quarta-feira, 9 de setembro de 2020

7 propagandas de Dia dos Pais de 2020


Já é tradição. No segundo domingo de agosto é comemorado o Dia dos Pais. Essa data marcante que celebra os pais, biológicos ou não, pessoas que inspiram e significam amor, cuidado e afeto. 

Em 2020 a data foi comemorada de uma forma diferente por conta da pandemia do coronavírus, contudo ela não passou em branco. Para esse post, separei 7 propagandas veiculadas esse ano para homenagear os pais. Cada empresa abordou de uma forma o Dia dos Pais, sendo que muitas delas abordaram, mesmo que minimamente, o momento atual que todos estamos vivendo. 

As propagandas escolhidas são: O Boticário, Vivo, Natura, iPlace, Bradesco, Grupo RBS e Gillette. Falarei da história de cada propaganda, bem como de métricas, bastidores, como foi realizada cada abordagem e a trilha sonora escolhida. Bom post!     


Dia dos pais - O Boticário

Lançada no dia 20 de julho, a propaganda já possui 3.674.367 visualizações, 1,8 mil curtidas e 2,3 mil descurtidas (Sim, o vídeo teve uma grande desaprovação). A O Boticário resolveu homenagear os pais que se reinventaram nos últimos meses com a quarentena, mas parece que não agradou a maioria das pessoas. Assista:




A propaganda retratou os pais como uma espécie de monstro imaginário que realiza todos os desejos de sua filha. O monstro tem um rosto amigável e um jeito de ser amável, cores chamativas, coloridas e vibrantes e que saiu diretamente do desenho da filha. O vídeo é finalizado com a frase: "Já que nada vai ser igual, que seja melhor"O vídeo conta com a trilha sonora tocante da música I will stay with you da banda Giants & Pilgrims

O Boticário foi bastante criticado pelas pessoas que não acharam certo que os pais fossem representados como monstros, ridicularizados e satirizados (Ou seja retratados como abobalhados). Isso abriria espaço para que avós também fossem retratados como monstros e até mesmo mães como bruxas. Deve-se tomar um cuidado com a semiótica e representação. Agora entendo o porquê de tantas descurtidas.  


Na estrada - Vivo

Divulgada no dia 21 de julho, a produção conta com 23.965 visualizações, 997 curtidas e 16 descurtidas. Para comemorar a data a operadora criou a campanha e o planos família para o Dia dos Pais. Acompanhe:





O vídeo conta uma série de aventuras ao ar livre entre um pai e sua filha. Eles brincam, se divertem e andam de moto em um clima gostoso. O pai está acompanhado de um smartphone com conexão Vivo. No final do vídeo, a menina vai com o pai sentir o mar com as mãos e descobrimos que ela é cega. Ela pergunta: "Esse é o mar, pai?". E o pai responde: "É". A tela, então, é preenchida com o slogan "Família é com quem você faz planos. Feliz Dia dos Pais!".

Percebe-se que a propaganda teve um objetivo duplo de homenagear os pais, além de ter caráter social e inclusivo. 

A trilha sonora é de uma versão da clássica La Vie en Rose, de Edith Piaf, que fala da vida cor de rosa e de palavras e atitudes de amor. 


#MeuPaiPresente - Natura

Foi ao ar no dia 19 de julho, já possui 59.264.719 visualizações, 56 mil curtidas e 23 mil descurtidas. A empresa de cosméticos apresentou pais e filhos reais em suas próprias casas, aproveitando a presença um do outro (Daí o nome do vídeo #MeuPaiPresente). Assim, pais conheceram seus filhos mais a fundo e vice-versa, criando momentos divertidos, emocionantes e inspiradores em situações cotidianas. O vídeo mostrou que a presença é o maior presente. Veja:





Os vídeos foram criados de forma caseira, com os pais cantando uma nova versão de Velha Infância, dos Tribalistas. Filhos e pais foram mostrados em situações em que a presença e o acolhimento falaram mais forte. O vídeo foi criado pela DPZ&T e produzido pela Café Royal. A diretora de marketing da Natura Brasil, Fernanda Rol, contou mais do conceito da campanha (com grifos):

“Natura Homem, marca da Natura que encabeça a campanha, faz um convite para ampliar as representações do homem contemporâneo a viver sua masculinidade de forma mais aberta e leve, livre de estereótipos. Essa masculinidade, quando encontra a paternidade, transforma relações. Pais mais presentes, abertos a se envolver e se emocionar com o dia a dia dos filhos. Essa é uma linda jornada que queremos, cada vez mais, inspirar”.


A comunicação da campanha ganhou desdobramentos no ambiente digital, onde influenciadores compartilharam suas experiências durante o período em casa com os filhos, incentivando seus seguidores a fazerem o mesmo através da hashtag #MeuPaiPresente
   

Dia dos Pais - iPlace 

Com o intuito de comemorar seus 10 anos de existência, a iPlace lançou uma campanha de Dia dos Pais que mostra o relacionamento de um pai e filho, suas memórias e os momentos que ambos passam juntos. Como forma de presentear seu progenitor, o filho compra um iPad Pro para seu pai registrar memórias e fazer desenhos. Falando em memórias, ambos saem para um passeio na floresta e o filho remonta uma antiga foto do pai com seu iPhone. O vídeo já tem 37.160.564 visualizações, 257 curtidas e 6 descurtidas. Ele foi lançado no dia  14 de julho. Assista e se emocione (Um dos melhores vídeos apresentados até agora no post):




A fotografia, o roteiro e a trilha sonora foram bem trabalhados na propaganda. Não foi preciso nenhum diálogo para que a mensagem fosse transmitida. A música é Jornada de Tesis Feat. Gabriel Mielnik e traz uma boa sonoridade e técnica vocal. 

