segunda-feira, 28 de março de 2022

Existe o ódio gratuito, mas o amor gratuito também!



Talvez você já tenha passado por situações de ódio e implicações gratuitas com você. Não há uma origem, explicação, motivo, lei do retorno ou uma ação da sua parte, para que odiadores e implicadores ajam assim contigo. Elas simplesmente reagem, sem ter uma ação anterior. A lei que diz que "para toda ação existe uma reação", não funciona aqui.  

Me pergunto o por quê desse ódio gratuito e implicação sem motivo, sendo que você jamais fez algo que desse vazão para isso. Aliás, sempre agiu com cordialidade, educação e  cortesia com as pessoas, e o que recebe - como troco - é uma palavra atravessada, destilação tóxica, antipatia e má educação. Isso prova que nem tudo que você oferece e planta, vem da mesma forma como retorno.



Será que o motivo para isso é por que você respira, existe? Ou seria por conta de que esse indivíduo possui inveja dentro do seu coração?! Ou, ainda mais, sentimentos feios, terríveis, tóxicos - como a amargura, desilusão, frustração, trauma - dentro delas?! Infelizmente não sei responder, até porque minha bisavó já dizia que "Coração é terra que ninguém habita". O que posso inferir e analisar são as atitudes visíveis e externas desses indivíduos. O que eles deixam transparecer e transbordar. E, de certa forma, é possível conhecer um pouco dos corações deles, até porque a Bíblia Sagrada diz que "A boca fala o que o coração está cheio". E o que está em seu interior pode ter motivos, raízes e explicações, como não. Há pessoas que são odiadoras, implicantes e ruins porque querem ser assim. É da sua própria natureza. Ela quer ser ruim e malvada, e ponto final.

Sobre a primeira hipótese que falei no parágrafo anterior, preciso dissertar em um parágrafo. Sim, há pessoas que são odiadoras e implicantes porque já sofreram humilhação, angústia e trauma. Por isso, elas se fecham e se tornam ranzinzas e de mal com a vida. Elas recebem a todos com farpas, palavras atravessadas e falta de educação, mesmo que sejam tratadas com todo o respeito e cortesia. Mas a pessoa possuir traumas e problemas na vida não é motivo para que ela seja tóxica. Há meios para que ela seja completamente restaurada e retorne à ser amigável e de bem com a vida. Resiliência e força de vontade são os ingredientes principais para que um indivíduo, que tinha tudo para ser uma pessoa antipática e tóxica, não seja assim. É por meio dos traumas que somos curados, transformados e entramos em um processo resiliente que nos torna seres humanos melhores e incríveis.



Para todos existem soluções, até mesmo para as pessoas alquebradas, traumatizadas e que destilam toxidade e veneno. Basta querer mudar de vida e atitude, mas tem alguns que não querem isso. Que escolheram continuar na posição de algozes, haters, implicadores e perseguidores. A sua presença as incomoda. O fato de existir e respirar também. O que menos importa é se você chegou a fazer algum mal à elas. Elas querem ser superiores, te perturbam como se não houvesse amanhã e implicam contigo até pelo fato de respirar. Elas procuram motivos onde não existem para implicar contigo. Até nas situações mais mínimas e insignificantes, criam regras próprias para dizer que você falhou ou está errado, isso porque elas simplesmente não gostam de você e querem te ver longe dos seus raios de visões. Até quando você quer ajudar, tornar as coisas mais fáceis e organizar determinadas questões, elas procuram um jeito de mostrar que está errado e você fica sem saber onde errou e qual o problema. Elas implicam, batem numa tecla, batem em outra, tentam de um lado ou de outro para te ver desestabilizado, fora de si, chateado, triste, a ponto de você estourar, xingar e desistir. Ou seja, fazem de tudo para que você saia da sensatez e dê à ela motivos e razões para que ela continue implicando contigo e para que ela tenha razão (Clara e definida) para te odiar, implicar e ser antipática contigo. Por que, na realidade, não há motivo algum para que ela seja odiadora assim. Afinal, ela é uma odiadora gratuita.

Esses odiadores possuem baixa empatia e pouco se importam com as pessoas ao seu redor, mesmo que elas os tratem bem. O que eles querem mesmo é espezinhar, passar por cima, mostrar que são superiores à tudo e todos. Pense em alguém que se veste com fardamento das Forças Armadas, por exemplo, em todo e qualquer lugar para se mostrar superior às pessoas. É mais ou menos isso. Antes de qualquer patente, função ou papel social que tenhamos, somos seres humanos iguais uns aos outros - em essência, importância, força e composição. Nenhum ser humano deveria ser superior ao outro, porque de fato ele não é. E não há motivos para você espezinhar, implicar e maltratar a outra pessoa, porque é como se estivesse agindo com violência consigo próprio.  



