segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Novo Google Chrome para Android: agora é possível organizar abas e guias da melhor forma!



No mês de julho desse ano o Google Chrome apresentou uma novidade para o Android que tem a ver com as abas de páginas da internet. A dinâmica das abas mudou um pouco, pois agora é possível agrupá-las em grupos temáticos, além de visualizarmos uma miniatura retangular de cada página. As páginas, por sua vez, são dispostas uma do lado e abaixo das outras, sendo possível navegar por meio de uma barra de rolagem.

A principal vantagem dessa nova versão do Google Chrome para Android é porque ela ajuda a manter organizado os sites e páginas abertas do navegador. Eu tenho o costume de deixar muitas abas abertas porque elas são utéis ao meu trabalho (Tem dias que abro mais de 100 páginas pelo navegador e não aparece nem mais a contagem de páginas em um quadradinho, apenas uma carinha). Com esse recurso, posso criar grupos de guias, deixando o meu navegador mais organizado. O Google facilitou a minha vida, otimizando meu uso da ferramenta e tornando meu dia a dia mais simples e dinâmico.

A disposição fica da seguinte forma:



Quando você clica no "mais" no canto superior esquerdo, é aberta uma nova guia. Ou seja, uma nova página que fica disposta na página de guias. Ao clicar em um link da página (Tenho o costume de ir abrindo links do Metrópoles, pois faço uma filtragem das notícias; e também abro diversos links dos blogs de vocês quando vou comentar), aparece uma janelinha com várias opções, sendo que a primeira é "Abrir em nova guia no grupo". O que isso significa? Que a página que acabou de abrir ficará incorporada junto da página em que você clicou o link





É possível também reagrupar as abas, como falado no início. Para adicionar uma aba dentro de outra, basta levá-la até a aba desejada. Ao arrastá-la, o conjunto de abas fica selecionado na cor azul, acompanhe: 





Quando você clica em um conjunto de guias, é aberta uma janelinha com todas as guias que foram incorporadas e você pode clicar naquela que você quer ver ou trabalhar, como detalhado no print abaixo:




Você pode remover uma guia do conjunto de guias, bastando que você leve a aba desejada para baixo. Então, aparece a opção "remover do grupo". Ao clicar nela, o botão fica azul e a guia é desencorporada. 




Ao selecionar a página desejada, no rodapé dela aparece miniaturas redondas (Uma espécie de storie do Instagram) das páginas que você reuniu, sendo possível navegar por elas com maior facilidade. Quando você clica na miniatura, ela fica com a borda na cor azul. Também aparece um sinal de "X", em que é possível excluir a página do conjunto. Perceba no print a seguir:




Achei a iniciativa do Google fabulosa. Se antes eu tinha mais de 100 páginas abertas, agora elas foram reduzidas para a metade e/ou menos da metade (50 ou 40 páginas abertas). Posso organizar as guias por temas iguais (Como links que falam do mesmo assunto) ou dividir um grupo com sites de redes sociais e um somente com links do site Metrópoles. Algo que ainda não é possível fazer é nomear o conjunto de guias. Por enquanto elas ficam somente com algo bem genérico, como "3 guias" ou "4 guias" - o nome varia de acordo com a quantidade de guias que são reunidas.


Esse recurso está disponível no Google Chrome para pc, mas com o nome de Google Flags - em que é possível organizar as abas abertas por meio de bandeiras, personalizando tanto as cores como o nome do conjunto das abas. Em breve posso trazer um outro post explicando melhor. 

E você, já conhecia a novidade? O que achou dela? Diga nos comentários! J-J



Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Achei excelente, agora é só ficar à espera!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei da novidade do Google Chrome. Abraço!


    lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Um post repleto de óptimas dicas! Tenho de ver melhor as funcionalidades para o PC...
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ver se faço um post sobre as funcionalidades do Chrome para pc.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design