quinta-feira, 10 de março de 2022

Quinta de série: Projeto Meme

Pode conter spoilers!






E o Quinta de série está de volta! Retorno falando da docusérie jornalística chamada Projeto Meme, do Canal Futura. Lançado em 24 de julho de 2018, ela contou com 13 episódios, de 15 minutos cada. Os episódios eram disponibilizados todas às sextas, às 23 horas e 45 minutos no FuturaPlay. Atualmente, a série está disponível na Globoplay, AppleTV e Youtube. O documentário tem a direção do jornalista André Fran; além da produção, realização e apresentação de diversos colaboradores.



Com uma veia informativa, jornalística e educativa, o Projeto Meme tem o intuito de abordar os temas mais relevantes, polêmicos e atuais do mundo das redes sociais e da internet. O objetivo é desvendá-los e explicá-los com clareza em um curto espaço de tempo. Claro que o programa tem um lado controverso também, por mostrar o que há nos bastidores das notícias da internet, criando polêmicas e apresentando não um, mas diversos pontos de vista. Para isso, a equipe vai atrás das opiniões de especialistas nesses temas quentes do momento. Ela até mesmo consulta o advogado particular do programa, que apresenta o ponto e visão jurídicos dos temas. 

O interessante é que no início de cada episódio, a equipe do Projeto Meme se reúne em uma espécie de redação jornalística, para discutir temas e pautas. A opinião já aparece nesse momento, quando os integrantes apresentam seus distintos e respeitáveis pontos de vista sobre o tema/pauta. Eles pesquisam na internet, veêm o que a mídia e as redes sociais dizem sobre o tema e depois saem para a pesquisa de campo, para oferecer uma visão completa ao público e espectador.


A ideia do documentário é trazer temas atuais e quentes. Em um mundo em que memes e fake news são viralizadas, o programa surfa nessa onda moderna, buscando temas de grande buzz e repercussão da atualidade. Temas esses polêmicos, além de também tratar de ofensas nas redes sociais, manipulação das notícias e viralização de memes. O público-alvo do documentário são os jovens, por isso, ele possui uma linguagem voltada para a juventude, educação digital e redes sociais. Mas é claro que as pessoas com mais idade também podem se interessar pela atração! 

Assuntos como privacidade na internet, boatos, publicidade infantil, haters e seus comentários agressivos; além de expressões, como a famosa "raiz X nutella", "outift""haters", "antivacina", "terraplanistas", "fakenews" e "trolls" e hashtags viralizantes como #TimesUp e #MeToo foram abordados ao decorrer dos episódios. A ideia não foi arrematar ou fixar apenas uma visão de pensamento, mas mostrar as diversas facetas e pontos de vistas de cada tema. 



A informação e conhecimento, principalmente o esclarecimento destes, é fundamental para a atualidade, em que cresce o negacionismo, desinformação e fake news. Por isso, a chave é a informação e esta deve verdadeira, confiável e de qualidade. E isso a série tem de sobra. Ela investiga teorias, debates e notícias propagadas na internet com pouco ou nenhum embasamento, minando muitas fakes news.


Episódios


Falarei um pouco de cada episódio agora.


1- Haters Trolls

O tema do episódio é o ódio (gratuito) online. Na atualidade, comentários negativos, ofensivos e cruéis se multiplicam na internet, e o Projeto Meme conversou com quem estuda, investiga e sofre com haters trolls para saber mais sobre esse fenômeno que tem deixado as redes sociais um tanto quanto chatas.

Pode perceber que onde há assuntos polêmicos, os haters trolls estão inseridos para atacar e criticar. E como evitar esse fenômeno? Como lidar com ele? As relações sociais na era virtual devem se preocupar com essa questão? O episódio procura responder essas perguntas. 



2- Terra Plana

Eita assunto para dar pano na manga nos dias atuais, não é mesmo?! O mundo está cheio de indivíduos que não acreditam que a Terra seja redonda, mas plana - esses são os famosos terraplanistas. E eles tem ganhado mais adeptos entre aqueles que adoram negar a ciência - os negacionistas de plantão. O programa analisa o que está por trás disso e quais as consequências dessa tese um tanto quanto maluca. 


