quarta-feira, 20 de abril de 2022

Uma conversa franca sobre resiliência



Posso dizer que a resiliência é uma das características mais evidentes em minha personalidade. Tenho a capacidade de adaptação às mais diferentes situações, cenários e momentos. Por diversas vezes apanhei, fui colocado à prova, entrei em desafios. E tudo isso me fez mais forte, resiliente e adaptável. Já perdi as contas de quantas vezes fui forte quando minhas fraquezas poderiam falar mais alto; de quantas vezes continuei, quando era impulsionado a parar; de quantas vezes me adaptei muito bem à cenários diferenciados em um curto espaço de tempo; e em quantos momentos as dificuldades serviram de incentivo para continuar seguindo em frente. Sim, eu sou resiliente! 

Eu me pergunto o que fez eu ser uma pessoa resiliente em minha vida, e chego a conclusão que tiveram diversos fatores. Passei por experiências estressantes e traumáticas durante minha existência, principalmente na infância; fui achincalhado por pessoas ao meu redor; fui provado à ponto de tirarem meu porto seguro e minha segurança; e fui exposto a muitas situações onde Murphy me abraçava com gosto. Tudo isso (E uma outra porrada de coisa) me fez ser forte, resiliente e disposto a enfrentar tudo que o destino (Ou Deus) colocasse em meu caminho. Ao passar por situações complicadas e decepções falava para as pessoas (E para mim mesmo): "Isso não é nada, se comparado às situações muito mais complicadas que já enfrentei em minha vida"

Perdi meu pai aos 3 anos de idade. Isso quer dizer que não convivi com uma figura paterna a maior parte do tempo da minha vida. Sofri bullying na escola, assim como traumas, enfrentei duas vezes depressão e via - a torto e direito - a vida pregar peças em mim para me fazer reclamar, desistir e ficar paralisado. Quero dizer que me tornei resiliente, nem sempre fui. 

A pessoa resiliente sabe como passar por situações e driblá-las com bom humor, otimismo confiança e uma visão positiva de si próprio. Meu sobrenome é "desafio" e o meu apelido é "se adaptar bem" a tudo que me é proposto. E eu só consigo isso pelos fatores que falei nesse parágrafo. Se o desafio, a proposta de mudança e a provação estão à minha frente não sinto medo, tampouco tremo nas bases, mas digo - a mim mesmo: "Vamos lá. Estou aí para o que der e vier, com um sorriso no rosto e a disposição para o novo!". Às vezes nem eu mesmo compreendo como me adapto tão rapidamente às novidades, mas acredito que tem a ver com a ajuda de Deus e a minha resiliência.

Enfrentar os traumas, perseguições e desafios de frente é uma atitude chave se quer tornar-se resiliente. Não adianta fugir do problema, pois ele ficará no mesmo lugar. Fechar os olhos para o trauma também é uma tolice. Você tem que enfrentar, chamar tudo isso para o ringue e batalhar! Que tal ver a partir de uma perspectiva diferenciada?! Que tal ressignificá-los?! Afinal, tudo pode proporcionar aprendizado. Seja flexível, compreensivo e acredite que isso quer te fazer mais forte e resiliente. O pior seria a evitação que te deixaria deprimido, traumatizado e estressado.

Quando me tornei resiliente os problemas não pararam de surgir, muito menos as coisas ruins pararam de acontecer. Mas é como se estivesse jogando um videogame, em que cada fase é mais difícil, mas que eu levo para ela os aprendizados das anteriores. Isso deixa uma fase que era para ser complicada e chata para caramba, mais leve e fácil de passar. Se o Super Mario viesse me falar que "Está passando por uma fase difícil" diria à ele: "Ela  até pode ser complicada, mas utilize as técnicas e o que você aprendeu com as outras, que essa daí será mamão com açúcar!".

Quantas vezes as fraquezas, palavras negativas e desafios me fizeram mais forte e com a possibilidade de prosseguir e caminhar adiante?! "Você é uma múmia", "Você é incapaz", "Olha o jeito que você anda", "Deixa de ser lerdo" e uma infinidade de outras frases me fizeram mais forte, capaz e resiliente. Quem seguiria em frente se ouvisse isso?! Mas eu segui e estou seguindo! Se ser resiliente é a capacidade de sempre voltar ao estado normal, como se nada o abalasse, eu tenho isso e posso provar! A cada paulada, soco, choque, beliscão, tapa na cara, volto ao meu estado normal! Posso dizer que volto, sempre, ao meu estado habitual de saúde (física e mental) após passar por experiências difíceis e traumáticas. E, vou além: eu salto, me adequo e me moldo às adversidades! Não são elas que me engolem e me deixam fraco, não mesmo. Mas eu que me agrego à elas e tomo suas formas, como se fosse uma massinha de modelar que se adequa à um objeto, por exemplo. A cada crise que a vida me propõe, eu proponho à ela a superação. Acredito que ela se surpreende e deve pensar: "UAU! Ele se saiu dessa!" (Isso se a crise ter voz, claro! KKKK).

