quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Entre Frames #31: Deve ser horrível dormir sem mim - Manu Gavassi feat. Gloria Groove






O Entre Frames está de volta! Esse quadro que amo fazer. Para esse retorno resolvi atender o pedido da leitora Chris Ferreira, do Inventando com a mamãe. Em um dos últimos posts publicados ela me perguntou o seguinte:

"Será que vai ter análise do clipe da Manu Gavassi?'


Sim! Vai ter! O Entre Frames de hoje é do clipe Deve ser horrível dormir sem mim da Manu Gavassi feat. Gloria Groove! O clipe foi o primeiro da Manu após ela sair do reality show BBB, executado durante a pandemia em apenas 10 dias e com 10 minutos de duração. Lançado no dia 21 de agosto de 2020, o clipe já possui 11.120.566 visualizações, 1 milhão de curtidas e 48 mil descurtidas. A produção, além das cantoras, contou com a participação do ex namorado de Manu, Chay Suede, e a atual esposa do ator, Laura Neiva. O clipe ganhou as primeiras paradas do sucesso do país e foi positivo para a carreira de ambas as cantoras. Em 24 horas o vídeo teve 7 milhões de views e ficou em segundo lugar de música mais tocada no Brasil no Spotify, só perdendo para Oh Juliana

Deve ser horrível dormir sem mim foi escrito e dirigido por Manu Gavassi, com direção de fotografia de Yuri+Ana; direção criativa de Fernando Araújo; produção executiva de Felipe Simas; direção de produção de Isadora Silveira; controller de Isadora Silveira; coordenação de produção de Braulio Drumond; staff de produção de Kadu Barbosa; Cristiano Menezes e Allison Gonçalves; e assistentes de produção de Gabriele Oliveira e Heloísa Lima. 

O clipe possui 10 minutos, mas divididos em três partes. A primeira parte é a introdução e bastidores e vai de 0:00 à 5:57; a segunda é o clipe propriamente dito e vai de 5:58 à 8:43; e a terceira é o making off, indo de 8:44 à 10:21. Ele é uma mistura de clipe com curta metragem, trazendo diálogos e atuações das envolvidas, cenários visuais bem construídos e uma fotografia interessante. Assista-o:





Que clipe, não é mesmo? Vamos às minhas observações agora.


Introdução do clipe


Diria que essa parte é a introdução do clipe. Nela, conhecemos as estrelas, as participações especiais, as construções dos cenários e os figurinos utilizados. Manu Gavassi aparece com o cabelo loiro. Ela interpreta a diretora do videoclipe, Malu Gabatti, uma mulher extremamente arrogante e prepotente. A personagem, embora fictícia, foi inspirada nos haters da cantora. A diretora contrata Gloria Groove, Chay Suede e Laura Neiva para participar do clipe. Manu Gavassi, contudo, está no camarim em uma crise de existência após participar de um reality show (Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência). Em determinado momento, descobrem que ela foi embora e Malu Gabatti tem que atuar em seu lugar. É Gloria Groove quem diz que a diretora se parece muito com a atriz, tendo só a cor do cabelo como ponto diferente. 



A introdução faz várias referências ao TikTok, BBB e a série Fleabag (Gloria chega a conceituar o clipe como uma versão tupiniquim da série). Por ser um clipe gravado durante a pandemia, ele segue à vários protocolos de proteção contra a covid-19, como o uso de máscara, álcool em gel, novos cumprimentos e medição de temperatura. O vídeo, desse modo, é atual e informativo e mostra um pouco como está funcionando o novo normal que vivemos. 




Malu Gabatti, nessa introdução, dá cinco dicas (passos) para fazer um videoclipe pop perfeito. São elas: featuringnudezboy gato com cara de quem vai acabar com a sua vidacarro; e dança que viralize no TikTok. Cada uma dessas dicas estará presente na segunda parte do vídeo. 

A partir de agora, descorro sobre cada um dos passos. 


Featuring




É a primeira dica para a fórmula do vídeo pop perfeito dar certo. No início, a Gloria até brinca e diz que featuring é quando tem duas artistas e que não teria esse passo, já que a Manu estava enclausurada. 


Nudez



Um passo essencial para um vídeo de sucesso. Aqui a Manu faz uma crítica à objetificação corporal e a necessidade de nudez em tudo. Manu faz essa crítica não com a nudez feminina, bastante comum. Na segunda parte, o Chay Suede aparece sem camisa. Um fato interessante é que a Manu o comunicou da cena antes e ele aceitou de bom grado. 