E o que esses odiadores e implicadores querem? Que você fique triste, deprimido e chateado. E quer saber?! Por muitas vezes, eles conseguem isso, a ponto de você chorar rios de lágrimas e ficar tristíssimo. Elas querem te ver caído e derrotado, com você no chão mesmo e eles passando por cima. Mas a tristeza e o choro não são eternos e permanentes, eles possuem um término. O choro não é o fim. A própria Bíblia Sagrada diz que após o choro, há o consolo (Mt. 5:4). Os textos sagrados também falam de tribulação, perplexidade, perseguição e abatimento, mas nenhuma dessas investidas que sofremos são o fim. Ou seja, a tribulação não é eterna, mas passageira, e ela também não nos mina completamente. "Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos", são os consolos que o apóstolo Paulo nos dá em 2 Coríntios capítulo 4, versículo 8. Então, tenho uma notícia para os odiadores e implicadores gratuitos de plantão: suas investidas podem até vir contra nós e gerar certo desconforto ou abalo, mas elas não terão poder para nos destruir e nos ver caídos! Não cairemos, pois é Deus quem nos fortalece! Isso... "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra" (Jó 19:25).



Saiba que "ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã" (Sl. 30:5). Essa é a nossa esperança, então porque chorar e ficar deprimido pelo resto de sua vida? Tá chorando por quê, mesmo?! Logo após eu ter publicado o status no meu Whatsapp com emojis de choro (Imagem que abriu esse post), ouvi a música Tá chorando, por quê? da banda Preto no Branco e, para mim, foi uma resposta de Deus, vinda do alto, para o meu sofrimento. Foi aí que, logo a seguir, postei um trecho dessa belíssima canção. 'Tá chorando por quê? Se você tem um Deus Que cuida de você, oh E jamais te esqueceu Ele sabe de tudo Que você 'tá passando E mandou te dizer Que Ele está cuidando", diz o início dela. Entendi que Deus cuida de mim e sabe de tudo que passo em minha vida. Não há o que temer. Deus também me fez lembrar de onde eu vim, o que tive que passar e de todos os livramentos que obtive. Realmente, não era nem para eu estar aqui. Na verdade, não era nem para eu ter nascido (Quem sabe um dia conto detalhes para você que me lê?!). Sofri e tenho sofrido muitas represálias, percebo o ódio que as pessoas ao meu redor tem de/por mim e muitas vezes elas são usadas até mesmo pelo diabo para me entristecer. Mas a palavra de Deus é a que importa e ela é a final. "Esse aí vou levantar E onde colocar a mão eu vou abençoar", é o que Ele diz. Além disso, Ele fala para você levantar desse chão da humilhação porque ainda tem muita gente que ama você, por mais que tenha alguns odiadores e implicadores gratuitos ao seu redor. Ouça essa música e tome posse:


A música fala que tudo vai passar, até mesmo esse choro, implicância e ódio que venha a sofrer. Por isso, é importante que entregue sua vida, os odiadores e implicadores nas mãos de Deus. É Ele quem tem o controle da sua vida e sabe de tudo que sofre e passa. 

O meu consolo é saber que embora existam odiadores e implicadores gratuitos, também há pessoas que demonstram seu amor por você gratuitamente, sem nenhum interesse. Quando postei esse status no Whatsapp, minha amiga respondeu à ele: "Te amo amigo. 🐻💙💙". Ler isso não teve preço. Ainda há amor em meio ao ódio. Por isso, "Não chore quem cuida de você não dorme Levanta, tem muita gente que te ama". Sim, meu caro! Existe muuuuita gente que te ama (A começar pelo Pai das Luzes)! J-J


Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Infelizmente há muita gente mal amada nesse mundo que não tem vida própria e vive de odiar os outros! Da minha parte amizade sempre <3
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  2. tem gente que nasce pra odiar os outros né?
    mas sempre temos mais gente do bem que do mal, isso alivia

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  3. Emerson,
    Concordo com as duas leitoras acima.
    E penso que é mais complicado
    amar, gostar e demonstrar afeto
    por demandar envolvimento.
    Enquanto o ódio gratuito
    só repudia e afasta.
    Bjins de boa semana.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  4. É muito bom saber em nossos corações q Deus tem um cuidado especial por nós, assim nois vamos aprendendo a suportar a fraqueza dos mais fracos ajudando eles a ficar do nosso lado, lado do bem .. 🙌🙌🙌🙏🙏☺️☺️☺️

    ResponderExcluir
  5. É triste pensar que existe tanto ódio gratuito e tantas pessoas más nesses mundo :(
    Mas assim como você disse também existe o amor gratuito por difícil que seja encontrar...
    Acho linda essa frase: "Não chore quem cuida de você não dorme" <3

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  6. É triste o quanto existe de ódio em algumas pessoas, sem motivo... mas vamos pensar pelo lado positivo, acho que estamos evoluindo e cada vez está tendo menos esse ódio no coração espalhando para os demais.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Excelente texto, já recebi ódio gratuito, inclusive pessoalmente quando adolescente, e é muito triste.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
  8. ótimo texto e reflexão, tem os dois lados e sempre me apego ao melhor

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design