segunda-feira, 4 de abril de 2022

'Medieval Branding': As logos recriadas para o período medieval

A tendência dos logotipos empresariais é se atualizar, mas como seria dar um ar nostálgico à eles? Com essa ideia, o designer gráfico, ilustrador e produtor de designer russo Ilya Denisov, também conhecido como Ilya Stallone reimaginou logotipos famosos modernos, mas com uma pegada medieval e antiga. Esses redesenhos foram criados com um estilo de arte maravilhoso e distinto, como você jamais viu na era moderna. 

Lançado em seu Instagram, o projeto é intitulado de Medieval Branding e repensa os símbolos de marcas como Tinder, Instagram, Audi e Firefox a partir de um design dos tempos de reis e reinados durante a Idade Média. A ideia foi de reimaginação, mas com a manutenção das características atuais das empresas e de suas logos. 


As ilustrações do período medieval são bem fortes e intensas, com criaturas bizarras e situações excêntricas, como pessoas mortas e torturadas de forma sangrenta com rostos serenos e calmos, peixes gigantes que engolem seres humanos, raposas que pregam, frades que cospem sapos, coelhos em batalha, freiras que colhem frutos de um pênis e os onipresentes caracóis lutando contra os cavaleiros. Ilya Denisov traz todo esse universo! Mas, calma! De forma mais leve e sutil! As ilustrações mais intensas são de dois reis amarrados e enrolados para sanduíche na logo do Burger King e um rei na boca de um crocodilo na da Lacoste

A partir de agora, trago essas ilustrações sugestivas, com meus comentários. As ilustrações são interessantíssimas, brincando com espaço negativo e símbolos de duplo sentido. 


E se a logo do Windows fosse recriada com uma vibe antiga? Desde sua criação, o símbolo da empresa do bilionário Bill Gates mudou bastante. Agora, imagine se ele fosse criado na idade medieval?


A Audi teve o início dos seus trabalhos em 1899, possuindo uma ampla história de fabricação de veículos motorizados. E se a empresa tivesse sua origem na Idade Média? Certamente teria em seu logotipo cavalos e carroças estampados, já que os automóveis somente seriam criados mais tarde. 


O Burger King é uma empresa relativamente jovem, com relação às outras. Mas como seria se ela tivesse sua origem no período medieval? Certamente teria ilustrada a imagens de reis e reinados, como a logo acima, com selo real ou ao menos muito mais foco na marca real. 


As pessoas no período medieval também necessitavam de calçados clássicos confortáveis e certamente tinham dificuldade para encontrar o sapato ideal. Nessa reimaginação de logo, vemos um puma alarmado, chocado e desnutrido, isso porque ele sabe que está em perigo constante. Parece que a marca postou sua própria resposta divertida a este logotipo de Ilya Stallone. 


E se o Youtube tivesse começado suas atividades no Medievo? Certamente essas atividades teriam sido numa companhia teatral ou um show de marionetes de época! Se essa logo fosse utilizada nos tempos atuais, você utilizaria todo o seu cinismo e diria que o espectador é um fantoche da mídia!  


Os artistas pintam autorretratos há muito tempo na história, muito tempo mesmo, então não é difícil imaginar a rede social existindo antes da tecnologia atual. Mas, claro, com algumas adaptações, como a divulgação das imagens em tela, em vez de uma tela de smartphone! 


E se os povos medievais indagassem onde tomariam café? A resposta logo viria: em um Starbucks medieval! Perceba uma recriação da sereia da logo, que dessa vez aparece ranzinza e nada amigável. 


Nesse redesenho, a famosa raposa pega fogo, literalmente, e não está nada feliz com isso. 


Quer ilustração mais medieval que essa? A logo ganha requintes de crueldade com uma figura real na boca do crocodilo e rezando. 


A logo do Tinder foi reimaginada com um casal real se amando e se beijando em volta de chamas do amor. Algo bem medieval mesmo, não é?


Esse redesign também está bem medieval e traz um coelho assustado e perplexo com gravata borboleta. 




Ilya Stallone reside em Saint Petersburg, na Rússia. Ele é apaixonado por logotipos e branding. Espero que tenham gostado desse projeto. Você pode conferir mais do trabalho de Ilya em seu Behance e em seu Instagram. J-J


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Achei bem interessante esses logos medievais.
    Um abraço
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, fui espreitar a página dele no Insta e achei muito interessante.
    Boa semana
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  3. Olá Emerson, gosto muito dessas "repaginadas" sejam elas para o futuro como para tempos mais antigos. Interessante como ele recriou os logos, adaptando-os a um tempo em que tudo era mais literal e usando elementos e desenhos da época. Gostei de todos mas os logos do Burger King e da Lacoste estão sensacionais. Obrigada por esta partilha. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Sensacional! Achei que todos os logos ficaram lindos ~ e adorei o toque de humor em cada um deles. :)

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana! Criativo e divertido.❤❤

    ResponderExcluir
  6. as ilustrações são bem fixes :)
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. EU amei, ficaram incríveis

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  8. Gostei do Youtube, bem legal!!
    www.artecomquiane.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei!!! Muito boa a conversão dos logos para o período medieval!
    Imaginação e criatividade no seu melhor!
    Abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design