segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Vibe humor: músicas sobre valorização da vida - Setembro amarelo







Após cerca de quatro meses o quadro Vibe humor está de volta. Para esse retorno trago como tema músicas sobre Setembro Amarelo, mês conhecido como mês da valorização da vida e da prevenção ao suicídio. 

No mundo atual os índices de suicídio cresceram, bem como de doenças psíquicas e mentais. Daí a necessidade de falar sobre o tema. Estar pronto para oferecer ajuda ou estar apto para ouvir alguém depressivo ou à beira de cometer um ato contra a própria vida, é de suma importância para prevenir situações difíceis. 

E como se pode ajudar? Com um sorriso, palavra amiga, uma conversa, um abraço. Essas atitudes emanam amor e compreensão. Talvez elas mudem a perspectiva das pessoas, tornem seu dia melhor, fazendo com que elas repensem suas atitudes e dissipem qualquer sentimento ou pensamento negativo. É necessário, portanto, acolhé-las para que elas se sintam seguras; ouví-las sem julgamento ou sem apontar o dedo; não minimizar a sua dor o ou dizer que é frescura ou preguiça; buscar mais informações sobre o assunto; oferecer ajuda profissional quando preciso; e ajudar a espalhar mais palavras de amor e esperança.

O Movimento Setembro Amarelo tem esse intuito, portanto. Espero que algum dia as doenças mentais não sejam tratadas com preconceito, que as pessoas sejam valorizadas e amadas. Um dia, o amor ainda prevalecerá.

No post de hoje separei 12 músicas motivacionais, otimistas e que valorizam a vida. Sabemos que a música tem o poder de clarear os momentos escuros da vida, transformando sentimentos e produzindo outros como alegria, amor e paz. A lista de hoje foi selecionada dessa forma. Além disso, as canções foram escolhidas por conta de suas mensagens. Vamos à playlist? Viva a vida! 






Inicio a playlist de hoje com AmarELO, essa música cheia de força e com uma mensagem forte. O clipe no Youtube já inicia com um desabafo, de alguém que está cansado em viver. A letra tem teor de desabafo, mas mostra a resiliência e a volta por cima que qualquer pessoa pode dar. 

Destaco três trechos. Vamos ao primeiro, que diz: "Mano, rancor é igual tumor envenena raiz Onde a platéia só deseja ser feliz (ser feliz) Com uma presença aérea Onde a última tendência é depressão com aparência de férias". O que as pessoas mais desejam é serem felizes, mas o rancor e a depressão não permitem muitas vezes. Que possamos ir atrás da felicidade, pois ela chegará até nós.

O segundo diz o seguinte: "Tenho sangrado demais, tenho chorado pra cachorro Ano passado eu morri mas esse ano eu não morro". Na vida passamos por momentos difíceis, o que nos faz sangrar, doer e nos deixa com feridas expostas. Além disso, somos dominados pelas emoções e a vontade que temos é de chorar por um bom tempo. Na última frase do trecho a pessoa decide ser forte e tirar forças de onde não tem.

O último, cantado pela Pabllo Vittar, fala: "Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes Elas são coadjuvantes, não, melhor, figurantes, que nem devia tá aqui Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes Tanta dor rouba nossa voz, sabe o que resta de nóiz?". Nesses versos a pessoa decidiu não dar tanto destaque às suas cicatrizes. Embora elas sejam marcantes e visíveis, ela optou por demonstrar força, como se elas jamais tivessem existido. 

1-800-273-8255 de Logic com participação de Alessia Cara e Khalid. A letra mostra a fragilidade de uma pessoa que não quer mais viver, que se sente solitária e sem o amor de ninguém. Durante o seu desabafo, a pessoa quer apenas ser ouvida e compreendida pelos seus semelhantes. Destaco alguns versos da letra.

O primeiro trecho selecionado diz o seguinte: "I've been on the low I been taking my time I feel like I'm out of my mind It feel like my life ain't mine Who can relate?" (Tenho estado triste Tenho estado na minha Me sinto como se estivesse fora de minha mente Sinto que minha vida não é minha Quem se identifica?). Acredito que a maioria das pessoas já tiveram esse sentimento depressivo e negativo. Não é tristeza, mas tristeza profunda.

