sexta-feira, 24 de junho de 2022

Mais 25 símbolos LGBTQIAP+


Bem vindos à Pride Week 2022 do JOVEM JORNALISTA! Essa Semana do Orgulho colorida e respeitosa que já tem virado tradição nos últimos anos no blog. O intuito é gerar informação e visibilidade sobre e para a comunidade LGBTQIAP + (Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticos/Agênero, Pan/Poli e mais). Cada ano, a Semana apresenta temas mais interessantes. Não diferente, em 2022 11 pautas serão abordadas, trazendo informação, diversão, opinião e conceitos para o leitor. 

No post inaugural, falo de Mais 25 símbolos LGBTQIAP+. Em 2019 trouxe alguns, em 2020 trouxe o significado de várias bandeiras LGBTQIAP+ e em 2021 mais símbolos. Todos os movimentos sociais precisam de símbolos para gerar identificação e reconhecimento. Ao ver cada representação visual já acarreta em um significado. 

É interessante que cada gênero e sua identidade LGBTQIAP+ tem o seu próprio símbolo. E também há objetos, ícones e cores LGBTQIAP+ com seus significados. O post de hoje traz tanto símbolos de gênero e identidade de gênero, como outras representações visuais. Acompanhe! 


- Símbolo Neutro
Símbolo neutro é representado por um círculo, com um traço em cima. Ele é desprovido de qualquer outro sinal na parte superior. É o símbolo que não é nem feminino, nem masculino. 


- Travesti
É um círculo com uma ponta em formato de "T". O travesti é o homem que se veste com roupas femininas ou a mulher que se veste com roupas masculinas, com o mesmo sentido de crossdresser. Geralmente, não faz a transição definitiva para o outro gênero.   


- Bigênero



O símbolo contêm caracteres tanto femininos como masculinos. Ele combina símbolos de gêneros femininos como masculinos. Por exemplo, uma pessoa bigênero tem um símbolo distinto de uma pessoa neutro/intergênero. 


- Bisexual



Símbolo que agrupa ícones tanto masculinos quanto femininos, que mostra que o indivíduo se relaciona com os dois gêneros. 





- Assexual



Representado simplesmente por um círculo ou um anel, o símbolo é utilizado pelos assexuais e arromânticos.


- Gênero queer



Um círculo com um traço com a ponta com um asterisco (*) representa o símbolo do gênero queer, aquele que está questionando sua sexualidade, uma pessoa curiosa. 


- Outro gênero
Um círculo com uma seta para o lado com um risco no meio é utilizado para simbolizar a androgenia. Também há outros símbolos que significam a mesma coisa, como veremos adiante. 


- Hermafrodita / Andrógino


O sinal de seta com cruz significa hermafrodita/andrógino. A direção da seta não importa para o significado, seja inclinada para cima, para o lado esquerdo ou para o direito.  



Um outro símbolo, que também significa a mesma coisa é esse acima, que mistura dois símbolos diferentes que também significa hermafrodita/andrógino. 



- Demigênero


É um símbolo "quebrado" para significar que a pessoa se identifica parcialmente, de forma "quebrada", com certo gênero. Perceba que o símbolo sugere o de feminino, mas está quebrado uma parte.


- Demiboy


É o símbolo de masculino, mas quebrado. 


- Demigirl



É o símbolo de feminino, mas sem uma parte.


- Agênero



O símbolo significa a completa ausência de gênero. É quase o símbolo neutro, com a diferença que tem um traço no círculo. Algumas pessoas também se identificam como agênero por não entenderem bem seu gênero, ou por simplesmente não ligarem para gênero. 



- Intergênero


O símbolo apresenta símbolos femininos e masculinos, de modo que eles ficam no meio termo, no meio do caminho. A pessoa intergênero possui um gênero influenciado ou definido por seu intersexo. Possui o mesmo significado de gênero fluido e gênero não-binário. 



- Gênero fluido


O símbolo é dinâmico e parece estar em movimento, girando. As pessoas gênero-fluido são indivíduos cujas identidades de gênero passam por transformações de tempos em tempos. 


- Terceiro gênero



É um círculo com um traço com outro círculo na ponta e significa um outro gênero, um terceiro gênero. 