Boy gato com cara de quem vai acabar com a sua vida



Outro ponto importante. O intérprete do boy gato é o Chay Suede. 


Carro



O automóvel deve ser utilizado em um videoclipe mais por seu aspecto visual e design, mesmo que ninguém o pilote no clipe. 


Dança que viralize no TikTok



No início a Malu Gabatti ficou na dúvida de incorporar esse item à lista, mas ela acabou aceitando no final. 


Trilha sonora e diálogos

A trilha sonora teve uma pegada clássica e os diálogos foram muito bem construídos. Um roteiro e história amarradinhos. 


O início do clipe


Ele inicia realmente por volta dos seis minutos, aos 5:58, durando cerca de três minutos. O nome do clipe aparece estilizado, a música começa a ser tocada e aparecem mãos bailarinas enluvadas dançando (6:01). As mãos usam luvas em tons lilás, amarelo e laranja e contrastam com o fundo esverdeado em tom de ouro. 





Depois dos créditos iniciais, Malu Gabatti aparece deitada na cama vestindo um robe de cetim cheio de corações, lendo o romance distópico 1984 de Orwell (6:04 - 6:11) que fala de um povo sob o regime político totalitário, o Socialismo Inglês. Manu logo larga a leitura para pensar em como o boy sofre sem dormir com ela. A câmera filma de cima para baixo, trazendo beleza à cena. 



No frame seguinte (6:12) Malu aparece deitada na cama, alinhada mais à direita. Os elementos - livro, ursinho e almofadas foram dispostos de forma harmônica na cena. A câmera gira sutilmente sobre os ambientes, demonstrando certo requinte às cenas (6:04 - 6:17).





Novo cenário



Saimos do quarto de Malu e vemos ela sentada em uma mesa com várias comidas e quitutes (6:17). A parede verde em tom pastel predomina na cena. Há cinco velas coloridas e muitos elementos na mesa em tons coloridos.  

Analisando esse frame percebemos o alinhamento da Malu com a taça e as velas. Se traçarmos uma linha imaginária da vela amarela até a verde, passando pela Malu com a taça, percebemos uma trajetória retilínia e harmônica. Além disso, o centralismo de Malu é algo visível. 


TikTok 




O aplicativo modinha de danças e vídeos virais está presente de forma clara no clipe. Tudo leva a crer que a cantora Manu ganhou algum dinheiro por patrocinar a marca. Entre 6:22 e 6:26 há uma mão com o celular no aplicativo TikTok no primeiro plano e Malu e dançarinas no segundo plano - de forma desfocada. 

A coreografia do clipe é curta, mas tem toda a capacidade de tornar-se viral e viralizar no aplicativo (6:27). Enquanto as dançarinas usam roupas em tons pasteis para combinar com a parede em tom pastel verde e o tapete rosa, Malu usa um figurino extravagante. Ela estava totalmente destoante das demais e erra até mesmo a coreografia, sendo corrigida por uma dançarina (6:35 - 6:37).  





Nesse frame, em cada palavra dita, as dançarinas e a perdida Malu fazem uma coreografia ritmada e compassada. 





Contrastes






Deve ser horrível dormir sem mim traz tantos cores pasteis, como outras fortes. Há vários frames contrastantes como o entre 6:38 e 6:42 quando Malu veste roupas, óculos e batom na cor bronze, enquanto a cortina é em tom de verde musgo. Mais à frente (7:31) Gloria Groove veste uma roupa e batom na cor rosa pink que contrasta com a cortina verde musgo. 






Coletiva de imprensa e "Laço no cabelo e meu senso crítico"





Malu e Groria prestam entrevista em uma coletiva de imprensa como se (E elas realmente são!) fossem famosas (6:43 - 6:44). O ambiente vintage com microfones e abajures antigos é o que chamou minha atenção nos frames. Tanto Malu como Gloria surgem centralizadas na tela. 





Interpreto a coletiva de imprensa da seguinte forma: frente aos fins de relacionamento e revezes da vida, Malu e Gloria mantiveram a postura de diva e até mesmo depuseram sobre suas superações sobre as lamúrias e lamentos publicamente. Com discursos empoderados e feministas elas mostraram "de cabeça erguida" que deve ser horrível dormir sem elas.

