quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Feito Tatuagem: nesse 'Setembro Amarelo' é possível refletir sobre a depressão e suicídio sem dizer uma só palavra



Imagens preto e branco, tatuagens, palavras escritas e expressão. Esses são os elementos da exposição Feito Tatuagem que está sendo realizada no Metrô do centro de São Paulo. O projeto foi criado por Sérgio Santoian e Louise Helène que agruparam vários artistas renomados com o intuito de trazerm uma reflexão sobre a saúde mental durante o Setembro Amarelo

A mostra Feito Tatuagem conta com a fotografia de Sérgio Santoian e a maquiagem e arte plástica de Louise Helène. A dupla resolveu fazer seu trabalho na estação Trianon-Masp, da Linha 2-Verde do Metrô de SP, com o objetivo de impactar os transeuntes que passassem no local. Cada artista, ator ou atriz foi selecionado para escolher uma palavra impactante, ou seja, uma mensagem advinda do interior de cada um. Após a escolha, a palavra era transcrita nos corpos (principalmente nos rostos) dos modelos, como uma tatuagem. 



Palavras como INDIFERENÇA, AMOR, ABRAÇO, TERNURA e DOR foram retratadas nessa série de fotografias com o intuito de gerar reflexão e diálogo sobre a depressão e também sobre outras possíveis causas do suicídio. Os autores do projeto e os artistas mostraram que é possível tocar através da arte nua e crua, tatuando na pele e atingindo milhares de pessoas sobre esse assunto difícil, mas que necessita, sempre, de uma abordagem.  




O interessante é que os artistas não precisaram falar nada para passar a mensagem. Os autores Louise e Santoian explicaram mais da composição do projeto (com grifos):

"Gostamos de dizer que o projeto é o nosso grito mudo, uma maneira de comunicar sem falar. É por meio da experiência plástica e imagética que convidamos as pessoas a refletirem. Todos esses encontros promovidos através do projeto nos melhoram como seres humanos e como artistas. Acreditamos na sua potência transformadora, que nos mantém abertos para um constante diálogo."


É como se a postura corporal, a tatuagem e a expressão visual já dissessem muita coisa. Por exemplo, na imagem acima a mensagem foi bem captada, ou seja: as pessoas com deficiência física são vistas de forma indiferente, assim como os depressivos

O projeto Feito Tatuagem foi idealizado, ganhando corpo em 2019, quando os autores sentiram a necessidade de expressar angústias, perplexidades e perspectivas de vida. O corpo fala. As expressões também. E para provar que o corpo e as expressões falam comentarei algumas das imagens do projeto, bem como as palavras utilizadas. 




INTEIRO. Tudo que um depressivo deseja é juntar seus pedacinhos e tornar-se uma pessoa inteira, plena, como o modelo da foto. 




ABRAÇO. um abraço cura e transforma. Um abraço pode mudar tudo. O artista está com uma feição como se quisesse ser abraçado por alguém. Talvez o que uma pessoa depressiva precisa não é de um discurso motivador ou de um diálogo, mas sim de um abraço. Ele, muitas vezes, basta.




RESISTA. A artista não precisou dizer nada, sua postura corporal e facial disseram por ela. A dor? Resista. A depressão? Resista. Saiba que você é mais forte que tudo isso. 




RESPEITO. A atriz Ana Lúcia Torres está com uma feição séria, como se quisesse algo das pessoas. O que ela quer é respeito. Respeito por sua condição. Cor de pele. Ou por quem ela é. Assim é com os depressivos, pessoas com deficiência ou com transtornos mentais: eles querem ser respeitados como pessoas, em suas essências. Não é preguiça, defeito ou nada do tipo. 




DOR. Já dizia certo alguém (que não me recordo agora) que "cada um sabe A DOR e a delícia de ser o que se é". Ou seja, só conhece a dor quem passou por ela. O artista está com uma fisionomia e uma postura corporal de dor, representando o que depressivos passam todos os momentos. 




. Já dizia a música: "Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar". A atriz parece olhar para a fé, ou seja, um ponto de esperança na vida. Em nossas vidas, precisamos ter fé (e aqui eu não digo que é obrigatório se você não crer em Deus acreditar N'Ele!) para termos êxito e um motivo de viver. Aos depressivos e pessoas com pensamentos suicidas digo: tenha fé, pois esses dias difíceis irão passar. 




ACOLHER. O ator está com um rosto como se quisesse ser acolhido ou abraçado. E no final das contas, o que os depressivos mais anseiam é serem acolhidos. 




AMOR. Já dizia o apóstolo Paulo: "sem amor eu nada seria". Esse sentimento que precisa ser cultivado cada vez mais na sociedade. O amor precisa ser expressado mais por atitudes do que por palavras. O artista está de olhos fechados com uma feição plena como se já tivesse sido inundado por esse sentimento. Se você quer ser amado, ame primeiro. Que as pessoas depressivas possam ser amadas, esse é o meu desejo. 




TERNURA. Sentimento ligado ao AMOR. Aqui a artista está sorrindo, tanto com os lábios como com o olhar. Que ofereçamos um olhar terno e de amor a quem precisa. 




