quarta-feira, 30 de março de 2022

Mulher, seja o que quiser: Lainey Molnar ilustra a representatividade feminina



O mês da mulher está finalizando, mas não poderia deixar de escrever sobre uma artista que conheci esses dias chamada de Lainey Molnar. Ilustradora, fashionista consciente e artista feminista, Lainey é húngara, possui 31 anos e usa sua arte para abordar questões sobre os direitos das mulheres. Ela demonstra como elas são percebidas pela sociedade e o que normalmente espera delas. Nas ilustrações ela é bastante crítica e deixa claro que as mulheres podem ser o que quiserem. A sociedade cria estereótipos e expectativas sobre elas, mas nem sempre se aplicam.  

As mulheres não precisam ser casadas para serem felizes, não necessitam ser mães para serem completas, não precisam namorar para serem realizadas, não precisam trabalhar para serem reconhecidas. Elas podem ser solteiras, mães, casadas, trabalharem fora, trabalharem em casa, se vestirem como quiserem e terem o corpo que acreditam ser o mais bacana. Isso não faz dela menos mulheres! 



Lainey D. Molnar é uma mulher bem sucedida, mas à sua maneira. Especialista em marketing de influenciadores, espírito empreendedor, é autora de um guia de sobrevivência urbana para mulheres inteligente e ambiciosas. Começou desenhando em escolas de arte aos 6 anos, mas parou de frequentar a escola aos 10 por conta de uma rebelião. Desenhou novamente de forma não-digital no verão de 2016, se apaixonando pelos marcadores Copic, reinventando a roda com foco em retratos, moda e estilo de rua. 

Molnar está cansada dos estereótipos e expectativas sobre as mulheres. Ela acredita que elas sofrem muita pressão, seja da comunidade, família, mídia ou homens. Lainey disse que é impossível ser perfeita e agradar gregos e troianos. Ela complementa dizendo:

"É incrivelmente difícil navegar em todas as suas expectativas e alcançar os marcos que a sociedade estabeleceu para nós, como manter o tamanho e a forma perfeitos, ser maternal, mas também ambiciosa, forte, sensível, permanecer jovem e fresca enquanto aceita graciosamente o processo de envelhecimento, parecendo ideal, mas não exagerando na cirurgia plástica. Eu poderia continuar e continuar, e estamos todos tão cansadas ​​disso.”


Veja alguns quadrinhos feministas bem interessantes e críticos agora:















Molnar começou a criar essas ilustrações na primavera de 2020, durante a pandemia da COVID-19. A maioria dos desenhos são baseados em experiências pessoais ou em conversas profundas que a autora possui com amigos ou familiares. Após alguns meses depois de desenhar, o trabalho de Molnar começou a se tornar viral. Centenas de mulheres se sentiam da mesma forma que a ilustradora, e Lainey transformou seu hobby em um emprego em tempo integral.

Lainey, com suas ilustrações, quis retratar a diversidade e autenticidade das mulheres. Cada uma delas é um ser único. Ela quis representá-las e mostrar como as mulheres se sentem e os problemas que elas enfrentam. Veja o que ela falou do projeto: 

“Eu acho que nós mulheres (mulheres, na verdade) precisamos nos unir para quebrar as barreiras e levar esses tópicos tão longe que, eventualmente, ninguém questionaria mais as escolhas de vida 'alternativas' que estão fora de nosso controle.”


Molnar, em suas ilustrações, diz que toda mulher tem o direito de escolher como quer viver sua vida. Além disso, ela demonstra o preconceito e críticas que as mulheres enfrentam. Elas são julgadas por não quererem ter filhos e também por sonharem em constituir família. Elas são criticadas por construir uma carreira e também por serem donas de casa. Lainey deixa a dica de ouro: "Ao invés de tentar ser a mulher ideal, devemos fazer o que nos faz sentir felizes e realizadas"

Os quadrinhos falam de empoderamento, autoaceitação, autoestima, maternidade. Acompanhe mais alguns abaixo:















A artista vende suas ilustrações em posteres. Confira aquiPara saber mais sobre o seu trabalho, visite seu Instagram ou seu site.


Lainey Molnar é uma artista e tanto, que manda seu recado por meio de suas ilustrações bem atuais e verdadeiras. Acredito que todas as mulheres podem se sentir representadas com esse trabalho. J-J













Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. A mulher nasceu para equilibrar o mundo.
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. As ilustrações são incríveis.
    Ótimo post e mensagem.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gosto das ilustrações são bem bonitas. Eas imagens transmitem para mulheres a possibilidade de escolha. Grande abraço. www.mulhernovaera.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Emerson
    Gostei da frase: "Ao invés de tentar ser a mulher ideal, devemos fazer o que nos faz sentir felizes e realizadas". Abraços

    ResponderExcluir
  5. Excelente postagem! As ilustrações são o máximo!
    Abraço, continuação de boa semana

    ResponderExcluir
  6. Somos todos humanos e como tal, não há uma formula para se ser feliz. Cada uma será ao seu jeito.
    Abraço
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  7. Oi, Emerson,

    Eu sempre celebro (cá, comigo mesma) o aparecimento de mulheres conscientes e engajadas, com relação às questões que nos dizem respeito. Então foi um prazer tomar conhecimento desta artista, que eu já quero conhecer mais.

    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Empoderamento fwminino :)

    danielasilva90.blogspçotl.com

    ResponderExcluir
  9. Já tinha visto essas ilustrações e adorei! :) Continuação de boa semana.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  10. Lindas imagens. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design