terça-feira, 15 de março de 2022

O que fazer no centro da cidade de Porto de Galinhas (E nos arredores) e os melhores restaurantes para se visitar

Estava devendo aos leitores do JOVEM JORNALISTA um post sobre o que fazer no centro da cidade de Porto de Galinhas e os melhores restaurantes para se visitar por lá. Acontece que esse texto era para ter saído em meados de 2021, por volta de abril. Mas se você me conhece um pouco, sabe que não ligo para a ordem cronológica das coisas e que gosto de cumprir com tudo que falo. Inclusive, já fiz outras viagens depois dessa, mas resolvi cumprir minha promessa agora. 

O centro de Porto de Galinhas tem um número de coisas reduzidas a serem realizadas. O entretenimento, diversão e alimentação se resumem à uma praça no centro que funciona durante todas as noites. Porto é uma cidadezinha pequena, talvez por isso essa restrição. 

A seleção que fiz de points não se restringe apenas ao centro de Porto de Galinhas, mas também em outras regiões do entorno. Por isso, você verá que tem passeios em áreas praianas fora de Porto. Resolvi inserir até mesmo a capital de Pernambuco, Recife, nesses locais. Afinal, é mais que obrigatório que se você for para Porto de Galinhas também visite o Recife Antigo e seu Marco Zero!

Preparado para esse post turístico?! Vem comigo! 


1- Pôr do sol no Pontal de Maracaípe

Se a praia de Maracaípe já é belíssima com a possibilidade de avistar cavalos-marinhos, imagina o que o Pontal de Maracaípe reserva durante todos os finais de tarde? Um pôr do sol lindíssimo, que requer de você força e dedicação para assistí-lo, já que o local onde o sol se põe fica à alguns quilômetros da praia principal. 

O Pontal de Maracaípe tem um rio imenso formado de piscinas naturais e da maré da praia principal. O local possui bonitos coqueiros e um longo trecho de areia. É o verdadeiro paraíso para se ir ao final da tarde curtir com a família e seu (sua) parceiro (a).  

Você também pode apreciar o encontro do rio com o mar e uma área de mangue, flora e fauna bem distinta. Até na volta desse passeio minha família e eu passamos pelo mangue, mas não vimos sequer um carangueijo e/ou siri! 

Vale a pena fazer esse passeio! Apesar de simples, ele guarda uma beleza estonteante. Recomendo visitar a região no fim da tarde, que é quando seu visual fica mais incrível com o pôr do sol! 


2- Igrejinha na Praia dos Carneiros

Se a Praia dos Carneiros já é um grande cartão-postal daquela região, imagina a Capela de São Benedito, também conhecida como Igrejinha dos Carneiros?! Esse cartão-postal é uma construção histórica do século XVIII, que guarda muitas histórias, como cenários de diversas novelas e até mesmo de casamentos reais! Pequenina no tamanho, a Igrejinha é bem charmosa. Passei em frente à ela de Catamarã (Espécie de barco), mas não desci para conhecê-la de perto. Mesmo assim, foi possível tirar fotos da construção e até mesmo em frente à ela.

A Igrejinha fica bem de frente ao mar e imagino que os padres que fazem missas e cerimônias não devem resistir a paisagem e banharem no mar (Claro que isso não é nenhum pecado, não é mesmo?!). Além disso, a construção é cercada por belos coqueiros.


3- Banho de argila na Praia dos Carneiros

Se você visitar a Praia dos Carneiros é mais que obrigatório que você pare num ponto do mar para tomar banho de argila. Eu tomei e simplesmente adorei! Dizem que o banho produz benefícios para a pele, posso dizer isso pois na hora as impurezas apareceram na superfície da minha pele. Logo depois do banho de argila você pode se lavar.

No ponto também são vendidos produtos locais como sabonetes naturais e argila para você continuar com seu tratamento em casa. 


4- Casa 770 comedoria

Eu sei que no título eu falo de restaurantes (No plural), mas nesse post só falo de um por motivos de não ter tantas opções boas. Esse restaurante que falo vale muito a pena e equivale a se eu fosse encher esse post de outros. 

Em um ambiente familiar, que lembra uma casa de interior, você não dá nada pelo local até que adentra e passa a experimentar de suas delícias. A Casa oferece frutos do mar, risotos, crepes, saladas, carnes, pizzas e massas - tudo da melhor qualidade e que não te decepciona. O lugar é tão incrível que todos os dias a gente tinha que jantar e comer por lá, após passear pelo centro de Porto de Galinhas.