O vídeo foi finalizado com a frase "Grandes reencontros estão por vir". Acredito que a empresa fez referência ao período de confinamento e que quando ele passar passeios e encontros acontecerão. 


#SejaExemplo - Bradesco

Disponibilizado no dia 04 de agosto, o vídeo conta com 138.005.351 visualizações, 73 mil curtidas e 21 mil descurtidas. Em uma linha parecida com a da Natura, o banco celebrou a data com esse vídeo que transmite presença, afeto e exemplo. Para o Bradesco, o melhor que um pai pode proporcionar ao filho é o exemplo. Essa riqueza o seu filho nunca perde, não diminui e só se multiplica. Veja:




O vídeo narra a história de um pai e uma filha que passam as mais diferentes experiências um na companhia do outro. O interessante é que o distanciamento social foi obedecido na propaganda, bem como o uso de máscara protetora. No vídeo, a garota brinca com um carrinho (Alô, ideologia de gênero) e presenteia um garoto de rua com ele, a partir do exemplo que aprendeu com seu pai. A propaganda é concluída com a seguinte frase: "O Bradesco acredita que não é sobre o que um pai pode dar. Mas sobre o exemplo que ele pode ser. Feliz Dia dos Pais".  

A trilha sonora conta com uma música instrumental tocada em um piano. 


Dia dos Pais 2020 - Grupo RBS

O vídeo estreou no dia 05 de agosto, contando com 16.256 visualizações, 251 curtidas e 2 descurtidas. Criada pelo grupo RBS com a produção da DZ Estúdio, o vídeo mostra um relacionamento entre pai e filha, que é dotado pelo exemplo e pelo vínculo maior, o amor. O vídeo é cheio de boas memórias e faz uma menção "aos dias difíceis" que vivemos atualmente. Acompanhe:




A propaganda mostra que, mais do que nunca, o amor prevalece em qualquer hora ou lugar, de longe ou de perto. Por meio de uma mensagem a filha se declara para o pai e recorda de momentos que viveu com ele e diz que é capaz de retribuí-lo da mesma forma apesar da distância física. 

Um vídeo que nos traz um quentinho no coração, seja por conta da história, fotografia, sotaque sulista dos protagonistas ou da trilha sonora (Mais uma vez optaram por uma trilha instrumental original). 



Você está pronto. Feliz Dia dos Pais - Gillette

Encerro essa sequência, com a propaganda da Gillette. Publicada no dia 05 de agosto, conta com 3.730 visualizações, 139 curtidas e 20 descurtidas. O vídeo discorre da reponsabilidade de ser pai e que não existe um manual de instruções. Assista:





Estrelada por Babu Santana, a propaganda traz cenas entre pais e filhos. Ela gerou críticas e polêmicas por trazer, supostamente, um pai (Babu Santana) com a masculinadade frágil e desconstruída e um pai brincando de fada madrinha com seu filho. 

A trilha sonora é instumental e traz o toque de um violão.


Essas foram as propagandas de Dia dos Pais desse ano que achei interessante. Mesmo em uma época difícil, o que importa é propagar a mensagem, seja de reinvenção dos pais; da companhia entre pais e filhos; de ser exemplo; ou até mesmo da desconstrução paterna.

E você, o que achou das propagandas? Qual foi a sua preferida e por que? Diga nos comentários! J-J 


Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Boa tarde todas maravilhosas e interessantes. Fico com a última da Gillette.

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  2. Preferi a da Gillette, embora as outras tenham me agradado também. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

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  3. Mas que videos mais criativos para o Dia dos Pais, aqui esse dia é em Março!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

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  4. Muita gente diz que esse tipo de evento...Dia dos Pais, Dia das mães... etc. foram criados com o propósito de impulsionar o comércio. Pode até ser, mas eu gosto que haja dias voltados para celebrar pessoas importantes em nossas vidas. E agora - vendo estas propagandas - me dei conta que esses dias também inspiram boas campanhas publictárias, rsrs.

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    Respostas
    1. Eu gosto da ideia de ter um dia voltado para essas pessoas tão importantes.

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  5. No Brasil há pessoas muito capazes. E o campo da publicidade é terreno fértil.
    Obrigada pela visita.

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  6. Olá, interessantes as várias abordagens por parte das marcas. Publicidades bonitas e sensíveis. Não tenho especial ligação ao dia do pai ou da mãe, muito por culpa do comércio que acaba por banalizar as datas, reduzindo-as a meros dias em que "é quase obrigatório" presentear pai ou mãe, como se isso tivesse a menor importância. Importante é a lembrança e viver o momento. Bom final de semana.


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