermelho sangue e traz o emblema de um peixe assassino na parte superior. A câmera se movimenta de dentro para fora (1:38 - 1:39). Ela, então, se aproxima do palco, lentamente (1:39 - 1:42). Homens-porcos mexem e tremem as cabeças freneticamente. Acredito que esses homens-porcos simbolizam os haters que se escondem nas redes sociais e querem ver os famosos destruídos e caídos ao chão. 


O mestre de cerimônias joga sua cartola para cima (1:43 - 1:45) e a pega novamente e câmera faz um movimento, descendo de forma lenta (1:46 - 1:48). Há mais uma transição com o apresentador apontando seu cetro para a tela e indo para outra cena (1:53). 

No frame seguinte, Gloria está com uma roupa circense preta e branca, como se fosse uma boba da corte, uma arlequina ou algo do tipo (1:53). Ela está tonta e desnorteada no palco, se tremendo como estivesse desequilibrada (1:54 - 1:57). Os outros personagens ficam ao redor de Gloria, rindo, caçoando dela e a empurrando por todos os lados. Ao fundo da cena aparecem marionetes e bonecos pendurados (1:57). 



Gloria está cada vez mais pressionada pelos outros personagens fantasiados, sempre sendo empurrada (1:59). Entre 2:00 e 2:08 tem mais coreografia. Aos 2:21 foca no boneco medonho do Sinfuroso e câmera gira e o clipe caminha para a finalização (2:22 - 2:23).




Feito marionete



No palco circense, com marionetes penduradas, Gloria canta o refrão bem baixinho. Há centralismo e simetria (2:23 - 2:34). Então, cordas caem do alto (2:24 - 2:26) e os personagens olham para elas e as seguram para amarrar Gloria. Eles a amarram, enquanto ela fica com medo (2:26 - 2:36). Os personagens enforcam-na e corta para uma outra cena (2:36 - 2:38). 



Entre 2:38 e 2:44 o mestre de cerimônias reaparece triunfal, manipulando Gloria Groove. Parece que Gloria é manipulada para fazer besteiras na vida. Em 2:44 e 2:45 o apresentador celebra o final do show, agradecendo e tirando sua cartola (2:49). 



Entre Gloria Groove dá um grito de desespero (2:51), até que a marionete perde a vida (2:57 - 3:05). 



O apresentador reaparece gargalhando com todo seu sadismo e sua imagem se esvai, com outra risada no final, com a utilização de um efeito sonoro. A imagem final é preta (3:05 - 3:10). 




Diretor Felipe Sassi



Essa é mais uma incrível parceria entre Felipe Sassi e Gloria Groove. Ao ouvir a música, Sassi entendeu que Gloria queria convidar a todos para esse picadeiro. A música fala muito da dualidade humana e é necessário que a sociedade aja com mais empatia e amor. Se olhar com mais amor e menos julgamento não faz mal à ninguém. Então, de certa forma, Felipe critica essa cultura do cancelamento que estamos inseridos. 


Letra 

A letra fala de um tema atual excelente, a cultura do cancelamento, além de trabalhar o campo semântico do circo e suas conexões com o "espetáculo" que a vida das celebridades tem se tornado nas redes sociais. Separei alguns trechos das músicas e irei explicá-los a partir de agora:

"Respeitável público

Um show tão maluco, essa noite, vai acontecer aqui

A gente vai armar um circo, um drama com perigo, 

e nessa corda bamba, quem vai caminhar sou eu"

Vestida de mestre de cerimônias, Gloria diz esse trecho e abre seu show de circo, enquanto anda numa corda bamba. A primeira referência é a do circo de horrores, que tornaram frequentes no fim do século XIX e início do século XX, em que as atrações principais eram seres humanos com anomalias genéticas ou pessoas com deficiência, expostas e ridicularizadas na frente da plateia. Interessante que as pessoas pagavam para ver a humilhação pública daquelas aberrações. Então, a letra faz esse paralelo entre esses circos e a cultura do cancelamento na atualidade. 
  