- Pangênero


O símbolo pangênero é uma mistura de diversos outros símbolos, como setas, cruzes, círculos com traços e traços com asteriscos. A pessoa pode se identificar com vários gêneros ao mesmo tempo, ao passo que também se relaciona com vários gêneros. 


- Butch



Símbolo feminino exacerbado e reatualizado, ligado à mulher lésbica. Butch atribui ou reconhece uma identidade feminina mais masculinizada, enquanto femme, uma mais feminina.  



- Panos coloridos


É um código muitíssimo utilizado recentemente, para mostrar qual é a sua preferência sexual e o seu gênero por meio da cor dos panos. Este é colocado no bolso traseiro da calça, significando fetiches, identidades, exibicionismos, entre outros. 


- Mão púrpura


Em meio aos protestos da Revolta de Stonewall em 1969, esse símbolo surgiu. O símbolo significa poder e representatividade gay. 


- Matachín

Antes da Revolta de Stonewall, existiram outros símbolos relevantes, como o Mattachine da Sociedade Mattachine, em 1950. O Mattachín é uma espécie de acrobata teatral que dizia certas verdades nas cortes antigas, servindo como modelo de reivindicação para o fundador da sociedade Mattachine, Harry Hay. 


- Cravo verde


Utilizado para identificar homens, como Oscar Wilde, com os mesmos interesses. Surgiu no Reino Unido victoriano. 


- Coroa dobre


Um símbolo da Ordem de Queronea apresentava uma coroa dobre como ícone com a misteriosa palavra AMRRHAO, cujo significado ainda é desconhecido. A Ordem de Queroneia foi uma sociedade secreta para o desenvolvimento de um ethos moral, ético, cultural e espiritual homoafetivo. 


- Flores violetas


Flores violetas eram utilizadas na época vitoriana por mulheres lésbicas, que não eram reconhecidas e estavam invisíveis na sociedade. A poetisa Safo se coroava com essas flores, além de gostar de ver suas companheiras coroadas da mesma forma. 


- Triângulo negro


Durante o nazismo, todas as mulheres indesejadas deveriam usar um triângulo negro no peito. O símbolo também foi empregado por mulheres lésbicas. A entidade lésbica Las Daughters of Bilitis também o utilizou. 


- Laço vermelho

O símbolo não é ligado totalmente à causa LGBTQIAP+, mas também é conhecido na comunidade. A crise do HIV gerou a necessidade de criar um símbolo relevante. O conhecido laço vermelho foi empregado desde 1991, resultando num signo internacional. 


- Outros símbolos




Vários foram criados, sendo variações dos que já falei aqui, tais como: F2M trangênero "cuntboy", com suas formas originais e alternativas; símbolos andróginos e seus variantes: andrógino homem e variante de foco em homem; M2F tansgênero "shemale" e suas formas alternativas. 


Bandeiras, triângulos, letras gregas. A simbologia do movimento LGBTQIAP+ é riquíssima. De acordo com o desenvolvimento histórico, novos símbolos foram criados. É necessário pensar, cada vez mais, em novos símbolos e emblemas e resgatar alguns antigos. Até o próximo post! J-J





Por: Emerson Garcia

7 comentários :

  1. Mais uma publicação didática/informática que muito me agradou ler. Deixo o meu aplauso e elogio.
    .
    Cumprimentos cordiais.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Uma publicação super interessante! Há todo um universo simbólico, que eu desconhecia, ligado ao tema!
    Um post bem esclarecedor! Um grande abraço! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Muito legal e informativo!
    Aprendi e conheci coisas que não sabia.
    Muito completo teu post, parabéns!

    Bom fim de semana!
    Beijos nas bochechas!
    😊😘🌺

    ResponderExcluir
  4. Gostei do post, super informativo.
    Eu não sabia da existência de todos esses símbolos e achei bem interessante.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. Interessante os símbolos. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Conhecia pouco do que descreveu aqui.
    Por isso foi informativo.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante os símbolos que trouxe. Eu não conhecia mais da metade deles, apenas o tradicionais mesmo.

    Blogger | Instagram | Pinterest

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design