quinta-feira, 16 de junho de 2022

Significado e origem do 'Corpus Christi' e o que você faria se se deparasse com Jesus Cristo em sua frente?


Nesta quinta-feira, dia 16 de junho, foi comemorado o Corpus Christi, que é uma comemoração da igreja católica que ocorre no domingo seguinte da Santíssima Trindade, que, por sua vez, ocorre no domingo seguinte ao de Pentecostes. É sempre 60 dias após a Páscoa. A festa, que tem o nome em Latim, celebra a transformação do pão e vinho no Corpo e Sangue de Jesus Cristo, ou seja, a Eucaristia - renovação do sacrifício de Cristo na Cruz do Calvário por meio de um sacramento central da Igreja, no qual o padre pronuncia palavras referentes ao pão e vinho que se transubstanciam, no corpo e sangue de Jesus.

A origem da solenidade, que celebra o Corpo de Cristo ou Corpo do Senhor, remonta ao século XIII, quando o papa Urbano IV recebeu o segredo da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, que dizia ter tido visões de Cristo demonstrando o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com maior destaque. A festa surgiu em Portugal, depois extendeu-se pelo mundo, inclusive no Brasil.

A festividade é amplamente comemorada pelos católicos brasileiros. O leitor já deve ter visto, nessa época, aqueles lindos tapetes de rua confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi, não é mesmo?! Os temas desses objetos é a Eucaristia e eles são criados com diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, pedras, farinha, areia, flores e outros acessórios. Essa tradição veio de Portugal, chegando em território brasileiro com os colonizadores. 












Mais do que a ocasião ser conhecida com as famosas procissões pelos tapetes, a data é uma reflexão sobre a obra que Jesus Cristo deixou para a humanidade, para os seus seguidores. O irmão católico Ivo Antonio Strobino soube resumir o significado do Corpus Crhisti em um parágrafo. Acompanhe:

“É pelo dom da fé que acreditamos no Senhor ressuscitado, vencedor da morte e do pecado. E que acolhemos sua contínua presença entre nós, sobretudo quando estamos unidos em seu nome. É pelo dom da fé que celebramos a Eucaristia, cumprindo o mandato do Senhor: ‘Fazei isto em memória de mim’, e que acreditamos  na sua presença real na hóstia consagrada, o Corpus Christi.” 




Essa festividade me fez lembrar de um vídeo que vi recentemente, intitulado Eu em seu lugar, disponibilizado pelo canal Colo de Deus no Youtube. Corpus Christi é a manifestação física que o Verbo habitou entre nós, repartiu Sua carne e o Seu sangue, morreu, fez-se assunto aos céus e, hoje, está vivo e ressurreto, a destra de Deus, o Pai! O que você faria se se deparasse com Jesus Cristo diante de ti? Qual seria a sua reação? Se emocionaria?Choraria? Se assustaria? Pediria seu colo? Assista e se emocione:

 


Arrepiante, não é mesmo?! A encenação, o filtro preto e branco e a emoção verdadeira dos participantes é de encher meus olhos de lágrimas. E a música, então? Nunca a tinha ouvido e já vou baixá-la no meu celular! O vídeo foi publicado no dia 2 de abril de 2021 e já conta com 239.914 visualizações e 19 mil curtidas

Produzido pela Colo de Deus, uma comunidade católica formada por membros de vida e aliança, com a filosofia de anunciar o nome de Jesus Cristo pelas nações, o clipe tem o intuito de evangelizar as pessoas sobre o evangelho de Cristo. Tenho certeza que muitas pessoas foram impactadas por esse trabalho.


Nesse Corpus Christi trago esse vídeo reflexivo e a origem e significado dessa grande festa católica. Espero ter cumprido o meu objetivo! J-J

Por: Emerson Garcia

7 comentários :

  1. Boa tarde meu querido amigo. Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso e explicação. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Uma festividade muito importante para os católicos aqui em Portugal também!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  3. Uma data muito importantes para os catolicos, e uma linda arte a construção dos tapetes.
    Emerson, tenha um bom fim de semana.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Aqui em SP, na igreja, eles fazem tapetes de alimentos para doação. Acho que também é uma boa forma de marcar esse dia!
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Uma data de grande significado para todos os católicos e que foi muitíssimo bem explanada nesta incrível e detalhada publicação! Adorei o tocante vídeo que também não conhecia! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design