quarta-feira, 13 de abril de 2022

Ilustrações de 1900 imaginavam o futuro: E se os anos 2000 fossem assim?!

E se fosse possível imaginar o futuro no início dos anos 1900? Recentemente, meu amigo Deusivan Alves compartilhou comigo um link que bugou a minha mente de tão absurdo e criativo que é. Há mais de 100 anos artistas foram convidados para imaginar e retratar os anos 2000. Como seria a vida? Que tecnologias seriam empregadas? Como seriam as vivências e relações? Que inovações seriam criadas? Essas ilustrações artísticas foram confeccionadas em cartões postais ou cartões de papel que eram anexados em caixas de cigarros ou charutos da época. 

Apesar de antigas e um tanto quanto malucas e utópicas, essas imagens são uma visão precisa da era atual de hoje. Em 1900 era impossível imaginar que as pessoas se comunicariam por aparelhos telefônicos com videochamadas, mas foi possível retratar isso em artes com pintura nostálgica e tecnologias como aparelho de telefone de gancho, com uma tela com alto falante acoplado. E as imaginações não terminam por aí: os artistas imaginaram casa e objetos inteligentes, bombeiros com asas flexíveis para apagar incêndios, casas móveis e transportes urbanos ultramodernos.

Algumas dessas imagens foram criadas pelo artista francês Jean-Marc Cotê, um ilustrador francês que viveu no século XIX, e ao longo da década de 1890 criou diversas imagens a fim de retratar os tempos vindouros. Ele criou, por exemplo, uma sala de aula do futuro, baseada em toda a efervecência da Revolução Industrial na época, em 1899. A ilustração mostra como seria uma sala de aula nos anos 2000, com o avanço tecnológico considerável na educação. Podemos ver estudantes conectados a capacetes eletrônicos fixados em suas cabeças. Cada capacete possui um fio transmissor, ligado a uma máquina central. Nesta máquina, o professor insere livros, que representam o conteúdo que deve chegar aos alunos.     


Nos anos 2000 e atualmente, houveram mudanças desse tipo na educação, com salas de aula tecnológicas, inovadoras e interativas. É o que podemos chamar de Educação 4.0. Desse modo, essa ilustração tem muitas semelhanças com o nosso tempo, como: a possibilidade de acesso à informação por meio de aparatos tecnológicos; a retirada do professor da sala de aula; e as tentativas, um tanto arcaicas ainda naquele tempo, da interatividade entre professor e  alunos. Cotê se arriscou num imenso desafio e suas visões são interessantíssimas. A partir do que ele realizou, que tal imaginarmos como será uma sala de aula daqui a 100 anos, em 2122?   


Essa série de ilustrações ganhou o nome de En L'An 2000 (No ano 2000, em francês) e tem pelos menos 87 cartões com diversas imaginações e divagações sobre como seria o futuro. O leitor perceberá que os artistas acertaram bastante coisa, mas abusaram um pouquinho em diversas imaginações sobre o futuro. Asas acopláveis para uso de profissionais de diversas áreas? Conquista submarina, com lazer com pessoas jogando golfe debaixo d'água? Seres humanos montados em cavalos-marinhos gigantes?  Alto lá, né?!

As ilustrações foram exibidas na Exposição Universal de 1900, em Paris. Mas o ensaio foi descontinuado por falta de verba, sendo redescoberto pelo escritor futurista Isaac Asimov, que publicou as imagens no livro Futuredays: A Nineteenth Century Vision of the Year 2000, ainda sem tradução para o português. Esse livro está sendo vendido no site da Amazon, com capa dura e edição que data de 1986.



O leitor verá algumas imagens agora de Jean-Marc Cótê e outras que datam de 1899, 1900, 1901 e 1910. Veja as previsões feitas por eles sobre como seria a vida no início deste século: 


Essa seria uma estação de táxi aérea. 



Esse é o banheiro tecnológico de uma mulher imaginado nos anos 2000. 



Os resgates marítimos seriam feitos assim. 



Bombeiros aéreos. 



Policiais buscando um bandido. 



Um avião com torpedos. 



Um ônibus baleia. 



Caçando pelo ar. 



Um explorador.



Um sentinela em seu helicóptero.


Um alfaiate de última moda. 


Esfregões eletrônicos.



Um novo equipamento de barbeiro. 




Chocadora de ovos.


