segunda-feira, 21 de março de 2022

5Q: Ataque dos cães

Pode conter spoilers!








Moral

No fundo de um perfil durão, sedutor, homofóbico e preconceituoso pode existir dores e traumas que ninguém imaginaria e que coloca por terra sua pose e pele indestrutíveis. 

Cena boa

A cena em que Peter retorna à cidade depois de muito tempo, pois já sentia sua falta no longa e ele ressurge em uma cena épica em que veste roupa country e um tênis All Star, quebrando todos os estereótipos e padrões do Velho Oeste da época. Peter chama a atenção de todos por conta da sua irreverência e autenticidade, sem se importar com o que as pessoas pensam ou digam.

Cena ruim

A cena da morte de Phill e as cenas subsequentes. Sei que a ideia do filme foi de provocar, insinuar e apresentar detalhes sutis, mas isso não precisava se expandir na conclusão do filme. Eu não entendi quase nada! Na verdade, nada!

Perfil

Phil Burbank é um fazendeiro durão e sedutor, tão cru quanto às peles que produz. Ele é um fazendeiro rico em Montana, em pleno ano de 1925, ao lado do seu irmão. Extremamente boçal, provocativo e machista, ele chega a se divertir com a dor alheia, mostrando sua força e falta de respeito. Ele trava uma guerra de ameaças contra a nova esposa do irmão e seu filho adolescente, Peter. Mas segredos devastadores vem à tona, colocando a masculinidade de Phil em jogo. O que ele guarda? 

 


Opinião

O filme tem "cheiro de Oscar" e concorre em 12 categorias no Oscar 2022, que ocorre no próximo dia 27 de março. Extremamente complexo e bem feito, o filme requer atenção dos espectadores aos pequenos detalhes, seja uma imagem, um gesto, um objeto, uma paisagem, o que for. Com poucas falas e diálogos e quase nenhuma explicação, é arriscado você perder o fio da meada logo no início. É um filme característico da academia do cinema por ser mais parado, mas com muita história e reflexão. O espectador espera, a todo momento, pela revelação dos segredos e vai tecendo teorias e fazendo suas apostas. Mas só há algo mais contudente mesmo na metade do longa pra frente. Revelar os segredos não significa que você entende tudo, já que fica com mais dúvidas ainda. O final do longa é surpreendente, embora não tenha gostado dele de forma geral. Peter de coadjuvante, passa a ter seu destaque nos minutos finais (É por conta dele a reviravolta no roteiro e surpresa). "Livra a minha espada, livra a minha vida do poder do cão", é uma frase bíblica fortíssima e que faz todo o sentido no final. Ataque dos cães discute masculinidade tóxica nas relações de poder, alcoolismo, homoafetividade, homofobia e homoerotismo. Benedict Cumberbatch (Eterno Doutor Estranho) mostra mais uma camada de atuação que desconhecia, em um papel complexo, contudo, acredito que não ganhe o prêmio de Melhor Ator. Os outros personagens são complexos também, e o meu preferido é o Peter. O longa possui uma bela fotografia, edição e figurino. São ambientes de encher os olhos, que elevam a natureza. Algumas das paisagens foram montadas virtualmente, em um trabalho muito bem feito. 'Ataque dos cães' é um faroeste silencioso com atuações poderosas e um final arrebatador. É o silêncio e a fúria silenciosa que guiam todo o produto. Conheça essa batalha silenciosa e feroz pelo poder. O filme é baseado no livro homônimo, publicado em 1967 por Thomas Savage, sendo selecionado para os grandes festivais de Veneza, Nova York e Toronto. Confesso que esperava mais um pouco da produção, mas ela é assistível, bastando que você preste atenção a todos os detalhes e tenha a mente aberta para diversas questões. J-J









Por: Emerson Garcia

5 comentários :

  1. Decerto que é um filme muitointeressante de ver.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  2. Assisti e gostei bastante deste filme. Benedict Cumberbatch e os demais atores se saíram muito bem. É bom frisar que não há ataques de cães na obra, o nome é uma frase de um dos salmos bíblicos. Digo isso porque já li comentários em que a pessoa dizia que não irá assistir ao filme por não querer ver cães se atacando.

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Ainda não assisti, mas sendo fã do Benedict Cumberbatch desde Sherlock (BBC) sei que vou acabar assistindo. Não é um gênero que chame minha atenção, mas com tantos comentários positivos estou ficando curiosa.

    Até mais;
    Mente Hipercriativa | Universo Invisível

    ResponderExcluir
  4. Pelo jeito é muito parado pro meu gosto, mas a história aprece ser bem interessante.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
  5. Parece ser bom, fiquei curioso. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design