Os elementos empoderados continuam quando é entoado o seguinte trecho "Laço no cabelo e meu senso crítico" (6:46 - 6:47). Quando esse trecho é cantado, Malu mostra um laço em sua cabeça e as mãos bailarinas gesticulam em frente à um microfone vermelho. O laço no cabelo, em minha opinião, demonstra um jeito forte e decidido de ser. Já as mãos bailarinas gesticulando em frente ao microfone também demonstram uma personalidade forte e decidida.   





Esse posicionamento incisivo e forte das garotas também pode ser verificado na parte "Claro posicionamento político" (7:45) em que o livro POLÍTICO de Orwell ganha foco mais uma vez e uma mão enluvada o segura, enquanto as outras apontam para ele. 






Conscientização






Como comentado anteriormente, o clipe é conscientizador e informativo nos mínimos detalhes. Em vários momentos é oferecido álcool em gel às estrelas e exatamente aos 7 minutos aparecem mãos passando o produto higienizador.


O surgimento de Gloria Groove





A cantora Gloria Groove surge de relance no clipe aos 7:01, em poucos frames. Ela adentra à um quarto onde se passa grande parte do vídeo. Percebemos que o quarto foi montado e há até mesmo uma câmera no tripê. 


Descentralismo e centralismo






O clipe mescla cenas em que os elementos ora aparecem descentralizados ora centralizados. Como exemplo de descentralismo cito os frames de Gloria sentada na cama (7:12); e de centralismo quando Gloria e Malu estão sentadas à mesa (7:15). Sobre esse último exemplo, preciso ressaltar a composição e disposição harmônica de todos os elementos. 




Detalhes

Como não poderia deixar de ser, há muitos detalhes no clipe. Destaquei alguns deles:

- cores combinando: Malu Gabatti surge com seu traje de dormir verde que combina com a cortina de mesma cor (7:02); 



- o grito característico de Gloria: quem já acompanha a drag queen há algum tempo deve reconhecer e lembrar do grito, sua marca registrada. Em Deve ser horrível dormir sem mim quando ela surge ela o entoa (7:07). Sobre esses frames observo que a cor predominante é o azul, seguido de rosa e um tom de amarelo; 

- páginas viradas: quando é cantado "Já virei a página da minha história", Gloria vira a página do livro que estava lendo - 1984 (7:09). "Virar a página" aqui tem um sentido figurado. O de seguir em frente (No relacionamento) e deixar as decepções de lado. Leve isso para sua vida pessoal


- língua sensual: a drag queen passa a língua nos lábios de forma sensual (7:32); e



- papeis jogados: aos 7:41 Malu joga papeis no quarto, como se quisesse deixar as memórias ruins para trás, enquanto Gloria tenta "ler uma frase" do livro de Orwell. 



Carro vintage




Um dos elementos do videoclipe pop perfeito surge: um carro clássico compõe o cenário com flores artificiais amarelas e vermelhas, enquanto Malu está com outra roupa (7:48 - 7:50). O carro basicamente não tem nenhuma função. Ele está no clipe apenas pelo aspecto visual e estético. Entre 8:04 e 8:06 Malu aparece centralizada e harmonizada no veículo. 





O ex de Manu surge. A atual dele também



Manu Gavassi teve a audácia de chamar seu ex namorado, Chay Suede, e a atual esposa dele, Laura Neiva, para participar do clipe. De forma subliminar, Manu diz para Chay que "deve ser horrível dormir sem ela". Mas claro, é apenas uma provocação, pois parece que eles estão acertados agora, inclusive a Laura Neiva parece ser amiga da Manu. Assim, Chay Suede surge aos 7:51. Ele contracena com Malu (Manu), enquanto a atual esposa dele chega e Malu pede para que ela tire sua blusa, pois seria um pouco estranho ela mesma tirar. 

Essa parte mostra o elemento de sucesso de um clipe - a nudez. É até mesmo uma crítica à exposição gratuita de corpos nus que observamos na atualidade. Manu faz isso de forma sutil, mas veemente.  


Coelho aleatório





Aos 8:19 um coelhinho aleatório (Nem tão aleatório assim) aparece no clipe (8:19). Ele faz umas dancinhas  estilo TikTok e é uma clara referência à primeira prova do BBB20, em que os participantes tiveram que vestir-se de coelho. 