A Casa 770 oferece pratos dignos do Master Chef. Com certeza, se ela concorresse com algum prato ganharia o paladar dos jurados! É uma comida de casa, familiar, mas muito bem feita. Pedi uma carne com molho de laranja, farofa e arroz que estavam simplesmente divinos! A pizza também não deixa nada a desejar (Uma das melhores brasileiras que já comi!). Destaque para a vegetariana (Que não comi, pois estava mal no dia, mas minha família disse que estava perfeita!) e a de calabresa. Massa fininha e recheio delioso, como nunca vi igual! 


5- Recife Antigo e Marco Zero

Antes de chegar em Porto de Galinhas (Ou depois! Não importa a ordem!) é obrigatório que você conheça um pouco da capital de Pernambuco, sua história, pontos turísticos e cultura. O destaque vai para o Recife Antigo e o Marco Zero da capital, pois foi ali que esse estado teve início. O Marco Zero guarda um relógio e a possibilidade de você tirar fotos com aqueles guardas-chuvas de frevo, bem característicos. Você também pode conhecer um pouco da avenida onde o Carnaval costumava acontecer e aquelas casas em que guardam os bonecos de Olinda. 

No Recife Antigo você também pode visitar a Casa de Cultura,uma antiga penitenciária que virou mercado de artesanato, além do centro histórico de Recife. 


6- Pousada Brisa do Porto

Esse tópico é bem pessoal, mas cola na minha dica que é sucesso. O que fazer no centro da cidade de Porto de Galinhas? Se hospedar na Pousada Brisa do Porto, eu diria! Pense em um ambiente gostoso, com um café da manhã dos deuses e onde a tranquilidade reina? É esse lugar!

Sério! O café da manhã tem uma grande variedade de comidas, frutas, com tapioca e cuscuz de diversos sabores. O que me ganhou é que a tapioca e o cuscuz eram feitos na hora. Tinha tapioca cartola (Queijo, canela e banana), com ovo, com coco e leite condensado, com manteiga, com queijo e presunto e até mesmo com carne seca. Tudo de primeira linha! Só de escrever esse texto já estou com saudades e água na boca desse café!

A área de lazer e de descanso também era fofinha e aconchegante com bangalôs, redes, um amplo jardim com flores e árvores. Ahh! Saudades! 


7- Passeio de catamarã na Praia dos Carneiros

Agora posso colocar nas minhas anotações de viagem: Passeio de catamarã - CHECK! Pense que legal a experiência de viajar nessa espécie de barco e conhecer a cidade por cima das águas?! Esse passeio durou umas 2 horas e foram horas gostosas e bem aproveitadas. Conhecemos o Cabo de Santo Agostinho e até mesmo uma vegetação que tinha o formato de Jacaré. Descemos em um ambiente cheio de piscinas naturais (E também de pedras que quase me assassinaram, mas isso não vem ao caso HAUSHAUSHAUSA), paramos para tomar banho de argila e descemos no centro da Praia dos Carneiros para aproveitá-la e fazer passeios de jangada e bote. 


Adorei esse passeio, porque me senti como o Jack de Titanic e pude ficar de braços estendidos na extremidade do Catamarã. Além disso, ele foi bem divertido por conta dos guias turísticos (Que faziam até mesmo piadas ao microfone) e a animação das músicas. 


8- Passeio de jangada/bote nas praias

Quer se aventurar e se divertir?! Os passeios de jangada e bote oferecidos em diversas praias de Porto de Galinhas e arredores são ideiais para isso! Andei de jangada com meu sobrinho e foi uma experiência única, embora tivemos muita dificuldade de colocar o troço para caminhar sobre a água... Mas deu para explorar bem a praia de Muro Alto, que foi onde fizemos o passeio, a ponto de chegarmos no muro de pedras, descermos da jangada e explorarmos o local (Sim, somos muito Doras Aventureiras!). Já o passeio de bote eu fiz sozinho na Praia dos Carneiros e me saí muito mal, a ponto de cair várias vezes no mar e deixar a água entrar na embarcação HAUSHAUSHAUSA. Isso acontece com marinheiros, aliás, turistas de primeira viagem! Enquanto estava tomando um baile do bote, meu sobrinho estava todo posudo fazendo stand-up (Não, não é o show de comédia, não! KKKKK!). 


9- Centro de Porto de Galinhas

Porto de Galinhas possui sua vila principal que guarda o Centro ou centrinho local e é obrigatório você conhecer! Nesse lugar você encontra restaurantes, bares, lojas e pontos de partida para passeios interessantes na região.

