quinta-feira, 31 de março de 2022

O poder da Única Coisa


Recentemente li o livro A única coisa: A verdade surpreendentemente simples por trás de resultados extraordinários de Gary Keller e Jay Papasan. Publicado em 2014, a obra tornou-se um dos 100 melhores livros de negócios de todos os tempos pela Goodreads, com mais de 2 milhões de exemplares vendidos. Essa obra simplesmente ampliou a minha mente, a ponto de mudar certos comportamento, foco e investimento de tempo em muitas coisas.

O livro nos desafia, à todo instante, em focarmos nossas escolhas, decisões e tempo em apenas uma única coisa, pois é esta que rege todas as demais, sendo a que movimenta e propulsiona as outras. Aprender isso foi como se tivesse levado um tapa na cara, pois a gente tem a mania de crer que para ter sucesso profissional e na vida é preciso focar em muitas coisas, quando, na verdade, o objetivo, destino e jornada para qualquer coisas que almejamos começa com apenas uma única coisa. 

“Se você não sabe qual é a sua única coisa, a única coisa que deve fazer é buscá-la. ” -A única Coisa


O problema está em encontrar qual seria essa única coisa que ao ser realizada, deixa todas as demais muito mais fáceis, a ponto de não ter tanto esforço. E o bacana da obra é que ela norteia você a encontrar sua única coisa, a partir de estratégias e dicas. Em A única coisa você é ensinado para "o caminho das pedras". Entre os aprendizados estão: reduzir o foco para se concentrar no que é mais importante; criar listas de sucesso, em vez de listas de tarefas; e eliminar atividades desnecessárias. Para se chegar a esses aprendizados é necessário que você não se distraia tanto para não se estressar e correr atrás do vento (Do que é totalmente sem importância). Assim, você possui mais produtividade, mais qualidade no que faz e mais tempo para dedicar a si mesmo e ao que (realmente) importa para você. 

Nem sempre o multitarefismo é benéfico para o indivíduo, e isso porquê ele pode dar a falsa impressão de produtividade e uma vida de sucesso, quando - na verdade - a pessoa multitarefa está exausta, desfocada, estressada e perdida. Nosso cérebro é uma máquina magnífica, mas ele não proporciona a capacidade de foco em múltiplas tarefas ao mesmo tempo. Quando fazemos isso, o nosso foco está dividido e não damos atenção 100% à determinada coisa. Isso prejudica nossa concentração, distorcendo a percepção do tempo e aumentando a chance de erros e decisões equivocadas. Daí a importância da manutenção de um foco, uma única coisa, por vez.


Você só alcança resultados incríveis em sua vida, se você saber focar em determinadas atividades e direcionar toda (Toda, não apenas 50%, 25%!) sua atenção para o que está sendo realizado. A Pergunta Foco que permeia todo o livro é a seguinte: "Qual é a única coisa que posso fazer, de modo que, ao fazê-la, o restante se torne mais fácil ou desnecessário?" e é ela quem deve guiar sua rotina diária, se tornando um hábito. Use-a, sem moderação, para cada área da vida, seja trabalho, relacionamento, família, saúde, finanças, vida espiritual, entre outros.  



O sucesso da vida está aí e fica mais fácil do virtuamento de foco ser entendido à partir das analogias práticas que os autores realizam no livro, como a da pilha de dominós e do iceberg. Pense na sua única coisa como se fosse a primeira peça de uma pilha de dominós, a mais importante, que movimentará todas as demais peças (Efeito Dominó) e produzirá o resultado desejado. É como se essa coisa fosse a propulsora e o ponto de largada da sua vida. Também pense na sua única coisa como algo visível e notório, como a ponta de um iceberg - que é a parte mais importante do bloco de gelo, mas você sabe que tem outras coisas submersas no mar da sua vida!

“A chave está no tempo. O sucesso é construído sequencialmente. Uma única coisa por vez.” -A Única Coisa


Para obter resultados extraordinários em sua vida é necessário viver com intenção, prioridade e produtividade. É um caminho difícil e árduo, mas que apresenta resultados desejados. Sem falar, ainda, que sua vida se torna mais saudável e equilibrada se fizer as escolhas e movimentos certos. Sim, a vida é feita de escolhas, renúncias e desafios. E isso pode ser doloroso porque ninguém gosta de escolher, na verdade. Isso porque escolher também significa renunciar e abandonar. Escolher também é viver intencionado e com propósito. Por isso, para saber sua prioridade, única coisa e o que realmente importante, é preciso ter um propósito, que será seguido até o fim, com bastante foco e dedicação.

Claro que o desafio inicia em focar e escolher uma única coisa, mas ele prossegue com outras questões. Para colocar em prática a ideia da única coisa é preciso ser compromissado, seguindo o caminho da maestria, mudando sua mentalidade para agir de forma mais proativa e intencional e se responsabilizar quanto ao seu papel para atingir seus objetivos. Adicionado a isso, você ainda deve tomar cuidado com os quatro ladrões da produtividade, são eles: a incapacidade de dizer não, o medo do caos, os maus hábitos de saúde e o ambiente que não apoia seus objetivos. O ladrão que mais me atormentou (E não me atormenta mais) é a incapacidade de dizer não, pois eu era uma pessoa que não sabia dizer não e isso me atrapalhava. Hoje em dia já sei dizer e isso não significa que eu passei a ser uma pessoa egoísta, mas apenas alguém mais focado. 


Gary Keller e Jay Papasan são os autores do livro. Renomados, eles tem conhecimentos de estratégias no mundo empreendedor e administrativo para conseguir foco e êxito em muitas questões. Mas mais do que um livro de administração ou empreendedorismo, digo que esse livro serve para questões gerais da vida, pois quem não quer ter sucesso nela, não é mesmo?! Ele serve até mesmo para sua vida espiritual. Aliás! Você pode aplicá-lo para tudo!

O livro, com certeza, expande seus horizontes, quebra tabus e explode sua mente. Com certeza você irá encontrar sua única coisa se ainda não encontrou. O recomendo! J-J


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Acredito que seja um livro super interessante de ler.
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. Amei a dica de livro e já quero ler. Gosto muito de poder praticar o que está nesses livros e ver a transformação acontecendo
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já li esse livro e gostei muito dele. Aprendi a me concentrar numa única coisa.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  4. Acho que a minha única coisa é o meu blog!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Emerson. Obrigado pela dica literária. Grande abraço carioca. Bom mês de abril.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia, mas me parece uma leitura muito interessante. Acho que esse tipo de livro acaba dando um gás na gente para fazermos novas coisas usando as técnicas que eles falam.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  7. A gente geralmente é dispersivo e voltado pra vários 'interesses'. E é claro que, a menos que a pessoa seja mesmo um gênio, esta falta de foco numa coisa mais importante só pode atrapalhar, rsrs. O livro parece ser bom.

    ResponderExcluir
  8. Nao gosto de livros de auto ajuda
    Pelo menos nao gosto do tipo de lwktura que depe é feito

    ResponderExcluir
  9. Parece ser uma leitura bem interessante! Vou tentar encontrar o livro aqui em Portugal!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design