sexta-feira, 1 de abril de 2022

LPS, VHS e K7 da nossa infância

Quais LP's, VHS's e fitas K7's marcaram a sua infância?! Hoje a tag Jornalista ≠, que eu e o Arthur Claro fazemos, volta ao passado, no tempo que não tinhámos barba nem cabelo no saco. LP's, VHS's e fitas K7's remetem a nostalgia. Quase não vemos nenhum material desses, a não ser se você fizer coleção ou for à um sebo. Mas todos eles remetem à infância, à um passado longínquo que compreende o final dos anos 1980 e 1990. Não vou entregar minha idade, nem a do Arthur, mas esses materiais audiovisuais nos marcaram.

O Arthur Claro irá compartilhar em seu blog que LP's, VHS's e K7's marcaram o tempo que ele era cabaço. Também farei o mesmo. Não há limites de materiais audiovisuais. Depende de quantos cada um quer colocar. 

Eu pensei em uma coleção de LP's, diversos títulos de VH's e apenas uma fita K7 (Sei que ouvia outras, mas não me recordo no momento). Relembrarei um pouco sobre cada um desses materiais e minha relação com eles. Vem, comigo!


1- Disquinhos infantis do Silvio Santos

Saudades de quando o dono do baú narrava discos para crianças. De verdade?! Silvio se dá muito bem com crianças e seria legal ele apresentar um programa infantil no SBT, como o Bom dia & Cia, por exemplo! Esses mini disquinhos de vinil era uma famosa coleção de histórias infantis em áudio narradas por Silvio. Lembro que também tinham os livros. Eu costumava ouvir na vitrola que meu tio tem. 



O primeiro livro da coleção foi lançado em 1977, e até 2004 já havia vendido mais de sete milhões de exemplares! Em 2002 a coleção foi relançada pela editora Abril, e as histórias passaram a vir em formato CD. A coleção era chamada de Bauzinho Encantado e envolvia muita diversão e cultura pelo Baú da Felicidade


2- Fita VHS do Popeye


Essa fita era do tempo em que as locadoras de VHS estavam em alta. A fita não foi alugada, mas sim emprestada por uma amiga da minha tia. Esse filme é clássico e o primeiro da carreira de Robbin Williams. Considerado um fracasso, o longa é um verdadeiro horror de produção. Nada se salva, nem fotografia, figurino, diálogos e atuações. 


3- VHS's da Disney


Se algum material audiovisual resumisse minha infância seria os VHS's da Disney! Se eu não assisti todas, vi quase todas. Meu primo tinha várias e a gente sempre assistia nas tardes das nossas férias. O Walt Disney Classics é uma coleção de fitas que compreende os anos de 1984 e 1994. 

Entre os clássicos estão Branca de Neve e os sete anões, Aladdin, A Bela e a Fera, Cinderella, A pequena Sereia, O Rei Leão, Bambi, Pinóquio, Dumbo, 101 Dálmatas, Pocahontas, Mulan, Bernardo e Bianca, O corcunda de Notre Dame e Hércules.  

Lembro que as fitas eram bem cobiçadas na época e eram caríssimas (somente os que podiam possuíam). Hoje em dia elas são uma fortuna. Elas eram o que tinha de maior qualidade audivisual na época. Tenho em minha memória que as fitas eram coloridas. Tinha verde, amarela, rosa. Bem legal mesmo!  


4- Fita K7 da Eliana

Eu cresci ouvindo Os dedinhos e outros sucessos da Eliana em fitas K7. Lembro que minha prima tinha umas duas ou três fitas K7 dela. Entre 1993 e 1997 os trabalhos da Eliana eram lançados em CD, LP e K7 (formatos que desapareceram atualmente).




Esses foram alguns dos materiais nostálgicos que embalaram minha infância. Espero, que com isso, não tenha revelado a minha idade. Como esquecer também do CD's infantis do Gugu e da Xuxa (Os do início da carreira dela, porque os outros são terríveis). Nostalgia pura! Agora é a hora de acessar o blog do Arthur e vê se ele entrega a idade dele! HAUSAHUSAHSUA J-J


12 comentários :

  1. Bons tempos e que bom ter vivido essa época principalmente dos VHS's e fitas K7's. Eu tenho algumas até hoje!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que mergulho na memória! Lembro-me das minhas coleções evangélicas de fitas k7 e também de pegar vhs na locadora. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Olá, Arthur e Emerson.
    Eu sou dessa época ai hehe. E que pavor eu tinha de riscar os Lps ou estragar alguma fita hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi Emerson, depois de um tempo sumida do blog eu resolvi voltar e já vim aqui ver as novidades.
    Nossa esse post é pura nostalgia. Me lembrei dos disquinhos coloridos que eu amava.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
  5. Caramba, túnel do tempo esse post! Demais, adorei relembrar. :)

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Como eu amava assistir o rei e ao em vhs hahahha, na época pegava emprestado com meu primo que tinha todos os filmes da Disney.





    Esse mês de abril estou participando pela primeira vez do BEDA, se quiser acompanhar terá posts todos os dias no mês de abril. E ficarei muito feliz.
    Beijos.

    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  7. Ohhh, nostalgia de morir, amigo!
    que bella infancia tuvimos... O Rei Leao, uff la vi tres mil veces, me encantaba!!
    Abraco grande.

    ResponderExcluir
  8. Oi Emerson!
    Tenho minhas VHS's da Disney guardadas até hoje! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    AMO, tenho apego! KKKK
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Menino, eu morria sem saber que Silvio santos narrava discos para crianças! Agora Gugu todo mundo sabe que sempre gostou de passarinhos. (risos) Do Popeye eu via o desenho, assim como a pantera cor de rosa... eita tempo bom que não volta mais!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Que delícia de postagem!
    Eu participei do Domingo no Parque, no Silvio Santos!
    Recordar é viver, meninos!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Viajei no tempo com este post! Ainda tenho muitos Lp´s e cassetes guardadas!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design