quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Quinta de série - nostalgia: The Chronicles of Narnia

Pode conter spoilers!





Estamos de volta com o Quinta de série no blog JOVEM JORNALISTA. Para esse retorno, falarei da série The Chronicles of Narnia (As Crônicas de Nárnia, em português). Ela foi exibida originalmente entre 1988 e 1990 pela BBC One. Com três temporadas, ela contou com 18 episódios de 25 minutos cada. A produção nostálgica é baseada em quatro dos sete livros do autor C.W. Lewis. A série foi produzida por Paul Stone. 

The Chronicles of Narnia foi a primeira produção televisiva dessa série incrível de C.W. Lewis. A primeira temporada adaptou O Leão, a Feiticeira e o guarda-roupa (1988); a segunda Príncipe Caspian e A viagem do Peregrino da Alvorada (1989); e a terceira A cadeira de prata (1990). A primeira temporada foi dirigida por Marilyn Fox, enquanto as demais por Alex Kirby. 

A série literária de C.W. Lewis ganhou o coração dos fãs. A partir de 2005, ela passara a ser adaptada para as salas de cinema. Assim, foram adaptados O Leão, a Feiticeira e o guarda-roupa, Príncipe Caspian e A viagem do Peregrino da Alvorada pela Fox. A continuação foi adiada por diversas vezes, mas nunca saiu do papel. Não sei o que possa ter havido para os filmes subsequentes não serem gravados e exibidos. Talvez um impasse entre a Disney e a The C.S. Lewis Company.

Em 2018, uma notícia alegrou os fãs: a Netflix iria fazer um reboot das Crônicas de Nárnia! Contudo, não tenho notícias atualizadas sobre isso. O reboot veio logo após o serviço de streaming anunciar um acordo de longa duração com a The C.S. Lewis Company, tendo exclusividade sobre os próximos lançamentos da saga. As séries ou filmes futuros serão produzidos sob esse acordo e assinados pela Netflix, com a produção executiva de Mark Gordon da Entertainment One (eOne), Douglas Gresham e Vincent Sieber. 


Um mundo mágico criado




Sou apaixonado pelo universo criado por C.S. Lewis. Tenho o livro em volume único e assisti à série. O que mais gosto são as analogias que o autor realiza com a Bíblia. Aslan, o leão, é uma analogia à Jesus Cristo; a feiticeira, ao diabo; e Nárnia ao mundo espiritual. Em A viagem do Peregrino da Alvorada os personagens vão até o inferno (submundo). Os filhos de Adão e Eva mencionados e intitulados é uma referência aos filhos de Deus. O reino de Nárnia, por sua vez, é referência há um lugar de paz e descanso, mas que, por vezes, é sitiado pelo mal. As Crônicas de Nárnia fala de reinados, príncipes, rainhas e reis que foram destituídos e outros que perderam seus tronos. Os filhos de Adão e de Eva em cada produção ou temporada tinham a missão de salvar o reino de Nárnia e/ou príncipes e reis. 


A série

A série televisiva adaptou os livros a partir da segunda obra. De forma geral, foi uma adaptação fiel, tanto às cenas como aos diálogos. As temporadas mais bem desenvolvidas, em minha opinião, são a primeira e a terceira. A segunda, por ser uma adaptação de dois livros, as histórias ficaram corridas. 

Os efeitos visuais foram limitados, mas a história é interessante e emocionante. Digo limitados por conta da época em que a série foi criada. A aparência de Ripchip é medonha e me causou gargalhadas, assim como quando Eustáquio estava transformado em dragão. A computação gráfica de Aslan me surpreendeu. Me senti afagado por sua voz e sua aparência física. As lutas e batalhas poderiam ser melhor executadas (Tiveram momentos bem trashs). Talvez as mais nonsenses foram as que misturavam cenas reais com desenhos e computações gráficas.  

Agora, falarei de cada uma das histórias da série.  


O Leão, a Feiticeira e o guarda-roupa 




Conta a história de quatro crianças - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie - que por meio de um antigo e misterioso guarda-roupa vão até o mundo de Nárnia. O país enfrenta um terrível e prolongado inverno, ocasionado pela falsa rainha do país, a Feiticeira Branca, que durava cem anos. Com a ajuda do grande e poderoso leão Aslan, as crianças precisam derrotar a feiticeira para que a paz volte a reinar em Nárnia. 