O fim do clipe 



O clipe (vulgo segunda parte) é finalizado com Malu saindo de cena e a produção sendo cortada pela direção. Após esse frame, os créditos do clipe surgem. Assim, aparece a seguinte advertência e observação:

"Malu Gabatti é uma personagem ficcional e qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência."


Depois os créditos e elenco. Foi bem interessante como as pessoas que fizeram parte do clipe foram descritas. Acompanhe os prints abaixo:




Making off

Após os créditos é mostrado algumas cenas adicionais de bastidores e de making off (Ao contrário do que a Malu disse no início, teve sim making off!). Observamos que o elenco e os realizadores estavam bem à vontade e descontraídos. Os dialogos foram incríveis e deu pra perceber que o clipe foi realizado com todo amor, carinho e dedicação. 


Letra

Como já comentado anteriormente a letra é cheia de empoderamento feminino e superação. Lotada de rimas e referências. Destaquei alguns trechos:

"Larguei até o livro que eu estava começando a ler
Só pra te ver
Sofrer por mim
Se eu fosse mais nova
Eu cederia sim
Sim, mas não"

Um trecho que mostra a superação da garota e que ela está disposta que o boy sofra na unha. A letra demonstra o amadurecimento da Manu e que se fosse em outro momento ela estaria perdida e abalada emocionalmente. 


"Meu estilo é clássico
Amor pra poucos
Meu humor é ácido"

Em poucas palavras Manu descreveu suas características. Não conheço a Manu pessoalmente, mas pude acompanhar um pouco da sua postura no BBB


"Mistura de Rita com Amélie
Quando acha que entendeu
Eu nem tô mais aqui
Claro posicionamento político
Laço no cabelo
E bom senso crítico"

Um trecho cheio de referências e detalhes! Manu tem tanto características de Rita Lee (jeito espontâneo e único) como da Amélie de O fabuloso destino Amélie Poulain (romantismo e jeito sonhador). Além dessas características, podemos ver outras como a posição política incisiva, jeito decisivo e senso crítico (Já discutidos anteriormente). 


"Já virei a página da minha história
Hoje pra você não passo de memória
Chorei bastante mas eu sei que tudo passa
Relaxa que eu não vou revelar a sua farsa"

Um trecho que mostra a superação da cantora. 



"Deve ser horrível dormir sem mim, sem mim
Deve ser horrível dormir sem mim
Deve ser horrível dormir sem mim, sem mim
Deve ser horrível
Dormir sem mim"

Esse é o refrão da música repetido à exaustão.



Música

A música traz um ritmo envolvente e batidas frenéticas. Ela é cheia de barulhinhos e tem bons aspectos técnicos e sonoros. Os arranjos vocais e sonoros também merecem destaque. Manu e Gloria tem uma capacidade vocal impressionante. 


Escolha da faixa

Deve ser horrível dormir sem mim não era a primeira escolha do retorno musical de Manu Gavassi, mas Gloria gostou tanto da música que se ofereceu para fazer um featuring com a cantora e a ex BBB aceitou. O sucesso é visível. A música atingiu a liderança em listas e uma ampla aceitação no Youtube

Esse foi o Entre Frames de hoje. Espero que tenha gostado desse retorno. J-J













Por: Emerson Garcia

14 comentários :

  1. Você abordou tudo que podia ser dito, creio eu. Minha ligação com a música tende para outro lado rss.

    ResponderExcluir
  2. Amazing post..

    https://www.alyssabustilloofficial.com/2020/09/finding-happiness-in-silver-jewelry.html

    ResponderExcluir
  3. Oi
    eu adorei esse clip, mesmo sendo tão longo já assisti várias vezes e estou viciada na música.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostei muito. Ele é longo, mas é muito bom de assistir.

      Excluir
  4. Eu achei de uma inteligência o clipe, mas não amei a música.
    Não consegui me apegar como com outras dela.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o clipe/música, mas gostei da sua análise!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  6. Olá, Emerson.
    Essas análises que você faz dos clipes são incríveis. Eu sou meio por fora do assunto e nem conhecia ela antes do BBB hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Emerson parabéns pela matéria e explicar tudo com ricos detalhes. Bom final de semana. Abraço carioca.

    ResponderExcluir
  8. Que análise completa hein! Parabéns. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Emerson,
    Se tem um artista que eu admiro pela inteligência e perspicácia, é Manu Gavassi.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que não conheço o trabalho dela a fundo, mas nesse clipe ela simplesmente arrasou.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design