quinta-feira, 21 de abril de 2022

8 motivos (6+2) para sorrir e comemorar os 62 anos de Brasília!


Exatamente hoje - 21 de abril de 2022 - Brasília faz 62 anos. Esse ano, a programação de aniversário está diversa e bem recheada (Confira a programação completa aqui). Após praticamente 3 anos sem nada especial por conta da pandemia, esse ano os eventos voltaram com tudo. Chamada de Sorria, Brasília, as ações ocorrem entre os dias 19 e 24 de abril.


Aproveitando o slogan, resolvi criar esse post com 8 motivos (6+2= 8; entendedores entenderão!) para sorrir e comemorar os 62 anos de Brasília. São motivos baseados em experiências próprias e que levam em conta mais o sentido de afetividade e intimidade que tenho com essa Cidade. Se você ainda não conhece Brasília, poderá conhecer agora. Espero que te dê bons motivos para isso!


1- O Catetinho te fará sorrir de orelha a orelha!


A primeira residência oficial de Juscelino Kubitschek está de portas abertas e de cara nova, totalmente reformada! O "Palácio de Tábuas" tem muita história para contar e fará 66 anos em novembro próximo. O Catetinho é espaço símbolo de toda a jornada de criação de Brasília e guarda objetos, utensílios e roupas para lá de históricas. Quando o visitei, há cerca de 10 anos, me senti deslumbrado. 

O Catetinho também conta com o parque Olhos D'água ao seu redor, que é de uma beleza tamanha. Como me senti bem em contemplar a natureza local!


2- As árvores e flores de Brasília são um atrativo a parte, que atrairá o seu sorriso!

Pense em uma cidade florida... é Brasília! Uma das cidades mais arborizadas do mundo, com 5,5 milhões de árvores espalhadas em todo canto da capital atualmente. Me sinto feliz e alegre somente de observar as cores e estilos de cada árvore ou flor. Brasília chama a atenção por seus ipês, paineiras, quaresmeiras, cambuís, fisocalinas, zínias, sálvias, cravos, dálias e tulipas. 

Me sinto encantado por toda essa naturalidade e verde que a Capital proporciona. Como é legal que uma cidade não tenha apenas construções e arquiteturas, não é mesmo? Como é de suma importância que o verde e a natureza sejam valorizados! 


As árvores e flores amenizam a temperatura, além de proporcionarem um verdadeiro show de cores. A vegetação é sinônimo de muitos flashes (Eu mesmo já tirei várias fotografias nesse verdadeiro deslumbre da natureza), encantos e surpresa para os que pisam na Cidade todos os meses.


3- A Orquestra Sinfônica de Brasília te emocionará!

A música brasiliense tem seu destaque, com o rock local com Capital Inicial, Renato Russo e Legião Urbana, e isso já seria um motivo para sorrir e comemorar. Mas quero dar destaque à Orquestra Sinfônica de Brasília do Teatro Nacional, que é uma das coisas mais lindas e incríveis que temos em termos de música. Ainda não assisti à nenhuma apresentação da Orquestra pessoalmente (Somente por vídeo e televisão), mas me arrepio e me emociono toda vez que ouço esse pessoal de requinte e valor tocar, cantar e encantar!


4- O Parque da Cidade te proporciona momentos incríveis de alegria!


O parque local é imenso, um dos maiores da América Latina, e é um ótimo local para se divertir, brincar, namorar, descansar ou passar o tempo. O local permite fazer piqueniques na grama, churrascos e até mesmo descansar em redes ou tomar uma chuveirada. O Parque da Cidade também é o lugar para se fazer caminhada, ciclismo e outras atividades físicas.

Gosto muito desse lugar e tem muito tempo que não vou curtir com a família, amigos e crushs. Aliás, acho que estou precisando de momentos mais relaxantes assim.


5- O céu azulíssimo de Brasília te estonteará!

Com certeza você já deve ter ouvido falar do céu brasiliense. Mas só ouvir falar não tem graça, você precisa mesmo visitar Brasília e vê-lo com seus próprios olhos! É uma coisa de louco! Não temos mar muito menos praia aqui, mas temos um céu da cor do mar que compensa tudo! 

Vale a pena contemplar o céu brasiliense seja ao amanhecer, entardecer ou anoitecer, mas durante o dia é muito mais bonito e incrível!


6- As pontes, monumentos e arquiteturas são ótimos motivos para comemorar!

O easter egg de post que você respeita! Quem viu o outro post mais cedo entenderá!