Príncipe Caspian



Narra o retorno dos irmãos Pevensie à Nárnia. Chegando lá, eles encontram um mundo totalmente diferente: os telmarinos invadiram Nárnia, desmataram os bosques e assassinaram as criaturas narnianas. Os Pevensie conhecem Caspian X, um bondoso príncipe telmarino. Então, eles precisam derrotar o falso rei de Nárnia, Miraz, com a ajuda de Aslan. 


A viagem do Peregrino da Alvorada

Edmundo e Lúcia Pevensie retornam à Nárnia, juntamente com o ranzinza primo Eustáquio Mísero. Juntos de Caspian X e do rato Ripchip eles viajam a bordo do navio Peregrino da Alvorada, com o intuito de encontrar os sete fidalgos banidos por Miraz. Eles enfrentam inúmeros perigos e aventuras em diversas ilhas. 



A cadeira de prata




Apenas Eustáquio Mísero e sua amiga de escola, Jill Pole, vão à Nánia. Lá, eles devem encontrar o príncipe Rillian, filho desaparecido do rei Caspian X (já idoso e beirando a morte). Com os conselhos de Aslan, Eustáquio e Jill devem percorrer o país em busca do rei. 


Onde assistir?

Se você se interessou pela série, saiba que ela está disponível de forma completa - as três temporadas - no Youtube. Veja:













A abertura traz o mapa de Nárnia em tons amarelo queimado e um instumental tocante.


Prêmios


A série ou minissérie (como foi conhecida) foi indicada à 14 prêmios, incluindo uma indicação para um Emmy na categoria de Programa Infantil de Destaque. A produção ganhou o BAFTA de Melhor Vídeo de Iluminação em 1988. 



Considerações finais


As Crônicas de Nárnia é uma produção de aventura e fantasia que amo assistir. Vale a pena ver essa versão. Fique agora com o trailer que traz cenas cruciais dos episódios.  J-J 






Por: Emerson Garcia

15 comentários :

  1. Que legal sua resenha... Essa série é muito boa realmente... Gostei bastante,
    Já sigo seu blog,se puder retribuir seria muito grata
    Abraços,amigo
    Cátila Santos

    ResponderExcluir
  2. Amei o post. eu não sabia dessa série e já vou salvar pra assistir depois.
    Sempre só vejo os filmes mesmo.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é interessante, apesar de estar aquém quanto aos recursos técnicos e visuais com os filmes.

      Excluir
  3. As Crônicas de Nárnia são maravilhosas!
    Li o livro também em edição única há alguns anos e sou extremamente fã.
    Não sabia da existência da série e só tinha visto os filmes baseados mesmo que me decepcionaram um pouco, achei muito raso em comparação como livro!

    Mas fiquei feliz em saber que podem vir novas adaptações por aí!
    Beijos.

    https://www.blogcoisaetal.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou muito ansioso para as adaptações da Netflix, embora estejam demorando bastante tempo.

      Excluir
  4. A série nunca vi, só vi mesmo o filme! :) Bom fim de semana.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Assisti o filme e gostei. A série eu não assisti, mas parece-me excelente. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Esta obra é realmente interessante. Nela o autor conseguiu combinar temas como literatura medieval, filosofia, teologia (com um enfoque especial no cristianismo) e fantasia. Quem é cristão apreende um sentido mais profundo nesta obra. Porém, até não cristãos têm sido cativados por ela.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o C.S. Lewis realizou um trabalho incrível com As crônicas de Nárnia.

      Excluir
  7. acredita que eu nunca assisti?
    parece bem legal

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  8. Olá, querido amigo!

    Fico impressionada com seus posts. Todos tão completos e muito bem explicados.
    Interessante série.

    Abraços e bfds.

    ResponderExcluir
  9. Não sabia da série, só dos filmes. Mas não é um estilo que me atraia.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a série! Mas a pelo menos, dois dos seus filmes, eu assisti!...
    Como sempre, um post bem completo e super detalhado, sobre o tema! Gostei imenso!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Ana. Confesso que poderia detalhar mais coisas para vocês, mas preferi deixar no suspense.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design