sábado, 4 de junho de 2022

Rádio Bagaralho: Programa 'Vibe humor' - vibes-deprês 2



Rádio Bagaralho, a rádio do povo! Aqui quem fala é o locutor Emerson Garcia aquele que é jornalista mas também locutor de rádio! Hoje é dia do Programa Vibe humor com o oferecimento do Onda Hilária Surf Shop. O tema da edição de hoje é Vibes-deprê. Em 2015 escrevi sobre uma playlist de músicas depressivas, ainda quando o Vibe humor era feito fora da Rádio Bagaralho. Hoje volto com a segunda playlist, com mais músicas para mergulhar na fossa.

Quando estamos tristes o que queremos é ouvir músicas que nos deixam mais tristes ainda. Faixas tristes podem causar dor ou prazer em pessoas diferentes, de acordo com uma pesquisa. Ainda há estudiosos que falam que ouvir músicas tristes nos ajudam a superar a dor, tristeza e a depressão. De acordo com eles, canções melancólicas fazem o cérebro produzir mais prolactina, nos deixando bem e com o humor elevado. 

Isso quer dizer que ouvir músicas tristes nos deixa mais saudáveis e faz com que nos sintamos bem (Parecia ser o contrário, não é mesmo?!). A música pode oferecer consolo, bem estar, regular o humor e as emoções negativas. Para se automedicar em momentos tristes e de elevado estresse emocional, que tal ouvir músicas tristes?

A playlist de hoje é somente para os fortes. E para quem quer chorar rios de lágrimas. Escolhi 10 músicas internacionais que pega a gente em momentos depressivos. Se saíremos da fossa ao ouví-las?! Isso depende de nós. Solte o play! 



Inicio com a dor de cotovelo de Lady Gaga em Million Reasons. Na letra ela fala de mil motivos que tem para deixar a pessoa que ama, pois ela pisa muito na bola. Mesmo a pessoa sendo feita de gato e sapato, ainda é besta de crer que seu namorado irá mudar. "You're giving me a million reasons to let you go You're giving me a million reasons to quit the show You're givin' me a million reasons Give me a million reasons Givin' me a million reasons About a million reasons" (Você está me dando um milhão de motivos para te deixar Você está me dando um milhão de motivos para abandonar o show Você está me dando um milhão de motivos Me dá um milhão de motivos Me dando um milhão de motivos Quase um milhão de motivos).

Seguimos com a sofrência pop de Faded de Alan Walker. A letra fala de alguém que está cansado, fadigado e sozinho, pois o seu grande amor desapareceu pelo mundo. Não se engane com o toque da canção! Ela é sofrência pura! "Where are you now? Where are you now? Where are you now? Was it all in my fantasy? Where are you now? Were you only imaginary? Where are you now? Atlantis, under the sea, under the sea Where are you now? Another dream The monster's running wild inside of me" (Onde você está agora? Onde você está agora? Onde você está agora? Foi tudo minha fantasia? Onde você está agora? Você era apenas imaginário? Onde você está agora? Atlântida, no fundo do mar, no fundo do mar Onde você está agora? Outro sonho O monstro está correndo solto dentro de mim).

Seguimos com Love in the dark na versão cantada por Leroy Sanchez. As entradas de teclado e violino já nos arrebata e nos tira todas as lágrimas que podem existir em nosso organismo, imagina a letra e a música propriamente dita? Quem nunca amou no escuro? Amou no perigo? Se doou por completo, enquanto o outro nem ligou para você?! "We're not the only ones I don't regret a thing Every word I've said You know I'll always mean It is the world to me That you are in my life But I want to live And not just survive That's why I can't love you in the dark It feels like we're oceans apart There is so much space between us Maybe we're already defeated Yeah, yeah, yeah, yeah, yeah, yeah Everything changed me I, I, I, I, I don't think you can save me" (Nós não somos os únicos Não me arrependo de nada Cada palavra que eu disse Você sabe que sempre será verdade Significa tudo para mim Ter você em minha vida Mas eu quero viver E não apenas sobreviver Por isso é que eu não posso te amar no escuro Parece que estamos tão distantes Há tanto espaço entre nós Talvez já tenhamos sido vencidos Sim, sim, sim, sim, sim, sim Tudo me mudou Eu, eu, eu, eu, eu acho que você não pode me salvar).

A letra e clipe de 1-800-273-8255 de Logic traz temas sensíveis como suicídio, depressão, automutilação e tristeza. A letra fala de alguém que não quer ficar mais vivo, que quer morrer. "I've been on the low I been takin' my time I feel like I'm out of my mind It feel like my life ain't mine (Who can relate? Woo!) I've been on the low I been takin' my time I feel like I'm out of my mind It feel like my life ain't mine I don't wanna be alive I don't wanna be alive I just wanna die today I just wanna die I don't wanna be alive I don't wanna be alive I just wanna die And let me tell you why" (Eu não ando bem Estou dando um tempo Me sinto como se estivesse fora de minha mente Sinto que minha vida não fosse minha Quem se identifica? Eu não ando bem Estou dando um tempo Me sinto como se estivesse fora de minha mente Sinto que minha vida não fosse minha Eu não quero ficar vivo Eu não quero ficar vivo Eu só quero morrer hoje Eu só quero morrer Eu não quero ficar vivo Eu não quero ficar vivo Eu só quero morrer E deixa eu explicar). A música é triste, mas o intuito é de alertar e combater o suicídio, então acaba que ela ajuda inúmeras pessoas que estão na fossa e na depressão. 

