segunda-feira, 11 de abril de 2022

Ademar Vieira cria ilustrações reflexivas sem precisar dizer uma só palavra

Ademar Vieira é um desenhista, ilustrador, jornalista e roteirista amazonense que cria lindas histórias em quadrinhos em aquarela, ilustrando diversas questões sociais sem dizer uma palavra somente. O brasileiro Ademar tem obtido notoriedade nas redes sociais, com um detalhe fundamental que amplia o talento para o traço e desenvolvimento de histórias. Seu Instagram possui, até o momento da redação desse post, 83 curtidas e quase 65 mil seguidores.

O intuito de Ademar, com as ilustrações, é revelar dilemas atuais e profundos da nossa realidade. Ele desdobra suas narrativas de uma forma muito tocante e reflexiva, mas sem recorrer ao texto e permitindo que o leitor navegue pelos sentimentos de cada quadrinho e preencha com sua voz a silenciosa sugestão ofertada por cada sequência. 

Foi em janeiro de 2020, e mais precisamente durante a pandemia do novo coronavírus, que o trabalho de Ademar Vieira ganhou notoriedade. Ele chegou a publicar uma tira em quadrinhos, chamada Pandemias. Com esse trabalho, ele viralizou e ganhou mais de 20 mil novos seguidores em seu perfil e um alcance gigantesco. 

Antes de Pandemias, Ademar já trabalhava com quadrinhos no Black Eye Estúdio, de Manaus, e publicava algumas tirinhas nas redes sociais, mas ele alavancou mesmo em 2020, que foi uma verdadeira surpresa. 

As experiências e o momento depressivo de Ademar em sua vida serviram para ele agir de forma criativa e impactar as pessoas. O intuito de Ademar foi minimizar seus sofrimentos e angústias e transformá-los em algo bom, arte. Ele conta mais sobre isso:

“Desde então, não parei mais. As tiras me ajudaram a superar a fase difícil, e espero que elas possam ajudar você também de alguma forma.”

 

O ilustrador amazonense trata de temas bem caros e sérios, como: a guerra; os refugiados; a economia; a fome; questões ambientais e econômicas; e outros tantos males que o mundo atravessa. Ademar denuncia, com força e doçura, as injustiças contemporâneas. Como não se emocionar com a tirinha de tráfico de animais? Ou, ainda, com a poluição na natureza e os seus paradoxos? Ou, mais ainda, com a fome e a miséria que assolam o Brasil? 



Ademar é muito antenado com os acontecimentos que ocorrem no Brasil e no mundo. Ele acompanha noticiários, jornalísticos e as redes sociais, e tem como inspiração a realidade para criar suas artes. Por exemplo, o Brasil inteiro ficou chocado com a notícia de um mercado que dizia que "ossos não eram doados, mas sim vendidos". Tal fato denunciou a falta de compaixão pelo próximo e a indiferença com a fome. Ademar transformou isso em ilustração. Uma denúncia silenciosa. 



Como ficar indiferente com os refugiados sírios ao mar tentando fugir de um país em guerra? O ilustrador traduziu isso sem dizer ao menos uma palavra. 



Ademar tem muitos outros trabalhos, como da Amazônia, doação de pets, pesadelo, comportamentos humanos, sentimentos, política.












O quadrinista e ilustrador revela que suas primeiras histórias não foram criadas sem palavras. Ele colocava fala nos personagens, mas quando fez uma tira sem palavras, pessoas de outros países começaram a compartilhar, então decidi fazer sempre sem texto. 

Ademar Vieira é jornalista formado pela Universidade Federal do Amazonas e atualmente trabalha como roteirista de conteúdo audiovisual na empresa Petit Fabrik. Sua história com as hqs surgiu em 1998 na revista Hypercomix, onde fazia roteiros de paródias de animes conhecidos. Em 2018 lançou na Bienal de Quadrinhos de Curitiba pelo estúdio Black Eye, o Sete cores da Amazônia, em parceria com o ilustrador Tiê Santos. E em 2019, lançou A maldição do Governador, roteirizada e desenhada por ele. Trabalhou em Ajuricaba, projeto ganhador do edital Conexões da Prefeitura de Manaus e em Sem palavras


Separei algumas histórias em quadrinhos disponíveis no Instagram do artista. Acompanhe:

 

 

 

 

 

 


Ademar Vieira não possui planos muito elaborados e pretende continuar com as tirinhas, já que possui um público considerável e engajado nas redes sociais. Gostou do trabalho do artista? Não deixe de conferir outros! J-J


Instagram 

Behance


Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Não conhecia o trabalho, mas achei o conteúdo muito interessante!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  2. Bom você fazer esse trabalho de divulgação
    Abraço.
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Que bacana. As ilustrações em formas de reflexão são excelentes. Gostei de conhecer o trabalho impecável dele.
    Abraços.



    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana o trabalho do Ademar, gostei muito dos temas que ele leva para as suas tirinhas.

    ResponderExcluir
  5. Que trabalho forte, caramba achei incrível e triste ao mesmo tempo

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  6. Lindas ilustraçôes. Adorei. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ora aqui está um trabalho complexo e que nos obriga a pensar!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  8. Que trabalho incrível... que não deixa passar os problemas do mundo em brancas nuvens, despertando consciências!
    Grata por divulgar, Emerson! Mais um post fant+astico!
    Abraço
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design