A parte arquitetônica de Brasília é de outro mundo e com certeza te encherá os olhos! Esses prédios e construções contribuíram para o desenvolvimento da Capital em inúmeros sentidos, mas também são verdadeiros desbundes visuais que te impulsionam a babar e tirar inúmeras fotos. Oscar Niemeyer é o responsável por muitas dessas construções, assim como Athos Bulcão e Lúcio Costa. 

Não é por nada não, mas em Brasília temos as construções mais lindas e incríveis de todo o Brasil! Como ficar calado com aqueles vitrais lindos do Santuário Dom Bosco, que quando a luz solar invade deixa uma coloração azul no solo?! Ou como ficar imóvel com a Catedral com aqueles vitrais lindos e os anjos que parecem louvar ao pé dos seus ouvidos? Ou como não se emocionar com os prédios governamentais?! (Pelo menos por conta do aspecto visual, porque se formos falar dos políticos e do presidente do Brasil a vontade mesmo é de "chorrir") Ou como não vibrar com aquela construção redonda que é o Museu da República?! (Afinal de contas, Niemeyer, como você criou isso?!). Ou como não se emocionar com a arquitetura da Casa do Cantador e pensar: "Poxa, Oscar Niemeyer, você fez uma coisa linda e deu de presente para a minha querida Ceilândia"? Somente gênios, inspirados por Deus, poderiam fazer prédios e construções como essas!


7- Brasília tem muita coisa boa no que diz respeito à cultura!

A cultura brasiliense é muito rica. O Espaço Renato Russo, localizado na W3 Sul, é um bom exemplo disso. Também quero enaltecer o Clube do Choro, o Cine Brasília, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e o Teatro Nacional. Engana-se quem pensa que Brasília não tem nada a oferecer no ramo cultural. E como é bom relaxar e se entreter, não é mesmo?!

Preciso confessar que amo arte e cultura, mas tenho devido muito à elas por não participar desses eventos culturais em Brasília. Sinto falta de ir num sábado visitar uma exposição ou assistir uma peça teatral com atores locais. Isso é bom para minha saúde mental e física e, tenho certeza, que me deixaria mais leve e em paz. O que me falta é tempo e uma boa companhia para esses eventos! 


8- Vale a pena visitar os Memoriais!

Brasília guarda muitas histórias e um bom motivo para te fazer sorrir e comemorar seria visitar os memoriais que a Cidade reserva. Falei do Catetinho no início do texto, mas também tem o Memorial dos povos indígenas, Memorial JK e a Casa do Cantador. 

O Memorial dos povos indígenas é uma verdadeira homenagem aos nossos índios. Ao redor do Memorial, há diversas árvores com nomes indígenas. Já o Memorial JK é ideal caso queira conhecer a história de Juscelino Kubitschek. Lá tem objetos, utensílios e até um mausoléu do presidente do Brasil. A Casa do Cantador, por sua vez, guarda a história candanga e nordestina, além da cultura do repente e cordel.










Esses são os motivos. Com certeza tenho muito mais, mas esses daí são os principais e, acredito, que farão você se apaixonar pela Cidade. Parabéns à essa Cidade sexagenária que mora no meu coração! J-J


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Uma obra digna da grandeza de uma pátria imensa, como o Brasil.
    Gostei, Emerson

    ResponderExcluir
  2. Adorei e parabéns à Brasília e seus moradores! Adoro os céus de Brasília, pra mim,mais lindos sempre. E as flores? Maravilhosas! abração,chica

    ResponderExcluir
  3. Nossa Brasília tem muita coisa legal né? Eu adorei saber um pouquinho mais, porque não conhecia nada, e nunca fui para Brasilia, pelo menos agora tenho referencia de lugares legais.
    Adorei o post e o blog que já estou seguindo.
    bjs e boa sexta
    https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Brasília deve ter muita opção de passeios e lugares legais para visitar!
    Ótimo post :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muitos parabéns para a cidade de Brasília, capital do País irmão.
    .
    Cumprimentos poéticos..
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Nunca visitei Brasília, mas deve ter várias atrações para visitar, quem sabe um dia eu conheça lá.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Amo Brasília, nossa linda cidade. E celebrei ontem os 62 anos dessa bela 'senhora', rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Estive duas vezes em Brasília e gostei bastante da cidade. Abraço!




    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá! Eu só fiz escala em Brasília uma vez, só conheço o aeroporto mesmo! kkkkk
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design