Uma cozinha modelo.


Uma cafeteria para atender pessoas em aviões. 


Um fazendeiro muito ocupado. 



Ladrões de ninhos. 


Uma batalha aérea. 


Pescando pelicanos. 


Uma casa motorizada no campo. 


Polícia aviação. 


Uma festa para jogar croquet. 



Uma orquestra bem treinada. 


Um carteiro. 



Um monstro do abismo. 


Carros de batalha. 


Um novo esporte jogado nos ares. 



Novas tecnologias empregadas. 



Profissionais trabalhando de forma remota. Tecnologia sendo empregada. 



Uma corrida no pacífico. 



Um bonde aéreo faz o trajeto de Paris para Bordeax. 



Meio de transporte tecnológico. 



Um homem de época com fones de ouvido?



Livros poderiam ser ouvidos nas bibliotecas. 



O que seria Moscou entre os anos 2114 e 2259?



As pessoas não teriam dificuldades para andar sobre a água. 



As pessoas teriam asas individuais. 



Esses seriam meios de transporte público. 



Os edifícios poderiam ser levados de um lado para outro. 



Um híbrido entre barco e trem. 



Um evento acontecendo num lugar e sendo acompanhado em outro. 



Coberturas sobre a cidade não impediriam as pessoas de continuarem suas atividades mesmo com um tempo ruim.



Calçadas móveis para pedestres?



Uma máquina para dispersar nuvens e garantir sempre um bom clima. 



Pessoas deixando o teatro após a exibição de uma ópera em seus carros voadores. 


Para a época, parecia utopia, mas muitas dessas ilustrações se concretizaram na atualidade. É o retrato da nossa atualidade. Não é mais o futuro, e sim o presente. Espero que essas ilustrações tenham te impactado. J-J

Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. Achei muito interessante esta matéria. É prova de que Deus sempre inspirou e continua inspirando o ser humano em relação ao futuro.

    ResponderExcluir
  2. Interessante como o futuro era visto, agora que estamos 20 anos para além do previsto e continuamos longe de ser a sociedade idílica que essas imagens pintam. O desenho do explorador voando sobre nativos me incomodou muito, pela caricaturização.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Emerson.
    Que interessante né. Engraçado que muitas coisas se concretizaram e outras passaram longe. É igual as coisas que a gente imagina para o futuro hoje.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Até que algumas dessas invenções poderiam mesmo existir rsrsrs

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Algumas dessas invenções utópicas são bem parecidas com o que temos atualmente. A primeira ilustração seria celulares, os alunos estudando de forma remota e os esfregões eletrônicos que poderia ser os aparelhos robôs que já estão invadindo as casas. Só achei que eles tinham uma vontade enorme de voar e ter asas, seria algo como os drones atuais.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  6. Acho que no essencial, digamos assim, eles acertaram. E sabe que me ocorreu agora que eu desconheço se há pessoas, em nossa geração, fazendo um trabalho semelhante com relação ao futuro? E olha que adentramos a era da inteligência artificial e outros incríveis avanços.

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Oi
    que interessantes essas ilustrações e algumas até que acertaram de como seria, mas de uma forma mais diferente, que legal que resgatou essas ilustrações aqui no blog.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa eu amei essa postagem Emerson. Tem muita coisa que de certa forma ocorreram, livros escutados na biblioteca são os nossos audiobooks. Mas ainda não temos bombeiros voadores, uma pena rs

    Bjs, Mi

    Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
  9. Eu amei essa postagem! Adoro ver como as pessoas de séculos passados imaginavam como viria a ser o futuro. Me lembro que nos anos 90 mesmo os filmes de ficção científica eram muito voltados para essa temática futurística. Acabou que muita coisa que as pessoas achavam não aconteceu.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  10. Adorei, super interessante! Achei particular graça à forma como achavam que o telefone iria ser. :) Continuação de boa semana.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  11. Muito completa essa postagem! Interessante ver como a imaginação humana não andou muito longe da realidade. Algumas ainda iremos ver num futuro próximo, acho eu!
    Uma Feliz Páscoa JJ!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  12. Gostei de ver estas ilustrações, dão que pensar!

    ResponderExcluir
  13. Um post super interessante! Adorei apreciar esta série de ilustrações, tão à frente do seu tempo! Excelente trabalho de pesquisa!
    Um grande abraço! Feliz semana!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design