As ruas do centrinho ficam mais interessantes na parte da noite. Há muita movimentação. Eu e minha família sempre íamos todas as noites para curtir e lanchar. Tem opção de refeição para todos os gostos nesse centrinho. Eu cheguei até a comer um waffle diferente no Bubble's Point e tomar um sorvete na chapa. 


10- Feira de Artesanato

O que fazer no centro da cidade de Porto de Galinhas? Que tal visitar a Feirinha de Artesanato do centro para presentear pessoas queridas? A feira oferece muitas opções de pinturas, bijuterias, roupas, lembranças de viagens e artesanato elaborado em diferentes materiais. 



Está aí o post com dicas do que fazer no centro da cidade de Porto de Galinhas (E nos arredores) e os melhores restaurantes para se visitar. O post saiu tarde, mas sua durabilidade é infinita, servindo para qualquer leitor que pesquisar sobre o assunto na internet e no blog. 

Tenho vontade de visitar Porto de Galinhas em um futuro (Próximo ou não), apesar dos problemas de infraestrutura da cidade que posso vir a falar em outro post (Que espero que não demore um século a escrever). Tenho o desejo de visitar novamente, pois existem muitos passeios que não realizei, como o de Maragogi, do aquário de tartarugas, passeios de Buggy e do Hippocampus. Enfim, a ideia é fazer um itinerário totalmente diferente do que fiz.

Espero que tenha gostado desse post turístico! J-J


Por: Emerson Garcia

19 comentários :

  1. Que coisa boa rever esses lindos lugares por aqui! É um lindo lugar de verdade. Adorei! abração, tudo de bom e tuas dicas bem importantes pra quem ainda não lá passou!

    ResponderExcluir
  2. tenho muita vontade de conhecer
    vou só pela arquitetura haha

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  3. Olá Emerson, visitei Recife e Porto de galinhas antes da pandemia. Aliás foi minha última viagem antes desse flagelo, e adorei. Em Recife o centro histórico me conquistou e em Porto de Galinhas foi o artesanato. Dias bem passados que gostei de recordar aqui! Obrigada pela partilha. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Uma bela publicação informativa. Desde Portugal o meu aplauso e elogio pela ideia
    .
    Saudações cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde. Parabéns pelo seu trabalho. Sou doido para conhecer. Comprar uns chaveiros para minha coleção é fazer uma matéria.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post e dicas.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Puxa, que interessante! Deve ser delicioso passear assim por Porto de Galinhas. Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  8. Conheço Recife e também Porto de Galinhas, vale a pena
    demais voltar lá e como vc visitar pontos turísticos e fazer
    passeios que não fiz ou vi.

    Adorei as dicas!

    Beijos!
    Ane🌼

    ResponderExcluir
  9. Viajar é tudo de bom, né? Eu fui a Recife em 2012, tem bastante tempo. Mas me ative a Olinda e uma parte de Recife, não cheguei a visitar o Recife Antigo, o que foi uma pena. =/ Mas Porto de Galinhas é realmente uma cidade incrível.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  10. Oie Emerson. Gosto de postagens assim. Minha irma foi para recife em fevereiro e fez algumas das coisas q citou. O mais legal é que da para voltar outras vezes e fazer coisas diferentes como disse.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Belíssimas imagens! Que beleza de cavalos marinhos!

    Saudações!

    ResponderExcluir
  12. Olá Emerson
    Gosto demais de Porto de Galinhas, lindas fotos, no ano passado visitei alguns lugares que você citou. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite meu querido amigo. Alguns lugares de Pernambuco que eu gostaria de conhecer: Tamandaré "Forte", Recife, Olinda, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Caruaru "Alto do Moura: Museu Mestre Vitalino e claro Porto de Galinhas e região. 😊😊😊😊
    Parabéns pela matéria e obrigado pelas dicas e informações.

    ResponderExcluir
  14. Eu amei esse post, nunca foi um destino que eu tivesse grande vontade de conhecer, mas depois deste post e dessas imagens eu fiquei com muita vontade de visitar.

    Beijosss
    Carol Justo | Justo Eu?!

    ResponderExcluir
  15. Eu gostaria de conhecer Porta de Galinhas porque só vejo elogios sobre essa cidade. Parece bem bonita.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  16. Porto de Galinhas é muito bonito!
    Muito bom pra passar final de semana!

    Emerson, Tenha uma boa noite.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  17. Já estive em Porto de Galinhas. O lugar é um paraíso. Abraço!




    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Dicas preciosas, alguns locais eu conheço e rerendo seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho muita vontade de conhecer Porto de Galinhas. Com certeza eu iria visitar o marco zero, *O* que arquitetura massa!

    Blogger | Instagram | Pinterest

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design