"E venha ver os deslizes que vou cometer

E venha ver os amigos que eu vou perder

Não tô cobrando entrada, vem ver o show na faixa

Hoje tem open bar pra ver minha desgraça"

Nesse trecho todos parecem estar a postos para assistir os deslizes alheios de camarote. 


"Extra, extra! Não fique de fora dessa

Garanta seu ingresso pra me ver fazendo merda

Extra, extra! Logo logo o show começa

Melhor do que a subida só mesmo assistir a queda"

Gloria Groove ironiza essa cultura do cancelamento no refrão e convida o público para assistir sua derrota ao vivo. Até porque uma carreira sendo destruída chama mais atenção do que uma em ascensão.


 "Então pode pá, rá, tá, tá, tá

Podem tentar, mas não vão me pegar

Terror nenhum, dum, dum, dum, dum

Com meu poder, derrubei um por um


Vivem fazendo de tudo pra te atingir

Eles agem como animais

Curiosidade matou o gatinho

Mas essa gatona tá viva demais"

Na segunda parte, Gloria reage e tem uma virada. Agora, ela surge vestida como Lady Leste, uma persona criada por ela a fim de ressaltar sua história e construir a narrativa do seu segundo álbum. No vídeo é perseguida por criaturas estranhas dentro de um esgoto, fazendo referência à sujeira e à perversidade da sociedade. Na letra Gloria é resiliente e dá a resposta para os haters de plantão. 


"Daqui do alto, não tô te escutando

Cê vai falando, eu vou faturando

Sei que cê gosta de ouvir os aplausos

Mas gosta muito mais de me ver sangrando"

Gloria alfineta os haters, que enquanto eles estão a odiando ela está fazendo sucesso. Além disso, fala daqueles odiadores disfarçados de fãs que torcem pelos famosos, mas que também querem ver sua desgraça. 


"A carapuça serviu

Cadê você? Ninguém viu!

Tô dominando o Brasil

(A pa puta que pariu)"

Recado final de Gloria na letra. 


"Extra, extra! Não fico de fora dessa

Já tenho o meu ingresso pra te ver fazendo merda

Extra, extra! Logo logo o show começa

Melhor do que a subida só mesmo assistir a queda"

Por fim, Gloria deixa um questionamento: os haters são sempre os outros? Com certeza a gente já cancelou e torceu pela derrota do outro! Ninguém se livra disso! Por isso, Gloria altera o último refrão para a primeira pessoa, mostrando que nós também estamos a postos para assistir os erros dos outros. 


Música



A Queda (estilizada em letras maiúsculas) é uma canção da cantora e drag queen brasileira Gloria Groove, gravada para seu segundo álbum chamado Lady Leste. O ritmo é animado e feito para dançar nas baladas. Um remix de piseiro também foi lançado.

Esse foi o Entre Frames de hoje! Até o próximo! J-J 











 


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Achei imensa graça só de ler imagino se assistisse.
    Uma feliz Páscoa

    ResponderExcluir
  2. This is so well done. I like the costumes!

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o clip vá ter um enorme sucesso.
    .
    Deixando votos de uma Páscoa muito Feliz, extensivos à sua família.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Oi Emerson!
    Eu já comecei a ler o post com 'RRRRRRES-PEI-TÁ-VEL' igual a Glória! kkkkkk
    Amoooo essa música!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Excepcional análise musical. Feliz Pásoa ã você e família. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Uma análise visual e de conteúdo bastante profunda.

    ResponderExcluir
  7. OI Émerson, eu gosto muito dessa sua coluna. Estou agora revendo o clipe com com outro olhar após a sua explicação bem detalhada.
    Realmente a política de cancelamento é cruel.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
  8. Muito interessante, tanto a análise queanto o clipe. Já vi que a produção de clipes está se tornando cada vez mais sofisticada e cuidadosa!

    Beijo e boa Páscoa

    ResponderExcluir
  9. Adorei esta análise super bem elaborada e detalhada sobre um video e música que desconhecia por completo, e que adorei descobrir por aqui!
    Mais uma post de excelência, nos dando a conhecer um tema musical ao pormenor!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design