3- Raiz X Nutella

Você é raiz ou nutella? Se não sabe o que é isso, talvez esse episódio te esclareça. Essa expressão surgiu com o objetivo de zoar as coisas refinadas em contraponto com as mais rústicas. Esse meme virou parâmetro para discussões sobre a gourmetização das coisas, gentrificação dos espaços e outros debates que o Projeto Meme adentra a fundo. 


4- Antivacina

Antes mesmo da disseminação do coronavírus e da vacina contra a COVID-19, já existiam os negacionistas e os antivacinas. Esse movimento surgiu baseado em estudos falsos e alegações sem base científica. E a falta de informação e conhecimento esclarecidos, acabou enganando muita gente e gerando consequências desastrosas. O que será que os especialistas em saúde dizem a respeito desse fenômeno? O projeto investiga justamente isso. 


5- Privacidade na internet

O tema ganhou notoriedade a partir da polêmica falha de segurança nos dados do Facebook. O Projeto Meme investiga se sabemos, realmente, até onde permitimos que mexam com nossos direitos e privacidade, a partir de falas de especialistas e do advogado particular do programa.


6- Fake News

Que fenômeno é esse? Que onda de notícias falsas é essa que influencia o destino político de diversos países? É isso que o documentário quer responder nesse episódio. A internet ampliou e deixou mais rápido os contatos, o acesso às informaações e notícias, mas maximizou - na mesma proporção - o alcance de eventuais boatos e notícias falsas.


7- Política e Esporte

Será que essa junção pode ser positiva e gerar benefícios? Até que ponto é possível misturá-las sem que seja um fracasso? O Projeto Meme conversou com quem entende de ambos os assuntos, a fim de trazer uma conclusão plausível sobre o tema. 



8- Carro elétrico

O carro elétrico surgiu como o futuro dos automóveis por ser uma opção mais econômica e ecológica para o transporte automotivo. Por isso, gerou polêmica e sofreu um bloqueio forte do mercado internacional. O episódio mostra como estão os projetos de carro elêtrico atualmente, trazendo luz para a temática. 


9- #TimesUp e #MeToo

Essas campanhas viralizaram, denunciando os abusos às mulheres, se tornando símbolos das feministas por seus direitos. O Projeto Meme procurou entender a raiz desses movimentos, seus objetivos, o impacto, os agentes e os resultados práticos para além das mídias. 


10- Quanto vale o outfit?

Talvez um dos episódios mais polêmicos de toda a série, por discutir o que vale mais: Ter ou ser? Essa discussão surgiu após um vídeo viralizar no Brasil mostrando jovens exibindo os últimos lançamentos da moda urban wear com modelitos que chegavam aos 15 mil dólares! Diversas foram as críticas às cifras milionárias, ao estilo chamativo e ao gosto duvidoso. O Projeto Meme, portanto, discute nesse episódio temas como: sociedade de consumo, desigualdade, ostentação e indústria da moda.


11- A era das celebridades

"Caetano estacionou o carro no Leblon", talvez seja um dos memes e notícia irrelevante mais famosos do país, que escancara o culto que temos às celebridades. Por mais que o que os artistas fazem possa não ter relevância alguma, passa a ter por serem famosos. Nesse capítulo, o programa discutiu temas como: proliferação de blogueiros, youtubers, celebridades fugazes e a sede de fama; além dos efeitos de tudo isso em nossa sociedade.


12- Representatividade

O penúltimo episódio discutiu a representatividade negra na mídia e sua importância na sociedade, a partir de debates sociais e nas redes sociais importantes. Tem como pano de fundo a representatividade negra em Pantera Negra, de Ryan Coogler. 


13- Trans no esporte

A série finaliza com esse tema cheio de polêmicas. Será que a participação da atleta trans Tiffany na Liga de Vôleio Feminina do Brasil é válida ou inválida? Ela teria alguma vantagem ou desvantagem? Quem analisa isso? E mais: quem avalia isso? O Projeto Meme deixa de lado as opiniões acaloradas e fala diretamente com os especialistas sobre o caso. 