O segundo fala: "All this other shit I'm talkin' 'bout they think they know it I've been praying for somebody to save me, no one's heroic" (Toda essa merda de que estou falando, eles acham que entendem Eu tenho orado por alguém para me salvar, ninguém é o herói). O trecho fala de uma falsa compreensão das pessoas sobre os sentimentos de quem está depressivo. No fundo, só entende a dor e a tristeza de um depressivo quem passou por ela.

Ria de Kell Smith tem um ritmo gostoso e delicinha de ouvir. A letra fala de autoestima, automotivação e de amor próprio. Trechos como "Então pensa que você é o seu melhor lugar", "Não se cobre por não ter defeitos" e "Ria um pouco de si mesmo" são mantras para ter uma vida saudável. A letra me trouxe certo conforto e a certeza que a vida é boa para ser vivida, apesar dos percalços. Essa, com certeza, é a melhor música da playlist de hoje até então.

Destaco mais um trecho que diz: "Ria um pouco de si mesmo Nem o maior dos desesperos é eterno Normal a gente sentir medo, Mas serve pra ensinar apego pelo que é sincero". Meu desejo é que você que lê esse texto saiba que o sofrimento não é eterno, mas passageiro. 

Everybody Hurts de R.E.M. tem um ritmo calmo e melancólico. A letra fala que todo mundo chora e sofre na vida, mas que há esperança no fim do túnel - o amor, compreensão e incentivo dos amigos para não desistir da vida. 

Destaco alguns versos que dizem: "Sometimes everything is wrong, Now it's time to sing along When your day is night alone (hold on, hold on) If you feel like letting go (hold on) when you think you've had too much of this life Well hang on" (Às vezes tudo está errado Nesse momento é hora de cantar junto Quando seu dia é noite, sozinho, (Agüente, agüente) Se você tiver vontade de desistir (Agüente...) Se você achar que teve demais desta vida Bem, persista). O trecho é autoexplicativo né? Leve essas dicas para sua vida!

Não temos tempo do Nossa toca traz uma vibe alegre e pra cima, a começar por seu clipe feliz e com uma paleta de cores em amarelo (Aliás, é um clipe incrível que merece um dia estar no Entre Frames). A letra emana gratidão e amor pela vida e os bons momentos da existência. 

O refrão diz o seguinte: "Não temos tempo pra depois A vida passa E o que ficou não volta mais, Tudo é de graça Pra você se arrepender Do que ficou pra trás". Esse trecho fala que a vida passa e que devemos aproveitá-la da melhor forma. Por isso, a valorize e seja feliz por estar vivo (Essa é a graça).  

Seguimos a playlist com a baladíssima Happy, de Pharrel Williams. Com ritmo animado e envolvente, a letra fala sobre alegria e a valorização da felicidade. Estas não são encontradas, muitas das vezes, em coisas materiais, mas sim, em pequenos e significativos momentos da vida. Por isso, seja feliz hoje. Tenha alegria. Sua vida tem valor.

Destaco um trecho da música que diz: "Because I’m happy Clap along, if you feel like a room without a roof Because I’m happy Clap along, if you feel like happiness is the truth Because I’m happy Clap along, if you know what happiness is to you Because I’m happy Clap along, if you feel like that’s what you wanna do" (Porque estou feliz Bata palmas, se se sentir como uma sala sem teto Porque estou feliz Bata palmas, se sentir que a felicidade é a verdade Porque estou feliz Bata palmas, se você sabe o que é felicidade para você Porque estou feliz Bata palmas, se sentir que isso é o que você quer fazer).




O sol ainda brilha tem um toque de violão único e uma boa performance vocal. A letra fala de alguém que se isolou do mundo e da vida por conta das intempéries. Contudo, lá fora ainda existe fé e esperança e um sol a brilhar. A letra dessa música é simples, mas muito forte.

Fique com um trecho: "Abra sua janela para ver Abra a porta para receber Para ver a luz dissipar a noite Dentro de você". Eu sei que a pessoa depressiva não tem força para nada e não vê beleza na vida, mas que tal se esforçar um pouquinho e abrir, ao menos, a janela do seu quarto? Deixe o sol inundar o seu ser!