UNIÃO. O ator anseia e reivindica a união entre as pessoas. Só assim venceremos. 




SOBREVIVENTE. Uma salva de palmas às pessoas que passaram por um momento depressivo ou por pensamento suicidas. Elas são sobreviventes. 




SORRIR. "Sorrir ainda é o melhor remédio", já dizia uma frase famosa. Por isso, faça como essa atriz e sorria, mesmo que não tenha motivo. Existem estudos que quando você sorri movimenta os músculos da face além de produzir substâncias no organismo. 




SILÊNCIO. Ele diz muito e o que as pessoas depressivas querem é serem ouvidas, apesar do silêncio. 




CAMINHO. Existe um caminho e uma esperança para quem passa por problemas difíceis. Acredite. 




OUÇA. Uma pessoa na condição de depressão quer ser ouvida, por isso ouça-a. O ator ficou com uma pose séria para alertar isso. 




PACIÊNCIA. Leopoldo Pacheco fez uma feição como se estivesse tímido. Ou seja, como se as pessoas não dessem ouvido e nem agissem com paciência com ele. 




REAJA. Por mais que não existam forças dentro de você. 




SIM. "Existe cura para a depressão?". A resposta é SIM!




REVER REVOLUÇÃO. Que conceitos possam ser revistos para que a revolução aconteça. Saiba que uma pessoa depressiva não tem preguiça, ela apenas passa por um momento complicado. 


Perceberam como é um projeto que fala muito, sem dizer uma só palavra? (Aliás, as palavras estão pelos corpos dos artistas rsrsrs) O ator Rainer Cadete também participou de Feito Tatuagem, com uma imagem colorida, em que ele grita e parece que o ouvimos. Veja a imagem:




O ensaio pode ser visto por qualquer pessoa que circular pela estação e precisar pegar o metrô. 

Finalizo esse texto com uma mensagem positiva, utilizando as imagens e palavras desse post. Não seja INDIFERENTE às pessoas depressivas, com transtornos mentais ou deficientes. RESPEITE-AS, AME-AS e aja com TERNURA. Tudo que elas precisam é de um ABRAÇO e de serem ACOLHIDAS. Há um CAMINHO de UNIÃO. Por isso, OUÇA o SILÊNCIO das pessoas depressivas. Tenha PACIÊNCIA com elas. REVEJA os seus conceitos, para que a REVOLUÇÃO aconteça. 

Às pessoas que estão passando por momentos difíceis, digo: tenha , essa DOR irá passar. Você é um SOBREVIVENTE. SIM, tem cura no seu CAMINHO. Por isso, REAJARESISTA e SORRIA. Chegará o momento em que você será INTEIRO novamente. J-J

#setembroamarelo
#vocênãoquermorrer 


MAIS INFORMAÇÕES

Por: Emerson Garcia

15 comentários :

  1. Tantas vezes se diz tanta coisa sem falar. Tantas vezes

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. Que campanha mais maravilhosa e super forte, adorei

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, super impactante ♥ gostei do "silêncio" e do "Sorrir" ♥

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Emerson. Não sou muito fã de tatuagem. Mais tenho que parabenizar a iniciativa de falar desse tema,as palavras são fortes e verdadeiras. Infelizmente tive dois casos de suicídio na família. Primos de primeiro grau.

    ResponderExcluir
  5. Assim é a arte, tão rica! E fala por si. O projeto é magnífico. Gostei muito de sua postagem.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Desculpe, mas não gosto tatuagens.

    Saudações outonais!

    ResponderExcluir
  7. Que fotos lindas, eu amei e achei bem impactante.
    Acho que podemos fazer ações tão pequenas, mas que podem tanto melhorar o dia do próximo.
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Para os amantes de tatuagem, este post é um prato cheio. Quanto ao assunto suicídio precisa ser mostrado frequentemente. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Lindo, lindo e lindo post e campanha maravilhosa. Ambos merecem aplausos de pé, PARABÉNS!
    Bjsss e um belo dia é o que desejo p/vcs

    ResponderExcluir
  10. nao sou muito fan de tatuages mas cada um o seu gosto quanto ao resto deixa a pensar bjs

    ResponderExcluir
  11. Não sabia deste projeto e achei muito legal. Nunca tive problemas com o mês de setembro, mas tem sempre uma primeira vez, não é mesmo? Sim, eu caí em depressão e já estou procurando ajuda. Nem tinha me dado conta que eu não estava bem, até que comentei com uma amiga que estava exausta, pois não conseguia dormir mais de 3 hor5as por noite, e foi aí que veio a bomba: é depressão.
    Estou saindo desta, vou sair desta, mas pela primeira vez vi o quanto são importantes estas campanhas e engajamento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, Emerson.
    Quando bati o olho na primeira imagem pensei que tinham tatuado de verdade o rosto inteiro hehe. Achei o projeto muito bacana e bem significativo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Uma campanha notável, que adorei ficar a conhecer por aqui! E tais problemas ganharam mesmo mais expressão este ano, com tanta gente passando por situações difíceis!...
    Por cá, um actor de novelas, bem conhecido se suicidou há uns meses atrás... ficando o país incrédulo, perante acto tão inesperado...
    Mais um post de excelência, Emerson! Abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design