O interessante é que cada episódio apresenta uma conclusão ao final que pode deixar (Ou não) o tema redondinho. As conclusões são baseadas a partir das entrevistas, impressões, reflexões e pensamentos de cada capítulo. 

Os episódios podem ser vistos integralmente no canal no Youtube do Futura. Lá tem uma playlist com todos os capítulos e mais vídeos adicionais. 



Guia de uso pedagógico - Projeto Meme



A série serviu de conteúdo e material didático até mesmo para a educação. Foi criado o Guia de uso pedagógico - Projeto Meme com o intuito de apoiar os educadores brasileiros do Ensino Fundamental e Ensino Médio em três etapas. A primeira, do 3º ao 9º; a segunda, do 6º ao 9º;  terceira, do 1º ao 3º ano. 

Os episódios oferecem aos educadores um meio para apoiar suas aulas, mas também um recurso didático prazeroso de aprendizado por meio de recursos audiovisuais. Eles podem ser interligandos, oferecendo potencialidades pedagógicas e as possibilidades de trabalho presentes em cada tema. A ideia é gerar uma capacidade transformadora de ação pedagógica colaborativa, democrática e inclusiva, a fim de estimular o protagonismo dos estudantes e valorizar os conhecimentos sobre o mundo de forma crítica e argumentativa. 

O guia apresenta três atividades práticas e educativas com base na série. Ele pode ser conferido completo aqui

Esse é um projeto louvável do Futura com soluções educativas da Fundação Roberto Marinho




Crítica



Pense em uma série inteligente, dinâmica, criativa, jovial e que vai direto ao ponto? É essa. A forma como os temas são apresentados chamou a minha atenção por seu didatismo, inedismo, criatividade, profissionalismo e veia jornalística. É tudo muito bem feito e explicado. Percebi que há uma preocupação de checagem e rechecagem de informações, para que elas e os conhecimentos sejam transmitidos com clareza e verdade ao espectador. 

Os temas são muito atuais e contemporâneos e fervem na atualidade como nunca. Nesse sentido, a série os apresenta, partindo do pressuposto que o espectador não tem quase ou nenhum conhecimento sobre eles. A série joga luz sobre esses temas e não toma partido nem é favorável à nenhum deles, sempre mostrando os diversos pontos de vistas e verdades. Os produtores procuraram as pessoas mais capazes para falar das temáticas, além de sempre trazer o lado jurídico e do direito a cada capítulo. 

Uma pena que a série tenha sido finalizada. Pelo que entendi ela foi encomendada pelo Futura. Creio que o Futura poderia encomendar mais episódios, tendo em vista que temas relevantes tem surgido, memes tem viralizado nas redes sociais e hashtags tem subido nos Trendings. Temas é o que não falta. Fica aí a dica de uma série fora da caixinha, realística e jornalística que você pode curtir. J-J 


Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. Que bacana esse documentário.
    Um abraço,
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Emerson.
    Eu não conhecia essa série ainda, mas achei bem interessante. Acho o Globoplay bem ruim nessa parte de achar as coisas, é tudo muito bagunçado e tem coisas que tem que escrever o nome completo porque se não, não acha.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Que bacana, não conhecia

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  4. Interessantíssimo. Gostei da dica. Abraço!




    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Um projecto ambicioso... mas muito interessante!

    Bom Fim de Semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia essa série, mas parece legal!
    Achei super interessante :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Os temas são bastante actuais e polémicos! Interessante...
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não conhecia, mas pelo que vi, os temas parecem bem atuais!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  9. Desconhecia. Mas os temas são muito interessantes até pela sua atualidade.
    Abraço e saúde

    ResponderExcluir
  10. Muito interessantes parece bons temas.

    Bom fim de semana.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Oi Emerson!
    Não conhecia a série, que pena que não terão mais episódios já que você gostou.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design