Bem vindos à Pride Week 2022 do JOVEM JORNALISTA! Essa Semana do Orgulho colorida e respeitosa que já tem virado tradição nos últimos anos no blog. O intuito é gerar informação e visibilidade sobre e para a comunidade LGBTQIAP + (Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticos/Agênero, Pan/Poli e mais). Cada ano, a Semana apresenta temas mais interessantes. Não diferente, em 2022 11 pautas serão abordadas, trazendo informação, diversão, opinião e conceitos para o leitor.
No post inaugural, falo de Mais 25 símbolos LGBTQIAP+. Em 2019 trouxe alguns, em 2020 trouxe o significado de várias bandeiras LGBTQIAP+ e em 2021 mais símbolos. Todos os movimentos sociais precisam de símbolos para gerar identificação e reconhecimento. Ao ver cada representação visual já acarreta em um significado.
É interessante que cada gênero e sua identidade LGBTQIAP+ tem o seu próprio símbolo. E também há objetos, ícones e cores LGBTQIAP+ com seus significados. O post de hoje traz tanto símbolos de gênero e identidade de gênero, como outras representações visuais. Acompanhe!
- Símbolo Neutro
Símbolo neutro é representado por um círculo, com um traço em cima. Ele é desprovido de qualquer outro sinal na parte superior. É o símbolo que não é nem feminino, nem masculino.
- Travesti
É um círculo com uma ponta em formato de "T". O travesti é o homem que se veste com roupas femininas ou a mulher que se veste com roupas masculinas, com o mesmo sentido de crossdresser. Geralmente, não faz a transição definitiva para o outro gênero.
- Bigênero
O símbolo contêm caracteres tanto femininos como masculinos. Ele combina símbolos de gêneros femininos como masculinos. Por exemplo, uma pessoa bigênero tem um símbolo distinto de uma pessoa neutro/intergênero.
- Bisexual
Símbolo que agrupa ícones tanto masculinos quanto femininos, que mostra que o indivíduo se relaciona com os dois gêneros.
- Assexual
Representado simplesmente por um círculo ou um anel, o símbolo é utilizado pelos assexuais e arromânticos.
- Gênero queer
Um círculo com um traço com a ponta com um asterisco (*) representa o símbolo do gênero queer, aquele que está questionando sua sexualidade, uma pessoa curiosa.
- Outro gênero
Um círculo com uma seta para o lado com um risco no meio é utilizado para simbolizar a androgenia. Também há outros símbolos que significam a mesma coisa, como veremos adiante.
- Hermafrodita / Andrógino
O sinal de seta com cruz significa hermafrodita/andrógino. A direção da seta não importa para o significado, seja inclinada para cima, para o lado esquerdo ou para o direito.
Um outro símbolo, que também significa a mesma coisa é esse acima, que mistura dois símbolos diferentes que também significa hermafrodita/andrógino.
- Demigênero
É um símbolo "quebrado" para significar que a pessoa se identifica parcialmente, de forma "quebrada", com certo gênero. Perceba que o símbolo sugere o de feminino, mas está quebrado uma parte.
É o símbolo de feminino, mas sem uma parte.
- Agênero
O símbolo significa a completa ausência de gênero. É quase o símbolo neutro, com a diferença que tem um traço no círculo. Algumas pessoas também se identificam como agênero por não entenderem bem seu gênero, ou por simplesmente não ligarem para gênero.
- Intergênero
O símbolo apresenta símbolos femininos e masculinos, de modo que eles ficam no meio termo, no meio do caminho. A pessoa intergênero possui um gênero influenciado ou definido por seu intersexo. Possui o mesmo significado de gênero fluido e gênero não-binário.
- Gênero fluido
O símbolo é dinâmico e parece estar em movimento, girando. As pessoas gênero-fluido são indivíduos cujas identidades de gênero passam por transformações de tempos em tempos.
- Terceiro gênero
É um círculo com um traço com outro círculo na ponta e significa um outro gênero, um terceiro gênero.
