quarta-feira, 23 de março de 2022

Crítica à novela 'A impostora'


Semana passada, na sexta-feira (17) terminei de assistir A impostora que é uma novela portuguesa disponível na Globoplay. As cenas dela se passam em Moçambique, Portugal, Porto, Lisboa e Maputo. Eu não gostei da novela por vários motivos. Ficaram muitos furos na produção e ela não resolve as situações durante o enredo. Nesse post falarei disso, bem como os pontos positivos e negativos em A impostora

Início

Ela começa com uma festa de aniversário, no hotel de uma família rica e nesta festa, o filho Frederico seduz e estupra uma das funcionárias, que é gêmea. Logo depois o pai dele se suicida, sem ao menos sabermos o por quê. Tudo indica que um dos filhos, o Afonso, foi o causador da falência do Hotel da família, a mando da cunhada da vítima do suicídio, porque ela, Yara, queria comprar o hotel para ampliar seus negócios escusos, sendo que o mesmo ia lhe dar um retorno muito grande.

Após ser seduzida, a gêmea Vitória fica grávida e dá a luz a um menino com problemas graves de saúde. Passa-se um tempo e a Vitória reencontra o Frederico e propõe que ela o acompanhe numa viagem, mas ela recusa. A Verônica se encontra com Frederico, se passando por Vitória e faz várias exigências a fim de viajar com ele. Exigências essas, que descobre depois da morte dele, não foram cumpridas.

Na última hora, Vitória viaja no lugar dela, o avião cai e e ela morre como os outros passageiros. A Verônica assume o lugar da irmã e faz de tudo para vingar a morte dela, com chantagens. Descobre tudo sobre a família do Frederico; falsifica exame de DNA; recebe a herança para o filho; e impede de um local, onde mora vários habitantes carentes, de ser destruído, porém, dá uma bobeira danada ao retirar a faca do corpo de um de seus adversários, sendo acusada de assassinato. Termina a novela na cadeia, sem sequer ter direito de defesa.


Pontos falhos na novela​

- Não se descobre quem levou o hotel à falência, e o filho Afonso, que mata os sequestradores da sua tia, sendo ele o mandante do sequestro, fica sem punição. Tudo indica que quem foi responsável pela falência do hotel, propositalmente, tenha sido o Afonso.

- Rodrigo tem um relacionamento com a solista da sua orquestra e a deixa esperando por ele na igreja para se casar e socorrer Diana, seu único e grande amor.

- A Verônica/Vitória engravida dele e não aparece, em nenhuma cena, ela dizendo que está esperando um filho de Rodrigo.  A barriga dela só aparece no fim da novela, que se encerra com o nascimento da filha. Será que essa novela terá uma segunda temporada para explicar os fatos que ficaram suspensos?


- As únicas pessoas que ficam sabendo da dupla identidade é a tia da Vitória, que além da mãe distinguia uma da outra e o padre Francisco, que não podia violar a confissão.

- Quando Verônica é presa, não fazem aquele ritual de colher as impressões digitais, pois fatalmente descobririam que a identidade dela era falsa.

- Houve um assalto no Teatro e eram 6, mas a polícia não descobriu os dois que ficaram vivos. A única mulher sobreviveu com o coração do filho do Rodrigo e Diana. Ela foi trabalhar na casa da Diana tomando conta do irmão que ficou cego e ninguém descobriu que ela recebera o coração do Diniz, porque o cúmplice dela falou para o Rodrigo que ela tinha morrido e este não checou essa informação no hospital.

- O Diniz, durante o assalto, registrou tudo no celular e a mãe dele não teve a curiosidade de ligar o aparelho e ver as últimas chamadas ou qualquer outra coisa.

- Havia a família de mulheres que receptavam joias roubadas e drogas, num antiquário e viviam dessas vendas e não são descobertas, apesar da polícia ter vasculhado a loja... escondiam até nos vasos de plantas. Dá-se a entender que rico pode fazer tudo, menos ir para a cadeia.

- A filha da Yara e o Daniel mandam marginais destruir o Chibengo e não foram descobertos e nem punidos, causando a invalidez do padre.

- Não se descobre quem matou Samuel e nem qual o motivo, levando uma inocente a pagar por um crime que não cometeu.

- Não houve o julgamento da Verônica/Vitória. Nem sequer aparece advogado para defendê-la.

- Algumas personagens terminam sozinhas, como o caso da Sofia que continuava apaixonada pelo Gustavo, sem saber que ela já estava compromissado com outra mulher. Também não há casamentos na novela, o que a deixou vaga.

- Muita coisa sem pé nem cabeça, como a doença da Yara que ninguém sabe se ela foi curada ou não.

- O Rodrigo não descobre que o irmão era um traidor e que passou o tempo todo trabalhando para a tia que queria, a todo custo, comprar o hotel da família. Tudo indica ser ela a mentora da morte do pai deles.


Pontos positivos

- O amor de Guta e Lázaro, mesmo ela não podendo ter mais filhos. Eles lutaram para ficar juntos e terminam assim.

- A amizade de Beatriz e Lázaro.

- A ambiciosa da Luiza terminar sozinha e sem grana.

- A prisão do Daniel.

- O filho da Vitória, Jaime e a filha da Verônica serem cuidados e criados por Rodrigo e Diana.

- O padre Francisco ter ficado no Chibengo.



Espero que a novela tenha uma segunda temporada que explique todas essas questões  e furos que ficaram pendentes. J-J


Por: Marilza Luciano, colaboradora especial do JOVEM JORNALISTA

9 comentários :

  1. Muito bem visto. O meu elogio pela denúncia das faltas na novela. Pode ser que venha uma segunda temporada a fim de esclarecer os fatos em falta.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  2. Muitos furos, né Marilza? Detesto quando os filmes e séries (e novelas, no caso) terminam sem grandes explicações. :/

    ResponderExcluir
  3. Lembrei de uma novela antiga que fez muito sucesso aqui no Brasil. A novela se chamava "A usurpadora". O nome me fez lembrar. rs.
    Parabéns pela resenha. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ela é muito a Ursupadora e parece ser ótima, gostei de conhecer ela

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. É muito chato quando a novela tem furos e deixa a gente sem entender alguns pontos. Talvez tenha a segunda temporada.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  6. Eu não assisto a novelas, mas conheço a história dessa.
    De facto, há falhas, que devem ser esclarecidas.
    Lisboa - capital de Portugal. Porto - 2ª cidade mais importante de Portugal. Maputo, capital de Moçambique, ex-colónia portuguesa.
    Ótima resenha.

    Abraços e bom outono.

    ResponderExcluir
  7. Li o t´tulo deste post no blogger e me veio à mente a novela A Usurpadora e outras novelas mexicanas, rsrs.
    Mas o fato é que a vida real e bem concreta é cheia de gente cruel, oportunista ou portadora de alguma psicopatia. Então não dá para zoar novelas como esta (que bem poderia ter sido produzida com mais cuidado, né? rsrs)

    Beijo e bom outono

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design