A próxima faixa é da icônica banda de rock, Queen. Don't try suicide apresenta uma mensagem explícita sobre suicídio e um conselho para se valorizar a vida. O refrão diz o seguinte: "Don't try suicide Nobody's worth it Don't try suicide Nobody cares Don't try suicide You're just gonna hate it Don't try suicide Nobody gives a damn" (Não tente suicídio Ninguém vale a pena Não tente suicídio Ninguém se importa Não tente suicídio Você simplesmente irá odiar Não tente suicídio Ninguém dá a mínima).

A próxima faixa é um samba. Achou que o ritmo musical não estaria presente nessa lista? É claro que estaria, pois é um ritmo totalmente motivacional! A música escolhida é Tá escrito de Xande de Pilares. Com versos motivacionais, a letra incentiva a vencer as lutas e dificuldades. Fique com o refrão:  "Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé Manda essa tristeza embora Basta acreditar que um novo dia vai raiar Sua hora vai chegar". Que levemos a mensagem dessa canção para nossas vidas.

A canção seguinte é um hit de Katy Perry chamada de Firework. Com ritmo animado e melodia dançante, a letra é totalmente motivadora e valoriza a vida humana, ao dizer que todos temos luzes dentro de nós e brilhamos. Katy nos ensina que todos somos especiais. Fique com um trecho: "Baby, you're a firework Come on, let your colors burst Make 'em go: Ah, ah, ah! You're gonna leave them all in awe, awe, awe" (Querido, você é um fogo de artifício Vamos, deixe suas cores explodirem Faça eles dizerem: Ah, ah, ah! Você vai deixá-los surpresos, surpresos, surpresos).

Peça felicidade tem um ritmo aconchegante, bem reggae. Seu clipe tem cores amareladas e naturais. A letra fala sobre aproveitarmos a vida e o que ela tem de bom a oferecer. Também explicita sobre oferecermos o bem aos outros, pois receberemos positividade em troca. Fique com um trecho: "Aproveite todas as sensações Sinta a chuva te molhar E quando o sol chegar Deixa esquentar Tenha dentro do seu coração Pureza e verdade O que você transmitir Volta com intensidade". Mais um trecho autoexplicativo por aqui.

Finalizo essa playlist motivadora com o gênio Renato Russo e a música Mais uma vez. A letra fala de esperança e de acreditar em dias melhores e, principalmente, em si mesmo. Cara, você não imagina a força que tem!

Destaco dois trechos. O primeiro diz: "Mas é claro que o sol Vai voltar amanhã Mais uma vez, eu sei Escuridão já vi pior De endoidecer gente sã Espera que o sol já vem". Creia, confie e espere. A escuridão (momentos ruins) não duram para sempre.

O segundo fala: "Tem gente que está do mesmo lado que você Mas deveria estar do lado de lá Tem gente que machuca os outros Tem gente que não sabe amar Tem gente enganando a gente Veja nossa vida como está". Saiba que na vida você será machucado por pessoas que não sabem amar e que querem ver o seu mal. Talvez isso te decepcione, faça você acreditar que não é importante e, até mesmo, não queira mais viver. Mas saiba que você é importante, sim, e que sua vida vale a pena. No final das contas, você é autosuficiente. 


Essa foi a playlist de hoje. Espero que tenha atingido meu objetivo de mostrar que sua vida (A SUA QUE ESTÁ LENDO ESSE POST) vale muito a pena. Saiba que esses dias maus não são eternos. Se precisar conversar, saiba que pode contar comigo. Não deixe de buscar ajuda também. Até o próximo Vibe humor! J-J

#vocênãoquermorrer
#suavidaéimportante




Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Penso, com o devido respeito, as publicações, as quais, fascinantes, MUITO EXTENSAS e, acredite meu amigo, as pessoas NÂO leem.
    Cada um é que sabe mas olhe que sei do que falo

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Super interessante esse post, adoro Amrelo do EMicida, a música é incrível

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Aí eu amei esse post demais, demais mesmo.
    De extrema importância, parabéns pela sensibilidade, cada dia maravilhosa.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  4. Amei a playlist.
    Essa música do Logic é incrível e após o lançamento linha de prevenção a suicídio foi bem procurada na época
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que playlist incrível, esse blog tem assuntos que realmente são importantes, parabéns!

    www.estiilocarol.com

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente vivemos tempos propícios a estas tragédias.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo post. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Gostamos imenso das suas escolhas
    Beijinhos, https://damselme.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design