A quinta música da playlist é Heaven de Bryan Adams (Essa é do fundo do baú rsrs). Apesar da música falar de um romance, de um paraíso, da vida feliz entre duas pessoas, ao ouvir essa canção só tenho vontade de ficar na fossa porque não tenho ninguém para estar no paraíso KKKK! "And love is all that I need And I found it there in your heart It isn't too hard to see We're in heaven Oh, once in your life you find someone Who will turn your world around Bring you up when you're feeling down Yeah, nothing could change what you mean to me Oh, there's lots that I could say But just hold me now 'Cause our love will light the way" (E amor é tudo que eu preciso E o encontrei aí no seu coração Não é muito difícil ver Que estamos no paraíso Oh, uma vez na sua vida, você encontra alguém Que irá mudar o seu mundo Animá-lo quando você está se sentindo triste Sim, nada poderia mudar o que você significa para mim Oh, há muitas coisas que eu poderia dizer Mas apenas me abrace agora Porque o nosso amor irá iluminar o caminho). 




O tempo de corneamento e amor continua nessa playlist com I miss you de Haddaway. Com certeza você já sentiu ou sente falta daquela pessoa que te quebrou todinho e machucou seu coração, não é mesmo?! A pessoa pode ter mentido, te enganado, mas se ela te mandar mensagem hoje você volta como um cachorrinho... O pior é se você é o sacana da vez e quer que um antigo amor retorne para sua vida. Aí, ferrou! "I miss you, oh, I miss you I'm gonna need you more and more each day I miss you more than words can say More than words can ever say" (Eu sinto sua falta, oh, eu sinto sua falta Eu vou precisar de você mais e mais a cada dia Eu sinto sua falta, mais do que as palavras podem dizer Mais do que as palavras jamais poderão dizer).

Kesha também fala de um fim de relacionamento, mas fala de superação e do desejo de ver quem machucou seu coração se transformando para melhor. Praying fala de amor próprio, superação e o desejo de seguir em frente. É difícil ver esse amadurecimento por aí, não é?! A música tem entradas de teclados belíssimas e incríveis e cresce a cada instante. É um verdadeiro tapa na cara de quem te machucou e te magoou! "I hope you're somewhere praying, praying I hope your soul is changing, changing I hope you find your peace Falling on your knees, praying" (Espero que você esteja em algum lugar rezando, rezando Eu espero que sua alma esteja mudando, mudando Eu espero que você encontre sua paz Caindo de joelhos, rezando). Sem palavras para os arranjos instrumentais e vocais dessa canção!

Lady Gaga canta The cure agora. É canção deprê bem levezinha, em comparação às outras. Nela, Lady Gaga está disposta a curar aquele amor bandido, mesmo que ela seja o canal dessa libertação. "If I can't find the cure, I'll I'll fix you with my love No matter what you know, I'll I'll fix you with my love And if you say you're okay I'm gonna heal you anyway Promise I'll always be there Promise I'll be the cure (Be the cure)" (Se eu não puder encontrar a cura, vou Vou consertar você com meu amor Não importa o que você sabe, vou Vou consertar você com meu amor E se você disser que está bem Eu vou curá-lo mesmo assim Prometo que sempre estarei lá Prometo que serei a cura (Serei a cura)).



A penúltima música da playlist é Car Radio de Twenty one pilots. A letra fala sobre os vazios existenciais que temos na vida. Até o toque da música nos traz tristeza e momentos deprês. A letra é cheia de verdades. Não há como não refletir o que diz a mensagem da letra! "I have these thoughts so often I ought To replace that slot with what I once bought 'Cause somebody stole my car radio And now I just sit in silence Ooh, ooh, ooh, ooh Ooh, ooh, ooh, ooh And now I just sit in silence And now I just sit in silence And now I just sit And now I just sit in silence And now I just sit in silence And now I just sit in silence And now I just sit" (Eu tenho esses pensamentos tão frequentemente que eu deveria Preencher aquele vazio com o que eu comprei uma vez Porque alguém roubou o rádio do meu carro E agora eu só me sento em silêncio Ooh, ooh, ooh, ooh Ooh, ooh, ooh, ooh E agora eu só me sento em silêncio E agora eu só me sento em silêncio E agora eu só me sento E agora eu só me sento em silêncio E agora eu só me sento em silêncio E agora eu só me sento em silêncio E agora eu só me sento). Apesar do ritmo para cima, não se engane: a música vai te deprimir, de alguma forma!

A sofrência de hoje é finalizada com Story of my life do One Directions. Todo mundo tem marcas e linhas no rosto para lembrar de momentos em suas vidas, de dores, tristezas, amores acabados, lutos, entre outras coisas. São essas histórias que fazem você ser você. "The story of my life, I take her home I drive all night to keep her warm And time is frozen (the story of, the story of) The story of my life, I give her hope I spend her love Until she's broke inside The story of my life (the story of, the story of)" (A história da minha vida, eu a levo para casa Dirijo a noite toda para mantê-la quente E o tempo está congelado (a história da, a história da) A história da minha vida, eu dou esperança pra ela Eu uso o amor dela Até ela ficar quebrada por dentro A história da minha vida (a história da, a história da)).

Assim finalizamos o programa Vibe Humor de hoje! Se querem uma terceira edição de Vibes-deprês diga nos comentários quais faixas querem ver aqui, que farei com o maior prazer. Não deixe de acompanhar a Rádio Bagaralho no Instagram também. J-J



Por: Emerson Garcia

4 comentários :

  1. Mais uma fascinante publicação que muito gostei de ver e ler
    .
    Feliz domingo.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Rádio bagaralho, sempre dentro daquilo que interessa:-)

    ResponderExcluir
  3. Interessante o conteúdo do post. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito me lembrou o passado, gostei bastante.Boa semana.Desejo sucesso.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design