Se eu pudesse me descrever em imagens, seriam as seguintes: sou uma flor nascida no asfalto, sou uma massinha de modelar que se adequa à uma bolinha de gude, sou um graveto de bambu em meio da tempestade e sou uma fênix que ressurge no meio do fogo. Sou grato à Deus porque Ele me deu esse discernimento de quem eu sou. É tão bom quando a gente se autodefine, não é mesmo?! É muito legal quando a gente conhece nossas qualidades, defeitos, pontos positivos e negativos. E eu posso dizer, sem medo de errar ou de ser cancelado, que eu sou uma pessoa resiliente, totalmente flexível, apta para se reinventar, se adaptar e promover soluções à problemas de forma criativa e surpreendente. Sou do pensamento que sempre existe uma luz no fim do túnel e um plano "B". Aliás, existe propósito para tudo, até mesmo quando a força do vento testa a flexibilidade do bambu e acredita que irá quebrá-lo a qualquer custo. A provação só é interessante quando você consegue passar por ela com resiliência e criatividade. É Deus te provando porque Ele tem o propósito de te tornar mais resiliente, forte, cheio de fé! 


Nenhuma dor ou provação me deixou morto e me destruiu. Elas até me fizeram desanimar, mas posso dizer que a dor e a provação não impediram das minhas flores florescerem em um ambiente contrário e em um solo inóspito. E é por isso que digo que também sou uma flor no asfalto e uma fénix que ressurge das cinzas. Quando tive depressão, por duas vezes, a tendência era que eu desistisse da vida e até morresse (Sonhos, projetos e minha própria vida não mais existiriam e isso era seríssimo!), mas encontrei forças, mesmo que elas fossem tão poucas. E posso dizer que sou resiliente, pois estou aqui falando com você. Eu venci a depressão, o medo, a ausência paterna e os traumas na vida, principalmente na infância! E eu estar escrevendo isso para você é a prova! 

Se você não é resiliente, posso te dar umas dicas para tornar-se, a partir de agora: mantenha-se flexível; aprenda lições; tenha atitude positiva; mantenha-se conectado; libere a tensão; aprenda hábitos saudáveis; acredite em si mesmo; sorria; e seja otimista. De certa forma, falei de cada um desses tópicos indiretamente nesse texto, mas posso trazer um no futuro com mais detalhes!



Posso dizer que ser resiliente tem muitos benefícios. Por isso, experimente ser resiliente, por mais que as situações digam o contrário! Que esse post possa ter te trazido algum tipo de aprendizado e reflexão para a sua vida. J-J


Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Olá Emerson
    Excelente postagem. Deus tem o propósito de nos tornar mais forte, resiliente e cheio de fé, gostei dessa frase. Obrigada pelas felicitações no meu blog, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Emerson,

    É maravilhoso ser resiliente, o levantar depois da queda, a persistência na busca de um objetivo já resultaram em verdadeiros milagres. Então eu torço para que você continue sempre assim.

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Deus sempre tem um proposito em nossas vidas.

    Excelente postagem, Emerson.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Eu admito que fiquei admirada por ser uma das qualidades da sua personalidade, achei perfeito. Queria muito ter essa qualidade, eu sempre tento ser resiliente mas, eu fico muito agitada e ansiosa, preciso melhorar e amei a reflexão, consegui tirar vários insigts.
    Beijos.





    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei as belas palavras. Ser resiliente é preciso e devemos dar mais importância para o otimismo, o pensamento positivo e acreditar em si mesmo. A solução é ignorar quem nos deixa para baixo.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  6. é uma das caraterísticas mais necessárias no mundo atual.
    Ainda bem que a tem
    :-)

    ResponderExcluir
  7. Emerson,
    Adorei a publicação.
    E sempre ler textos que nós
    lembre que somos
    Mais que vencedores.
    Bjins😍💖
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  8. Ser resiliente é um dom e uma bênção de Deus
    .
    Cumprimentos poéticos..
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  9. Fantástica publicação, Emerson! Acho que estes últimos anos, têm andado a testar a nossa resiliência, sob muitos aspectos... pelo que a sua publicação, me parece bem pertinente, actual e necessária!
    Fazem falta mais artigos, falando sobre problemas emocionais... que todos enfrentamos... mas que ainda assim parece ser assunto tabu... e nestes tempos de realidades tão desestruturantes, como pandemia, guerra, alteração forçada de rotinas sejam lá por quais sejam os motivos... é salutar mesmo, partilhar tais experiências...
    Parabéns pela coragem de mais uma vez, partilhar a sua experiência pessoal!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design