- Pangênero
O símbolo pangênero é uma mistura de diversos outros símbolos, como setas, cruzes, círculos com traços e traços com asteriscos. A pessoa pode se identificar com vários gêneros ao mesmo tempo, ao passo que também se relaciona com vários gêneros.
- Butch
Símbolo feminino exacerbado e reatualizado, ligado à mulher lésbica. Butch atribui ou reconhece uma identidade feminina mais masculinizada, enquanto femme, uma mais feminina.
- Panos coloridos
É um código muitíssimo utilizado recentemente, para mostrar qual é a sua preferência sexual e o seu gênero por meio da cor dos panos. Este é colocado no bolso traseiro da calça, significando fetiches, identidades, exibicionismos, entre outros.
- Mão púrpura
Em meio aos protestos da Revolta de Stonewall em 1969, esse símbolo surgiu. O símbolo significa poder e representatividade gay.
- Matachín
Antes da Revolta de Stonewall, existiram outros símbolos relevantes, como o Mattachine da Sociedade Mattachine, em 1950. O Mattachín é uma espécie de acrobata teatral que dizia certas verdades nas cortes antigas, servindo como modelo de reivindicação para o fundador da sociedade Mattachine, Harry Hay.
- Cravo verde
Utilizado para identificar homens, como Oscar Wilde, com os mesmos interesses. Surgiu no Reino Unido victoriano.
- Coroa dobre
Um símbolo da Ordem de Queronea apresentava uma coroa dobre como ícone com a misteriosa palavra AMRRHAO, cujo significado ainda é desconhecido. A Ordem de Queroneia foi uma sociedade secreta para o desenvolvimento de um ethos moral, ético, cultural e espiritual homoafetivo.
- Flores violetas
Flores violetas eram utilizadas na época vitoriana por mulheres lésbicas, que não eram reconhecidas e estavam invisíveis na sociedade. A poetisa Safo se coroava com essas flores, além de gostar de ver suas companheiras coroadas da mesma forma.
- Triângulo negro
Durante o nazismo, todas as mulheres indesejadas deveriam usar um triângulo negro no peito. O símbolo também foi empregado por mulheres lésbicas. A entidade lésbica Las Daughters of Bilitis também o utilizou.
- Laço vermelho
O símbolo não é ligado totalmente à causa LGBTQIAP+, mas também é conhecido na comunidade. A crise do HIV gerou a necessidade de criar um símbolo relevante. O conhecido laço vermelho foi empregado desde 1991, resultando num signo internacional.
- Outros símbolos
Vários foram criados, sendo variações dos que já falei aqui, tais como: F2M trangênero "cuntboy", com suas formas originais e alternativas; símbolos andróginos e seus variantes: andrógino homem e variante de foco em homem; M2F tansgênero "shemale" e suas formas alternativas.
Bandeiras, triângulos, letras gregas. A simbologia do movimento LGBTQIAP+ é riquíssima. De acordo com o desenvolvimento histórico, novos símbolos foram criados. É necessário pensar, cada vez mais, em novos símbolos e emblemas e resgatar alguns antigos. Até o próximo post! J-J
Por: Emerson Garcia
Mais uma publicação didática/informática que muito me agradou ler. Deixo o meu aplauso e elogio.
ResponderExcluir.
Cumprimentos cordiais.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Uma publicação super interessante! Há todo um universo simbólico, que eu desconhecia, ligado ao tema!
ResponderExcluirUm post bem esclarecedor! Um grande abraço! Bom fim de semana!
Ana
Muito legal e informativo!
ResponderExcluirAprendi e conheci coisas que não sabia.
Muito completo teu post, parabéns!
Bom fim de semana!
Beijos nas bochechas!
😊😘🌺
Gostei do post, super informativo.
ResponderExcluirEu não sabia da existência de todos esses símbolos e achei bem interessante.
Bjus!
Interessante os símbolos. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Conhecia pouco do que descreveu aqui.
ResponderExcluirPor isso foi informativo.
Obrigado
Bem interessante os símbolos que trouxe. Eu não conhecia mais da metade deles, apenas o tradicionais mesmo.
ResponderExcluirBlogger | Instagram | Pinterest